Só no Gmail, serviço de e-mail pertencente ao Google, são mais de 1,5 bilhões de usuários ativos!

Com todo esse volume de pessoas utilizando e-mail não há como deixar esse canal de comunicação de fora da sua estratégia de marketing digital.

O serviço mais famoso de e-mail marketing e automação de marketing do mundo é o Mailchimp.

Com o Mailchimp é possível criar e enviar campanhas de e-mails, criar formulários de cadastro, organizar e segmentar seus contatos entre outras possibilidades

O Mailchimp é bastante completo e atende muito bem a todos os públicos, por isso decidimos fazer um post ensinando a como utilizar essa ferramenta.

Vantagens do Mailchimp

A grande vantagem do Mailchimp em relação a outras ferramentas similares é sua irresistível versão gratuita que permite enviar até 12.000 e-mails mensais e possui até 2.000 inscritos.

Nenhuma ferramenta na atualidade consegue oferecer uma versão freemium com tantos benefícios como o Mailchimp.

Outro ponto positivo do Mailchimp é que o público-alvo deles são pessoas que não possuem muito entendimento de e-mail marketing e automação de marketing.
Isso significa que o Mailchimp é muito fácil de usar, o que ajuda os mais leigos.

Desvantagens do Mailchimp

A maior desvantagem do Mailchimp é o fato de ela não estar traduzida para português, complicando um pouco para quem não tem domínio de outros idiomas.

Outra desvantagem do Mailchimp é que ele não é tão avançado para automação de marketing, o que pode ser ruim para grandes empresas que precisam um alto nível de personalização de e-mails.

Criando uma conta no MailChimp

Para criar um conta no Mailchimp, basta acessar o site da plataforma e clicar no botão Sign Up Free.

Na próxima página, serão pedidas informações básicas para a criação da conta como nome e e-mail.

Após submeter as informações, o Mailchimp enviará um e-mail para que você confirme a conta.

Ao clicar no botão de confirmação, você deverá fazer login na página e preencher mais algumas informações pedidas pelo Mailchimp.

Menu Audience

Há algum tempo atrás, o Mailchimp mudou o nome do Menu “Lists” para “Audience”, por isso é muito provável que você encontre vários tutoriais que se referem a esse menu com o antigo nome.

Como o próprio nome sugere, nesse menu você encontrará dados sobre suas audiências e também poderá criar segmentos, tags e formulários.

Como criar uma audiência?

Uma “audience” é um grupo de contatos que assinaram um formulário ou foram importados de forma manual por você mesmo no Mailchimp.

Vou dar um exemplo para que você entenda melhor como funciona.

Um empreendedor deseja fazer e-mail marketing e automação de marketing para 3 grupos diferentes:

  1. Assinantes do blog
  2. Assinantes do e-book
  3. Clientes atuais

Em vez de importar todos os contatos para uma única audiência, é possível que ele crie 3 audiências diferentes e assim trabalhar com campanhas diferentes para cada uma.

O primeiro grupo receberá apenas e-mails semanais sobre novas postagens de blog, o segundo receberá a vários e-mails relacionados ao conteúdo do e-book, enquanto o terceiro grupo recebera e-mail marketing a atualizações da empresa.

Entendeu agora? É possível trabalhar de forma diferente com cada audiência de modo mais automatizado, do que colocar todos em um mesmo grupo.

Quando você cria uma conta no Mailchimp, já haverá uma audiência criada com um inscrito, que no caso é você mesmo.
Para criar uma audiência acesse a opção destacada na imagem abaixo e depois escolha a opção “create audience”.

Além do nome da campanha, você também terá que preencher o e-mail e nome padrão pelos quais seus e-mails serão enviados.

É importante nesse momento evitar o uso de e-mails estranhos e apelidos, porque essas serão as informações que as pessoas irão ver. Exemplo:

RECOMENDAMOS:

e-mail joao@meunegocio.com | nome: João da Silva – CEO do Meu Negócio

NÃO RECOMENDAMOS:

e-mail joaozito10423@gmail.com | nome: Joaozito

Outro ponto importante é sempre colocar um lembrete para que as pessoas saibam porque estão recebendo aquele e-mail. Exemplo:

Você está recebendo esse e-mail porque baixou nosso e-book "6 passos para criar sua Loja Virtual”. Caso não deseje mais receber nossos e-mail desinscreva-se pelo link do rodapé de um dos nossos e-mails.

Como criar um formulário de cadastro?

Com as audiências criadas é importante agora que você crie os formulários pelas quais as pessoas se inscreverão para fazer parte delas.

Para isso, selecione uma audiência, e depois selecione a opção “Signup Forms”

Quando você acessar essa opção, aparecerão as seguintes opções:

  1. Form Builder – O construtor de formulários do Mailchimp. Dentro dessa opção é possível criar diversos tipos de campos para os formulários.
  2. Embedded Forms – Gera de forma automática um código do formulário para ser fixado em qualquer lugar do seu site.
  3. Subscriber Pop-up – Nessa opção você poderá construir uma pop-up de inscrição que poderá ser implementada no site.
  4. Form Integration – Integração do Mailchimp com outras ferramentas de formulário.

Nesse texto focaremos somente na opção 1, visto que a opção 2 e 3 exigem um pouco mais de conhecimento de código e a 4 exige criar conta em outras plataformas.

Ao acessar o Form Builder, será possível adicionar campos ao seu formulário e também customizar o Design dele.

Lembre-se sempre que as pessoas não gostam de responder formulários longos, por isso não adicione muitos campos neles.

Nessa página também há um link para uma página simples com o seu formulário para que as pessoas se inscrevam.

Minha sugestão é que você utilize esse link em um botão personalizado em seu site em vez de apenas colocar o link em texto na página.

Clique aqui para ver o nosso exemplo no navegador.

Como importar contatos para uma audiência?

Caso você queira criar uma audiência com seus clientes, você poderá inserir seus e-mails pelas duas opções em destaque abaixo

Existem 4 formas de importar um contato:

  1. Adicionar um contato – selecione essa opção caso queira adicionar somente um contato de forma rápida.
  2. Arquivo .CSV – Essa opção é excelente caso você queira importar muitos contatos de uma só vez. Para isso será necessário criar um arquivo .csv no excel e organizar da forma como o Mailchimp pede.
  3. Copiar e colar de um arquivo – Nessa opção você deverá copiar e colar os nomes e seus respectivos e-mails no campo de texto.
  4. Serviço integrado – Caso você tenha uma lista de contatos no Google Contatos, Salesforce, Zendesk, etc essa opção poderá integrá-las as suas audiências do Mailchimp

É muito importante que você peça permissão do cliente antes de inseri-lo em uma lista de e-mail marketing.

A partir do ano que vem, inserir um e-mail de cliente em uma lista sem aprovação do mesmo será passível de processo jurídico por causa da aprovação da LGPD.

Como segmentar contatos?

O Mailchimp permite que você segmente contatos de acordo com seu comportamento, dados demográficos e informações de formulário.

Veja o exemplo a seguir.

A empresa “X” disponibiliza diversos materiais como e-books, templates, checklists para download e em troca pede apenas algumas informações da pessoa.

Essa empresa possui um serviço de alto custo, voltado para empresas de grande porte, porém como esses materiais estão disponíveis na internet, muitas empresas pequenas também os baixam.

Então como separar as empresas grandes das pequenas? Uma das formas é através da segmentação.

Por exemplo, no formulário de download de um e-book é possível criar um campo perguntando quantos funcionários têm a empresa onde o usuário trabalha.

E a partir disso, é possível criar um segmento para as pessoas que trabalham em empresas com mais de 100 funcionários por exemplo e assim enviar um conteúdo diferente para eles.

Isso não significa que as empresas pequenas serão abandonadas, mas sim receberão um conteúdo mais educacional do que as grandes empresas.

A grande vantagem de segmentar sua audiência é que você focará seus esforços nos clientes que tem mais chances de comprar da sua empresa.

Ou seja, haverá mais retorno sobre o tempo e o dinheiro que você investiu, o famoso ROI.

Antes de criar o segmento no Mailchimp, é importante que você defina as características do seu público-alvo.

Dessa forma, você estará mais seguro para focar em quem realmente importa.

Para criar um segmento no Mailchimp, selecione a audiência que você deseja, acesse a opção “view contacts” e depois a opção destacada na imagem abaixo:

Para segmentar pessoas dentro de uma audiência você pode escolher diversas condições como nota do contato, se abriu um e-mail, se clicou em e-mail, se mora em determinada região, etc.

Veja alguns exemplos de segmentação:

Menu Campaigns

No menu “campaigns” você poderá criar e administrar campanhas de e-mail para uma de suas audiências.

Existem diversos tipos de campanhas que podem ser utilizadas na sua estratégia de e-mail marketing ou automação de marketing.

Como criar uma campanha

Dentro do menu campanha, selecione a audiência para a qual você criará uma campanha e então clique no botão “create campaign”.

Você será direcionado para uma página com 5 formatos de campanha:

  1. E-mail – campanhas de e-mail de diversos tipos a serem enviadas
  2. Ads – Campanha para disseminar anúncios via e-mail e redes sociais
  3. Landing Pages – Campanha para criar páginas de captação de contatos.
  4. PostCards – Campanha para criar e enviar cartões impressos para seus clientes
  5. Signup forms – Campanha para enviar formulários de captação de contato via e-mail.

Nesse momento vamos focar apenas na opção E-mail por ser a mais utilizada no Mailchimp.

Criando uma campanha de e-mail

Existem diversos tipos de campanha de e-mail que você pode criar para enviar para seus clientes.

A campanha mais simples é a campanha de e-mail regular, onde você criará somente um e-mail para enviar para a audiência.

Agora se você possui um objetivo que exige mais funcionalidades, as campanhas automatizadas podem ajudar muito.

Existem campanhas automatizadas de todos os tipos como parabenização em aniversários, follow-up de vendas, e-mail de boas vindas e lembrete de carrinho abandonado na loja virtual.

No momento, vamos criar somente a campanha regular, para não deixar o post muito longo.

Setup da campanha de e-mail

Assim que criar uma campanha de e-mail, você será redirecionado para as configurações da campanha.

Primeiro você escolherá os destinatários da campanha. Nesse momento você pode selecionar toda a audiência ou apenas um determinado segmento dela.

No segundo passo você definirá as informações do remetente. Por padrão, o nome e o e-mail que aparecerão como remetente para o destinatário é o mesmo para todas as campanhas da audiência.

Ainda assim é possível trocar essas informações se necessário. O Mailchimp também verificará se o e-mail que você colocou como remetente pertence a você através de um código enviado.

No terceiro passo você escolherá o assunto e a descrição do e-mail. Lembre-se que o assunto do e-mail é muito importante na taxa de abertura do mesmo, por isso tire um tempo pra pensar em um assunto criativo.

Na descrição é interessante informar sobre o que se trata o e-mail de forma breve, para que o usuário se sinta mais seguro para abrir o e-mail.

E no quarto e último passo você criará o conteúdo e o design do seu e-mail.

Design da campanha de e-mail

O Mailchimp permite a criação e customização de templates de e-mail no próprio site e a ferramenta de customização é bem fácil e intuitiva de usar.

Primeiro selecione o template que utilizará. Assim que selecionado, você será levado para a ferramenta de customização de e-mails do Mailchimp.

A ferramenta funciona através de blocos de elementos que podem ser inseridos no corpo de e-mail.

É possível inserir textos, boxes de texto imagens, imagens com legenda, botões, divisores, ícones de redes sociais, etc.

Lembre-se que um bom design de e-mail possui as seguintes características:

  1. Logo da empresa no início e final do e-mail.
  2. Poucas imagens para o e-mail não ficar pesado.
  3. Imagens leves para o e-mail não ficar pesado.
  4. Apenas um botão por e-mail para que o usuário faça apenas aquilo que você deseja.
  5. Poucos links no corpo do e-mail para evitar que ele caia nas abas de promoções.
  6. Conteúdo breve organizado em parágrafos curtos para ajudar na leitura.

Não esqueça de enviar o e-mail produzido para você mesmo como teste para ver se todos os elementos funcionam como o esperado.

Após produzir o e-mail recomendo salvá-lo como um template, assim esse modelo criado pode ser selecionado sempre que você for criar uma campanha, adiantando bastante seu trabalho.

Se precisar de ajuda para fazer o design de e-mails recomendo nosso post Guia Básico de Design para não Designers.

Assim que terminar o design do seu e-mail e verificar que está tudo certo chegou a hora de enviá-lo para seus seguidores.

Conclusão

Com esse guia você conseguirá operar as funções mais simples do Mailchimp e com o tempo poderá criar campanhas mais complexas.

É importante que você também teste outras funcionalidades do Mailchimp para tirar todo o potencial da plataforma.

É importante também que você de tempos em tempos verifique o menu Reports, onde poderá observar a performance das campanhas.
Monitorar os resultados é muito importante visto que pode gerar ideias de como tornar suas campanhas ainda mais efetivas.

Abaixo você confere nossa postagem como infográfico.