Encontrando um tema
Primeiramente precisamos encontrar um tema, você deve perceber que muitas marcas ou empresas postam sobre datas, como por exemplo, dia do programador. Você sabe como encontrar essas datas e se planejar com as temáticas de posts? Nós da VR SYS Agência Digital utilizamos o Calendário Sazonal em que é possível ver de forma prática as datas comemorativas.
Pensando que somos uma empresa que está iniciando nas mídias sociais, pensar em um tema leve e universal e de entretenimento é uma boa entrada, uma vez que não é recomendável para uma empresa insistir demais em posts direcionados a venda, sabemos que como que o objetivo da empresa é exatamente esse, mas a relação entre consumidor e marca é muito além da compra de um produto.
Um tema próximo que podemos encontrar é o início da Primavera, no dia 23 de Setembro. É um tema simples e que vai ser explorado pela maioria das páginas, além de ser um conteúdo extremamente passível de reprodução, muitas pessoas vão querer compartilhá-lo.
Iniciando o Canva
Lembrando que o Canva começou como uma startup australiana, e hoje contam com milhares de usuários além de aplicativo para tablets e smartphones para a criação em qualquer lugar. É uma ferramenta com muitas possibilidades de criação e como já mencionei no post de apresentação ela é freemium, ou seja, é grátis, porém há algumas limitações que podem ser superadas com um plano pago. Isso tudo além de ser acessado via navegador, o que facilita muito para o usuário que pode utilizar de qualquer computador.
O grande diferencial do Canva é permitir agilidade no processo e possibilitar que qualquer pessoa consiga criar posts com qualidade e sem dificuldades. Isso ajuda muito empresas que não tenham profissionais de marketing ou design em suas equipes ou não tenham condições de arcar com a contratação desses profissionais ou de uma agência.
O primeiro passo é se registrar, você pode se registrar utilizando uma conta Google ou a sua conta do Facebook, além claro de utilizar um e-mail e fazer um cadastro normal. Após o registro o Canva irá lhe perguntar se você utilizará sua conta para trabalhar, para projetos pessoais ou para fins educativos, basta escolher a finalidade do seu trabalho e seguir para o painel de criação.
Tela de registro do Canva
A primeira coisa que o Canva apresenta é um tutorial super prático de apenas 23 segundos, mas como é rápido, muitas vezes apenas isso não é o suficiente, principalmente por não explorar todos os recursos disponíveis e podemos dizer que são muitos, por conta disso se sentir perdido em meio tantas opções é normal, mas no geral o Canva é bastante intuitivo. Logo após passar pelo tutorial básico, o usuário é apresentado a algumas informações ainda básicas, mas tudo de forma intuitiva como os desafios que envolvem o aprendizado de funções da ferramenta.
Para a construção do post de Primavera vamos seguir um passo a passo que julgamos ser o perfeito par não se perder e fazer um post rápido, bonito e prático!
Escolhendo o layout e outros elementos
O segundo passo no nosso processo é definir qual a peça será produzida, o Canva oferece o formato de publicações digitais em todas as redes sociais além de publicações físicas como, por exemplo, cartazes, folders e flyers, mas se isso ainda não te atender é possível criar uma publicação com dimensões personalizadas.
Seleção de formatos
Em seguida há diversas opções, mas a primeira coisa que recomendamos fazer é selecionar um layout, que é um tema pronto de post, em que você pode personalizar cada elemento nele para deixar o post do seu jeito. Para aplicar basta apenas arrastar o layout escolhido até a área de criação.
Painel do Canva e seleção de layouts
Para nosso post escolhemos o layout com a foto do Rio de Janeiro, pois gostamos do enquadramento e da diagramação dele:
Layout definido
Com o layout definido o terceiro passo é definir elementos visuais para a sua postagem, para isso o Canva oferece uma biblioteca própria com várias imagens e elementos grátis e pagos, basta fazer uma pesquisa, e ainda é possível filtrar entre fotos e ilustrações, mas outra possibilidade é fazer o upload de uma foto própria no seu computador. No nosso caso pesquisamos fotos de flores e escolhemos uma que o Canva oferece gratuitamente.
Pesquisa de imagens e ilustrações
Nesse processo de escolha já aplicamos um dos filtros disponíveis da biblioteca do Canva, mas é possível personalizar o filtro e ainda salvar o código do filtro personalizado para que ele seja utilizado em outros posts. As opções de edição do filtro e imagem são grandes, e as possibilidades maiores ainda, como podem ver na figura do painel:
Opções de filtro de imagem
Esse painel de filtros, cores e outras opções como mudança de posição, opacidade estão presentes sempre em um painel fixo que pode ser visto na próxima imagem. O quarto passo na construção do nosso post é definir os textos e tipografias para a postagem, assim como as imagens o Canva oferece já uma gama de opções para serem utilizadas, e por experiência própria as fontes disponíveis são bastante satisfatórias, algumas até já utilizamos em nossos trabalhos.
Opções de painel
A mensagem do seu post deve ser curta e objetiva, pois já comentamos sobre a regra de 80/20, ou seja, 80% do post imagem e 20% texto. Para nosso post que é uma comemoração e uma notificação sobre o início da primavera optamos por uma mensagem discreta e direta do que o post se trata. Mas lembre-se que sua escrita deve ser criativa e que o texto é extremamente importante e deve trabalhar junto da imagem.
O quinto passo é adicionar elementos à postagem a fim de fechar um conceito elaborado, pois não adianta nada um post confuso e nada coerente. O conceito vem de sua inspiração e criatividade, normalmente se desenvolve no processo de criação, ou já chega definido antes de iniciar a criação. No nosso post de primavera, fomos construindo o conceito conforme explorávamos as ferramentas do Canva.
Primavera é a estação das flores e das cores, então escolhemos cores fortes e marcantes, assim como a foto. Mas uma inspiração para cores, tipografia e elementos foi o movimento Art Nouveau que utilizava muitas flores como ornamentos e tinham uma paleta de cores mais quente. Dessa forma englobamos o tema com referências e inspirações.
Seleção de elementos.
Post final.
Para finalizar como o último passo basta inserir a sua marca no post se isso for de sua intenção e então escolher se irá publicar a postagem ou se irá baixá-la, o Canva oferece opções para publicação direta nas redes sociais, download da imagem e até mesmo tornar o post público para que outros usuários do Canva tenham acesso a ele.
Pronto! Você agora já sabe os principais passos na criação de um post incrível para sua página nas redes sociais no Canva! Abaixo você confere nosso infográfico sobre esses passos de criação que podem ser aplicadas não apenas com o Canva, mas com várias outros meios!