Já dissemos sobre os critérios que o Google utiliza para o ranqueamento, são mais de 200, mas não são reveladas pela empresa, e o que temos sempre são indícios de fatores que de fato colaboram para o ranqueamento, esses indícios são checados por meio de testes que empresas e pesquisadores realizam.
Mas o que talvez você não saiba é que o próprio Google possui diretrizes para webmasters, que contém regras que ajudam seu site ser encontrado, indexado e classificado. Claro que essas diretrizes não correspondem aos mais de 200 fatores que o algoritmo usa para te ranquear.
Essas diretrizes são separadas em duas categorias: gerais e de qualidade. As gerais ainda são divididas no website deles em três outras categorias: ajudar o Google a encontrar sua página, a entender sua página e ajudar seus visitantes a usar seu site. Vamos a alguns pontos importantes de cada uma dessas categorias:
Links de referência
Dentro dessas diretrizes gerais, na categoria de ajudar o Google a encontrar seu site, a primeira diretriz é possuir um site que possa ser encontrado nas pesquisas que referencie todas as páginas de seu site, esse link de referência deve possuir conteúdo em texto e ou imagem, e nesses casos utilizar um atributo alternativo.
Sitemaps
Nessa primeira categoria ainda recomenda-se que você forneça um arquivo de Sitemap, mas o que seria isso? Os Sitemaps são uma forma fácil para os webmasters de informar os mecanismos de pesquisa sobre seus sites disponíveis para indexação. Em sua composição mais simples, um Sitemap é um arquivo XML que relaciona os URLS de um site junto com metadados adicionais sobre cada URL (quando ele foi atualizado pela última vez; com que frequência ele é alterado; qual a sua importância em relação a outros URLs no site) para que os mecanismos de pesquisas possam indexar o site de maneira mais inteligente. Você pode enviar seu site para o Google no seguinte link, e também é possível enviar seu arquivo de Sitemap para o Search Console do Google.
Conteúdo útil
A segunda divisão dessa categoria geral é a de como ajudar o Google entender seu site, é nessa divisão que entra nossas dicas mais úteis, pois elas são menos técnicas. Primeiramente faça um site útil com informação e conteúdo, e páginas que descrevam seu conteúdo de forma clara. Você deve se atentar aos títulos e aos atributos alternativos para imagens. Sempre construindo seu site com uma hierarquia de páginas clara para seu usuário.
Palavras-chave
Uma segunda diretriz nessa divisão é você pensar nas palavras-chave que seus usuários costumam digitar quando vão pesquisar e conferir se elas estão presentes no seu website.
Imagens
Seguir as diretrizes do Google para imagens é uma boa prática, por exemplo, sempre utilizar o atributo alternativo com algumas palavras que descrevam sua imagem, além do título da imagem não ser nada genérico como IMG001.jpg, mas o que exatamente descreve: monitor-computador-ligado.jpg. Ainda sobre imagens é sempre útil inserir ela em um contexto, pois os robôs do Google irão ler o site inteiro e não somente sua imagem, se ela estiver fora do contexto do resto do texto e site, conta negativamente para o ranqueamento.
Otimização
Hoje em dia um site lento não tem vez e o Google sabe disso. A otimização do seu site para que ele seja rápido e prático para o usuário é uma das diretrizes e você pode utilizar ferramentas como o Pagespeed para dar uma analisada em como o seu site se sai nos testes de otimização. Uma opção poderosa para otimização para acesso mobile é a iniciativa AMP do próprio Google, já explicamos o que é aqui no blog antes, e dissemos que O Google AMP é um framework baseado em HTML e Javascript que permite ao seu website possuir uma versão “turbinada” e extremamente otimizada para dispositivos móveis.
As versões AMP além de carregarem bem mais rápido e consumirem menos dados, elas tem sido prioridade nos resultados de busca do Google, em alguns casos o site aparece no topo com direito a carrossel de informações. Mas novamente enfatizamos que o AMP é melhor para sites que publiquem conteúdo.
Responsividade
Disso aqui já cansamos de bater na tecla, mobile é o futuro do acesso à internet, e ignorar isso é um erro fatal, como dissemos acima o Google prioriza páginas AMP que são páginas hiperotimizadas para apenas acesso mobile!
Seu site deve oferecer uma ótima experiência tanto no desktop quanto no ambiente mobile, e a responsividade é a chave para isso, sites responsivos também são priorizados pelo Google em seus resultados. Para mais informações sobre responsividade confiram nosso post.
Seguir essas dicas, com certeza já ajudará seu site a ranquear melhor, mas vale a pena se aprofundar mais nesse assunto e até mesmo contratar uma consultoria de SEO, pois há muito a ser feito além dessas nossas dicas!
Abaixo você confere nosso infográfico com nossas dicas de forma visual!