Agora, tenho um site e quero vender para todo o Brasil ou para o mundo, o que tenho que fazer? Sempre faço a seguinte comparação, simples mas que ilustra bem o que quero dizer. Quando "navegamos" na internet entramos nos mais variados sites. Então imaginemos que cada site seja um navio. Cada navio tem o seu destaque, mas acontece que há vários com o mesmo produto, o mesmo serviço e como ser encontrado neste vasto mar chamado web?
Fica fácil se você conhece a empresa pelo nome, mas ocorra que você procure um CD antigo ou um LP que não tem mais para a venda? Aonde você procura? Nos buscadores é claro. Google é a gigante mundial e tem seu mercado aqui no Brasil acima de 80%, temos também o Yahoo! Search e o Bing (este é da Microsoft, será que funciona?).
Quando digitamos "LP Erasmo Carlos" (aquele cara chamado de "tremendão" na década de 60, este mesmo, amigo do Roberto Carlos) o Google me trouxe 57.200 resultados, mas claro que irei até a 5ª página ou paro antes disto.
Percebi que nesta busca não tivemos os chamados "Links Patrocinados", claro, Erasmo Carlos não está assim no top da mídia. Então toda a pesquisa feita pelo Google foi de busca natural ou chamamos também de busca Orgânica.
É a busca que foi feita a partir do dos 200 fatores de rankeamento do Google que usa para trazer a você a melhor opção da pesquisa, o que chamamos de relevância para o usuário.
Nós da VRSys trabalhamos com a otimização de busca, ou o SEO (Search Engine Optimization) que é justamente projetar o seu site para que este seja achado de forma natural pelo Google, Bing e Yahoo! Search. Se você já tem um site e queira otimizar, passamos toda a especificação ao desenvolvedor, a empresa que criou o seu site para que este adeque seu site nos padrões que é fornecido.
Este trabalho requer um tempo para que surta o efeito necessário, mas se tempo é algo que você não tem no momento, sugerímos os Links Patrocinados ou como é comumente chamado de SEM (Search Engine Marketing) que pagamos de centavos a reais por certas palavras-chaves. É ideal para sites novos ou com lançamento de produtos e até palavras-chaves que não tiveram um bom desempenho nas buscas naturais, reforçando a sua marca, seu produto ou sua empresa na rede mundial de computadores.
Nós da VRSys montamos um planejamento de campanhas online utilizando o Google AdWords, sempre pesquisando o menor valor da palavra-chave, com um pequeno investimento que traz grandes resultados.
O ideal é trabalhar no site tanto o SEO quanto o SEM, você tem mais força na hora da busca. E lembre que sua empresa sempre deve oferecer produtos ou serviços diferenciados ou que as pessoas necessitem, pois quem adquire estes produtos ou serviços são pessoas e a Internet é uma rede feita por pessoas e estas devem sempre vir em primeiro lugar.