Mas como tendências nascem? Na grande maioria dos casos nascem em pequenas tribos sociais, que são descobertas pelas grandes empresas em um processo chamado de Cool Hunting (caça às tendências).
Por exemplo, no início dessa década, muitas mulheres que faziam alisamento de cabelo começaram a assumir seus cabelos crespos ou cacheados como uma forma de aceitação e amor ao próprio corpo.
E isso não passou despercebido pela indústria de cosméticos, que logo começou a desenvolver linhas especiais de produto para os cabelos e investiu em influenciadoras, como blogueiras e atrizes de cabelos cacheados ou crespos.
Quando grandes empresas começam a investir em uma tendência de nicho, como no exemplo que foi dado, ela acaba se tornando uma grande tendência, ganhando muitos adeptos.
E no Branding funciona da mesma forma. Os Designers observam aquilo que é tendência entre o público-alvo de seu cliente para que essas pessoas possam se identificar com a marca. Isso vale tanto para criação da identidade visual, como para campanhas publicitárias.
Nós da VR SYS Agência Digital recolhemos 7 tendências de Design que serão muito fortes em 2019, e por isso é muito importante ficar de olho.
Degradês Cromáticos
Com certeza um dos casos mais famosos de utilização do degradê foi o redesign da marca do Instagram em 2015. Apesar de a logo ter sofrido críticas pesadas justamente por causa do degradê, o Instagram em 2018 atingiu a histórica marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês, o que revela que as pessoas se identificam com a marca.
Um efeito de degradê que tem sido muito utilizado é o “duotone”. O duotone nada mais é que um filtro degradê de duas cores aplicado em uma fotografia. Nesse caso o branco e o preto são substituídos por outras duas cores o que gera um degradê em cima dos tons de cinza. Uma empresa que usa bastante esse artifício é o spotify.
Os degradês podem transmitir diversos conceitos, mas o principal deles, com certeza, é a pluralidade, seja de pessoas ou de ideias. O degradê também traz uma renovação para o flat design que já estava ficando meio batido.
Existe uma linha tênue entre degradês bonitos e degradês que parecem ter saído direto do Microsoft Power Point 2003, por isso é importante ter bom senso e confiar no trabalho do designer.
Cores Marcantes
Muitas marcas estão investindo bastante em cores fortes, brilhantes e que raramente vemos na vida real, durante o dia a dia. Essas cores bastante saturadas trazem a sensação de energia, o que influencia a pessoa que a vê fazer alguma coisa.
Essas cores são perfeitas para anúncios publicitários, landing pages e páginas de produtos, onde influenciar o cliente a comprar o seu produto é importante.
No caso da web, essas cores são usadas mais como “accent color”, ou seja, cores colocadas em alguns elementos para se destacar na página, e assim atrair a atenção do usuário.
Já faz 3 anos que a nomeação “Cor da Ano” feita pela Pantone, empresa referência em pigmentos para projetos visuais, tem como vencedor uma cor com bastante saturação.
Ilustrações Originais
Os bancos de imagens e vetores são uma mão na roda para designers do mundo todo, agilizando um trabalho que poderia levar horas para ser feito, porém tudo tem seu preço.
O problema de usar bancos de imagens, é que as chances de você encontrar uma empresa utilizando a mesma ilustração que a sua é muito alto. Sem falar também que a maioria das ilustrações tem estilos parecidos umas com as outras, o que pesa mais ainda na originalidade.
Vivemos em um mundo competitivo, onde ser original pode ser um tremendo diferencial e muitas empresas grandes sabem disso e por isso estão investindo em ilustração com estilo próprio.
As ilustrações originais, não apenas complementam a marca como se tornando parte dela, a ponto das pessoas relacionarem o estilo de ilustração com a marca mesmo quando o logo da marca não estiver presente.
Empresas como Zendesk, Rock Content e Fanta possuem seus próprios estilos de ilustração.
Marcas Dinâmicas
Assim como os degradês, as marcas dinâmicas também geram polêmicas entre os profissionais do Design. Quando um designer produz uma logo, ele também produz um manual da marca, com regras de como a logo deve ser aplicada e o que não fazer.
Mas vemos que aos poucos, muitas empresas têm quebrado com essa regra em nome de uma ideia ou conceito. Um caso de marca dinâmica que deu o que falar foi o redesign da logo da Oi. A empresa de telefonia teve a ideia de fazer o antigo balãozinho de fala se tornar uma forma que consegue reagir a sons, gerando diversas outras formas.
Fontes Hand-Made
Vivemos a cultura do “Do it Yourself”, ou em bom português “Faça Você Mesmo”. E com isso algumas empresas começaram a se aproximar de seus usuários com fontes mais artesanais e manuscritas.
Fontes Hand-Made geram o sentimento de positividade, rusticidade, e dependendo do contexto, força e pró-atividade. Esse tipo de fonte está sendo bastante usado em títulos tanto em páginas web como em materiais impressos.
CSS animado e Gifs
Antigamente era muito comum entrar em um site e ver banners animados em flash, sendo que muitos eram de péssima qualidade. Podemos dizer tranquilamente que o Flash morreu, inclusive a Adobe trocou o nome do Adobe Flash para Adobe Animate, assim como vários recursos da ferramenta.
Mas o fim do flash não significa que os sites ficaram totalmente estáticos. Muito pelo contrário. Com o surgimento do CSS3 e da popularização dos gifs, os websites estão mais animados do que nunca.
As animações deixam o seu site mais vivo e mais conceitual, além de que algumas ideias são transmitidas melhor através da animação, como no caso da animação do pássaro na página inicial do Mailchimp.
Veja alguns sites com animações bem-feitas e interessantes:
Vibe Anos 80
Você já deve ter percebido que nessa década, muitos filmes dos anos 80 tiveram seus reboots como Star Wars, Blade Runner e Mad Max. Quando esses filmes foram lançados, a maior parte dos fans eram adolescentes, que hoje são adultos entre 30 e 40 anos com a vida financeira bem estabelecida.
Isso faz com que o estilo visual com neons, objetos metálicos e futuristas, degradês e cores marcantes influenciem e se misturem com os novos estilos visuais.
Conclusão
Garimpar tendências é algo muito importante para uma empresa que queira se destacar dentro de seu mercado, porém nem todas as tendências aqui listadas funcionariam para todos os públicos.
Por isso quando observar algum tipo de comportamento, objeto ou estilo visual se tornando tendência, analise como o seu público-alvo está reagindo a essa tendência.
Lembra de mais alguma tendência que não foi colocada aqui? Conte para nós nos comentários!
Abaixo você confere nossa postagem como infográfico.