E é aqui que começa o problema: o Designer faz a sua logo com um visual de impacto, você fica animado com o resultado e então o que acontece? Sua nova Identidade Visual não te traz nenhum benefício.
Você não aumentou seu faturamento, nem sua lista de clientes e nem seguidores nas redes sociais. Mas porque isso aconteceu? Muito simples: Porque a logo não foi pensada dentro de uma estratégia de Branding.
Mas o que é Branding? É a construção de uma estratégia para que as o seu público-alvo se identifique com a sua marca.
Pense em uma empresa com a qual você se identifica muito.
Agora pense nos motivos pelos quais essa empresa te atrai. É por causa dos comerciais que são engraçados ou inspiradores? É por causa da maneira que essas marcas se comportam nas redes sociais? É o preço baixo? É o produto de alta qualidade?
Como você pode ver na imagem acima, a logo está dentro do Branding e por isso é importante definir uma estratégia de Branding antes de contratar um serviço de criação de Identidade Visual.
Conheça agora todos os fatores que afetam o Branding:
- Valores
- Personalidade da Marca
- Tom de Voz
- Canais de Comunicação
- Abordagem de Marketing
- Business e Networking
- Processos de Negócios
- Marcas Associadas
- Filosofia de Atendimento ao Cliente
- Qualidade do Produto e Serviços
Valores
Todo mundo tem valores. Esses valores são passados para nós através de nossos pais, professores, amigos, personalidades e experiências de vida.
Hoje vivemos em um momento onde as pessoas estão cada vez mais se importando com os valores da marca.
Quando uma marca é denunciada por um crime ou atitude antiética, ela tem a sua reputação afetada e, com certeza, perderá em vendas até que o caso esfrie.
Por isso é importante estruturar quais são os valores da empresa. Por exemplo, um petshop tem que, de forma obrigatória, ser contra o abandono e mals-tratos aos animais.
Porém, não adianta definir valores se não for para defendê-los de verdade.
O caso da artista Pabllo Vittar e da grife de roupas Viccenza evidencia muito bem isso.
O dono da grife defendeu nas redes sociais um candidato a presidência que volta e meia faz comentários que ofendem a comunidade LGBT.
Com isso muitas pessoas boicotaram a marca alegando que a grife só estava atrás do Pink Money, como é chamado o mercado voltado para a comunidade LGBT, e até mesmo a Pabllo Vittar cancelou contrato de trabalho com a loja.
Empresas como Facebook, Apple e Amazon já passaram por situações parecidas, onde tiveram suas atitudes e valores questionados.
Personalidade da Marca
Existem diversos tipos de personalidade. Extrovertidos, tímidos, radicais, solitários, felizes, enérgicos.
Se você definir uma personalidade com a qual seu público não se identifique isso afetará de modo direto seus resultados.
A personalidade definida influenciará no processo de criação da Identidade Visual e também na definição do Tom de Voz da Empresa.
Para defini-la é necessário definir o público-alvo e personas que você quer atingir. Se você ainda não definiu seu público-alvo e personas eu recomendo muito que o faça, pois assim você focará suas energias e recursos nas pessoas que valem a pena.
Tom de Voz
O modo como você se expressa com seu público-alvo é muito importante para que esses se identifiquem com a sua marca.
Veja os dois anúncios publicitários abaixo:
O produto é o mesmo, mas o público para o qual são voltados não. Enquanto a Coca tem um tom de voz mais alegre e comemorativo, a Fanta aposta em um tom mais descolado e irado.
O tom de voz reflete a personalidade que você definir para a marca. Se o tom fugir muito da personalidade a sua marca sairá do “personagem”.
Canais de Comunicação
Hoje existem diversos canais de comunicação e é muito importante que a sua marca defina em quais atuará.
Para isso é essencial saber quais canais o seu público-alvo utiliza e como são utilizados.
Eu recomendo que você produza um questionário para descobrir dados de clientes reais. Com informação de qualidade em mãos, basta aderir aos meios mais utilizados pelos clientes.
Existem alguns canais que são obrigatórios como os casos do e-mail e telefone, mas lembre-se que não são todos as pessoas que os utilizam (muito idosos não utilizam e-mail, por exemplo).
Abordagem de Marketing
Quando falamos em Marketing nos dias de hoje, a seguinte pergunta surge: Fazer Outbound ou Inbound Marketing?
O Outbound, conhecido como Marketing Tradicional, é quando eu faço com que minha marca ou produtos cheguem até o cliente.
Isso pode ser feito através de comerciais de TV, anúncios em jornais e revistas, anúncios patrocinados no Google e nas redes sociais, outdoors, etc.
Já o Inbound, conhecido como Marketing de atração, é quando eu uso uma isca para iniciar um relacionamento com meu cliente.
Como isca eu ofereço conteúdos gratuitos para meu cliente como e-books, webinars, cursos, ferramentas, templates e em troca eu peço alguns dados sobre o cliente.
Mas e aí? Outbound ou Inbound?
O Inbound Marketing fica mais em conta do que o Outbound (isso se você mesmo produzir seus conteúdos). Outra vantagem é que no Inbound você tem como rastrear melhor os resultados.
Já o Outbound ganha quando o assunto é alcance de pessoas. Não é a toa que os comerciais entre a novela das 9 na globo custa tão caro. A marca que fizer um comercial nesse horário terá um alcance absurdo.
O ideal mesmo é que você pratique ambos. Inclusive é possível fazer Outbound de conteúdos Inbound, como um anúncio do seu novo e-book gratuito no facebook, por exemplo.
E qual a diferença que isso fará no seu Branding?
O Inbound Marketing tem o potencial de gerar uma imagem de empresa que se importa com o sucesso de seus clientes. Já o Outbound tem o potencial de espalhar essa imagem para um maior número de pessoas.
Business e Networking
Um modelo de negócios bem definido é muito importante para qualquer empresa. Inclusive isso é algo que deveria ser feito antes mesmo da empresa iniciar seus trabalhos.
Se você não possui conhecimentos sobre o seu mercado ou não validou o interesse pelo seu produto você dará um tiro no escuro: talvez dê certo, talvez não.
Um bom business afetará o Branding de forma positiva, gerando a imagem de empresas experiente e inovadora.
E para um bom business é essencial que exista um bom Networking, tanto interno entre os colaboradores, como externos entre empresas e instituições parceiras.
Uma boa forma de construir uma rede de comunicação externa é participar ou patrocinar projetos e eventos que façam a diferença.
Mas entre os funcionários também é importante? Claro. Muitas empresas investem em relacionamento entre diferentes níveis de hierarquia para que os colaboradores se sintam parte da empresa e compartilhem suas ações.
Vivemos em um mundo cada vez menos hierarquizado. Isso não significa que o funcionário está autorizado a fazer o que bem entender, mas sim que todos devem ser tratados bem.
Processo de Negócios
Entende-se como Processo de Negócios todas as operações da empresa que cooperam para que o produto ou serviço seja entregue ao cliente.
Lembra-se dos Valores definidos para a marca? Todos os funcionários e setores devem segui-los para que o bom andamento dos processos não seja comprometido.
Empresas que possuem processos éticos e transparentes possuem mais chances de ganhar a confiança do cliente, ainda mais se esse cliente for outra empresa.
Marcas Associadas
Toda empresa possui, em menor ou maior escala, vínculos com outras empresas e pessoas.. Seja o fornecedor de produtos e matéria-prima ou a transportadora que leva seus produtos até seus clientes, você terá que contar com boas parcerias.
Para prezar pelos valores da sua marca, é muito importante que as outras marcas sigam os mesmos ou, pelo menos, não os quebrem.
Assim como no caso da Pabllo Vittar, estar associado a uma empresa que quebra com os valores da sua marca pegará mal para você.
Por isso escolha bem quais serão as marcas que farão negócios com a sua.
Filosofia de Atendimento ao Cliente
O cliente é a pessoa mais importante do seu negócio e por isso a satisfação deles é muito importante.
Possuir uma filosofia de atendimento ao cliente é muito importante para que o cliente tenha a percepção de que sua marca é prestativa.
Existem dois tipos de atendimento: quando a empresa ou vendedor dá o primeiro passo para atender os clientes (muito comum em lojas de roupa e móveis) e quando o cliente entra em contato para esclarecer uma dúvida, resolver um problema ou marcar uma reunião.
O melhor tipo de atendimento é aquele resolve problemas de forma rápida. Por isso treinar a equipe de vendedores e de suporte é muito importante para a satisfação do cliente.
Qualidade do Produto e Serviços
Se o seu produto ou serviço não possui qualidade o cliente não comprará pela segunda vez. Por isso é muito importante focar para que um nível de qualidade alto seja o padrão da sua empresa.
É muito mais barato manter clientes antigos do que conquistar outros. Mas como fazer isso se o Branding da sua empresa é afetado pela baixa qualidade?
Algumas empresas possuem até mesmo setores de gestão da qualidade porque perceberam o impacto que um bom produto ou serviço tem na reputação da empresa.
Conclusão
Um logo sozinho não faz verão. Ele é somente a representação de toda a personalidade, valores, ideais, posturas e estratégias de sua empresa.
Se você está pensando em contratar alguém para realizar esse serviço para você, defina esses fatores antes, para que o profissional realize um trabalho excepcional.
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