O que é um briefing?

Aqui na agência tratamos o briefing como um questionário preenchido com todas as respostas necessárias a orientar nossa empresa em alguma tarefa ou projeto. Tentamos da forma mais simples e direta possível extrair todas as informações necessárias para a realização de um projeto. O briefing é o documento que nos dá subsídio durante todo o projeto, e ainda é a partir dele que é possível realizarmos um orçamento, pensando sempre em otimizar tempo e gastos para atender as necessidades do cliente.

Sua importância

No nosso antigo post sobre Briefing falamos exatamente sobre a importância dele, pois um briefing bem feito, respondido corretamente ajuda e muito durante o processo de execução do projeto, mas em casos que o cliente responde de qualquer forma o projeto pode sofrer com problemas nos seus requisitos, tempo de execução e custos, uma vez que o cliente não expressou as premissas para a equipe seguir e poder oferecer a melhor solução ao cliente.

O briefing é o elemento que fornece os rumos do projeto, portanto é necessário se esforçar para que o cliente entenda a sua importância e responda corretamente, com riqueza e detalhamento. Esse trabalho de educação do cliente deve ser feito constantemente, reforçando o quão crucial são essas informações para o êxito do projeto.

Mas como montar e responder seu Briefing?

Dizer que o briefing é importante é fácil, mas como montar ele, quais as perguntas certas para extrair as melhores informações do cliente? Para isso pegamos os briefings que utilizamos aqui na VR SYS Agência Digital para criar essa lista de itens que não podem faltar no seu briefing:

1 - Principais dados e breve histórico da empresa

Informar os contatos, como telefone, e-mail, website são informações básicas que todo briefing deve coletar, além disso, contar um breve histórico de sua empresa para que a agência entenda melhor o contexto em que o negócio se encontra, sua missão, visão e valores.

2 - Algo novo ou um redesign de algo pronto

É importante delimitar logo de início se o projeto será algo novo, feito do zero, ou se será o redesenho de algo já existente. Pois são casos distintos e que demandam informações diferentes para sua execução, informar isso é delimitar o escopo do projeto.

3 - O que exatamente é a demanda do projeto

Uma identidade visual? Um website? Uma animação? O prestador do serviço precisa saber o que exatamente é a demanda do projeto, pois ela influência em questões específicas no projeto, cada serviço é diferente. Por exemplo, se for uma identidade visual, irá incluir papelaria? Quais itens na papelaria? Informar e documentar isso no briefing é não só necessário para o projeto, mas também uma questão de segurança e garantia para o cliente e agência.

4 - Definir o público-alvo do projeto

Ainda mais importante do que conhecer a empresa é conhecer o público-alvo para o qual o website, marca etc... está sendo produzido, pois eles serão os usuários/consumidores. Informar quem são ajuda a definir uma persona, o que é importante para um direcionamento de projeto, esse tipo de informação deve constar no briefing.

5 - Concorrência e referências no mercado

Outro ponto importante é conhecer o mercado, seu segmento, seus concorrentes e observar o que eles tem feito de bom e ruim para usar como referência para futuras ações. E além de conhecer a concorrência, também tentar extrair o seu diferencial a partir delas.

6 - Suas expectativas em relação a resultados

É importante para a agência saber o que você espera do projeto, e quais os resultados que almeja, pois tais informações podem fazer a diferença durante o desenvolvimento e ainda motivar a equipe a tentar superar tais expectativas.

7 - O que não é esperado no projeto

Assim como saber as expectativas, é bom saber o que não é esperado de forma alguma no projeto, por exemplo, cores indesejadas, formas, mensagens. Não tem nada pior do que um cliente decepcionado.

8 - Liberdade para falar

Sinta-se livre para dialogar com a agência, pois nem sempre todas as informações necessárias para o projeto estão contidas nas respostas do briefing. Expresse os pensamentos mesmo quando a agência não inserir um espaço livre.

Todos esses itens compõem nossos briefings, que são específicos para cada tipo de serviço, um específico para websites, outro para e-commerces e outro para identidades visuais. Quando você presta serviços distintos como nós, fazer essa especificação de cada um dos questionários é importante, pois um briefing geral não cobriria todas as questões para todos os serviços.

Da mesma forma que colocamos muito esmero no briefing, uma resposta também com esmero ajuda e muito no projeto, pois o briefing é a bússola que norteia todo o desenvolvimento, é um documento. Um briefing bem respondido é sinônimo de um bom projeto!  

Abaixo nossas dicas em formato de infográfico!