Porém, uma das situações que refletem diretamente nos resultados da empresa, e que muitas vezes é colocado em segundo plano, é a criação do logotipo.

Isso acontece porque boa parte das pessoas acham que o logotipo é apenas uma decoração, um charme para a empresa e isso não poderia estar mais errado.

Um bom logotipo tem o potencial de gerar resultados reais para uma empresa. Mas como um mero “desenho” pode fazer isso pelo seu negócio?

A resposta pra essa pergunta é muito simples: o ser humano é mestre em perceber padrões.

Pense que na antiguidade o ser humano percebeu diversos padrões no posicionamento das estrelas e do sol, o que os ajudou a se localizarem.

Até mesmo as letras do alfabeto são um tipo de padrão que nós reconhecemos quase que de modo automático.

Funciona da mesma forma com o logotipo. Assim que sua empresa se apresentar utilizando o logotipo como um padrão, as pessoas relacionarão a figura com a companhia e então estabelecerá uma relação entre ambos.

Resumindo, quando as pessoas pensarem na sua empresa, a primeira imagem que vai vir na cabeça delas é o logotipo.

É por isso que quando pensamos em empresas como Adidas, McDonalds e Apple a primeira coisa que vem a cabeça não é o produto e nem as lojas, mas sim o logotipo.

O que é um logotipo?

Como já afirmamos, o logotipo é um padrão que tem como objetivo representar uma organização ou pessoa.

No geral, um logotipo é composto por formas abstratas e textos, mas não é raro encontrar algumas apenas com texto, como no caso da Avon.

É muito importante nesse momento entender a diferença entre logotipo e branding. O branding é a estratégia de comunicação para que sua empresa consiga falar e se comportar de acordo com o público que você quer atingir, sendo que a logotipo faz parte dela.

Por isso, na hora de criar o logotipo é importante que o profissional que for produzi-la tenha em mãos o máximo de informação possível sobre a sua estratégia de branding.

Existe muita discussão sobre qual o termo correto de se utilizar quando o assunto são logos, sendo os mais utilizados logotipo e logomarca.

A maioria dos designers apontará para o uso da palavra logotipo, visto que o logo não é a marca (Branding), mas sim faz parte dela.

Por isso nesse texto usaremos somente a palavra logotipo.

Quais são as características de um bom logotipo

Um bom logotipo será capaz de melhorar os resultados da sua empresa, por isso é importante conhecer as características que fazem um logotipo ser bom ou ruim.

Identificação com o Público

Um bom logotipo fará com que o público-alvo da sua empresa se identifique com sua marca, o que é requisito básico para que um logotipo gere resultados.

Veja o exemplo da empresa aol. A aol. (é dessa forma que escreve mesmo) é uma empresa de comunicação muito famosa no mundo, principalmente nos Estados Unidos.

E a aol. Acabou virando motivo de piada por causa de uma tentativa de redesign que não deu muito certo.

Enquanto o logotipo antigo da “AOL” representava muito bem o conceito de tecnologia, não é possível dizer ao certo o que a nova representa. Talvez criatividade? Alguma coisa relacionada a crianças?

Uma coisa podemos afirmar com toda certeza: a logotipo perdeu todo o conceito de tecnologia que carregava e provavelmente alguns clientes também.

Porém, para todas as regras existem exceções, como no caso do logotipo da banda de death metal Party Cannon.

No geral, as bandas de death metal possuem logotipos que passam um sentimento de agressividade, marcado por formas cheias de pontas afiadas, representando bem a violência do gênero musical.

Porém, a banda Party Cannon possui um logotipo bem colorido com formas arredondadas, o que não é nada comum para uma banda de death metal.

A pergunta que fica é: fiasco ou genialidade? Apesar de o logotipo não representar o que é o death metal, não dá para negar que ele se destaca e muito dos outros e atrai de forma automática o primeiro olhar de quem observa a publicidade de um festival de música.

Antes de criar a logotipo é importante que você defina quem é seu público-alvo e personas, para assim o profissional que for produzir sua logotipo possa construí-la de modo que conquiste mente e coração daqueles que tem mais chances de comprar com você.

Formas abstratas

Você já reparou que não existem logotipos feitos com fotografia? Por exemplo, a Red Bull poderia utilizar a foto de dois touros reais, mas ao invés disso ela utiliza desenhos abstratos.

Tirando alguns poucos casos mais artísticos, é muito raro encontrar grandes organizações utilizando fotografias ou desenhos com muito detalhes como logotipo, isso por que o ser humano guarda melhor informações abstratas do que informações realistas.

Veja abaixo o gráfico de abstração vs realismo:

Repare em todos os detalhes que a fotografia de um touro tem e compare com a forma mais abstrata.

É muito mais fácil guardar na mente uma informação abstrata do que uma informação realista por que possuem menos detalhes para absorver.

Outro exemplo que pode ser utilizado aqui é o redesign do logotipo do Instagram. Antes o logotipo do Instagram possuía uma câmera fotográfica mais realista, que depois passou a ser mais abstrato

O Instagram tomou a decisão porque muitas mudanças aconteceram na plataforma de modo que o logotipo antigo já não representava tão bem o que era o Instagram.

Entre essas mudanças está a tendência minimalista de estilo visual que será abordada no próximo tópico.

Composições minimalistas

O minimalismo é uma tendência que vem transformando as marcas nos últimos anos. Veja o exemplo de todos os logotipos que a empresa Shell possuiu em sua história:

Além dos logotipos ficarem cada vez mais abstratos com o passar dos tempos, eles também tem suas formas simplificadas e menos cores aplicadas.

Ainda que alguns logotipos possuam bastante detalhes, redesigns são feitos para que elas sejam mais minimalistas. É o caso do clássico logotipo da empresa americana Morton Salt.

Perceba que apesar do logotipo atual possuir bastante detalhe, ele é bem mais minimalista do que suas versões anteriores.

O tipo de solução que a Morton Salt optou resolve bem o dilema de logotipos antigos que precisam de uma renovação, sem perder a identidade da marca.

O minimalismo também marca o fim da era de efeitos e gradientes muito exagerados. Veja o exemplo da evolução do logotipo do SBT.

Assim como no caso da abstração, o minimalismo aplicado faz com que as formas do logotipo sejam mais facilmente percebidas pelas pessoas.

Um bom conceito

Um bom conceito é importante por dois motivos. O primeiro motivo é que será através do conceito que seu logotipo transmitirá algum sentimento para seu público.

Por exemplo, um logotipo de empresa de brinquedos infantis terá um conceito bem diferente de uma empresa de engenharia.

O segundo motivo pelo pelo qual o conceito é importante é a diferenciação da marca para seus concorrentes.

Pense que dependendo do mercado que você atue, existem milhares de empresas e todas elas possuem um logotipo.

Nesse caso além de um bom conceito, ainda é necessário que ele seja original, o que torna o trabalho de quem for produzir o logotipo ainda mais complicado.

Veja o exemplo do logotipo da academia Tyger Fitness.

Além de implementar o conceito de virilidade de forma correta, o designer que produziu foi muito criativo.

É muito comum ver academias que utilizam o corpo humano no logotipo, mas combinar esse elemento com um tigre faz com que o logotipo seja diferente e única.

O que considerar antes de contratar a criação de um logotipo?

É importante para a saúde de seu negócio que você escolha certo na hora de contratar um profissional ou uma agência para a criação de seu logotipo.

É importante que você fique esperto e até mesmo evite profissionais que fazem logotipos muito baratos, visto que é um processo que dá bastante trabalho.

Quanto custa o serviço?

Quanto mais caro for o serviço, melhor será a qualidade do resultado, disso você pode ter certeza.

Pode ser que você não tenha recursos suficientes para investir na criação de um logotipo, porém ainda é possível encontrar opções mais baratas no mercado que entregam resultados de qualidade.

Qual é o prazo de entrega?

A resposta dessa pergunta está diretamente ligada com a quantidade de dinheiro que você está disposto a pagar.

Se você ligar em uma agência e dizer que precisa do logotipo para o dia seguinte, é muito provável que o preço suba bastante, visto que a agência terá que fazer um esforço muito grande em pouco tempo, além de que ela terá que deixar de lado as demandas atuais para servir somente a você.

O portfólio é de qualidade?

A análise do portfólio é a etapa mais importante na hora de definir quem você contratará, visto que é através dele que você verá se a empresa possui projetos de qualidade ou não.

Por isso recomendamos sempre que você contrate apenas agências e profissionais que possuam portfólio online para ser analisado.

Pense em todos os elementos que compõem um bom logotipo que citamos nesse texto na hora de analisar o portfólio.

Avaliações e relatos de clientes

É muito legal entrar no site de uma empresa e ver os relatos de pessoas felizes com o serviço, mas será que eles só possuem clientes satisfeitos?

Para analisar as avaliações de uma empresa busque por ela no Google ou no Facebook e veja se a empresa possui muitas reclamações.

Caso você não encontre, vale a pena até entrar em contato com algumas empresas que contrataram o serviço da agência ou profissional para ver se vale a pena mesmo.

Quando fazer um Redesign de logotipo?

O tempo passa e com ele várias tecnologias, visões de mundo e mercados ficam para trás, então é perfeitamente normal que as empresas mudem sua forma de atuação.

Quando isso acontece, as empresas também mudam seus logotipos para representarem melhor o renovo da companhia.

Aqui na VR SYS Agência Digital por exemplo, passamos por um redesign de logotipo em 2015, quando mudamos nossa estratégia de atuação para agência digital, ou seja, uma agência que desenvolve produtos digitais como criação de websites, lojas virtuais e identidade visual.

O logotipo antigo possuía muitas cores e detalhes sobrepostos que complicavam sua aplicação, além de que o termo VRSys (tudo junto) poderia causa confusão na primeira leitura.

O novo logotipo é mais minimalista e por isso tem maior poder de fixação na mente das pessoas, além de que o desenho evidencia a sintaxe “</>”, utilizada na linguagem HTML que é predominante no desenvolvimento de sites.

Conclusão

Um logotipo é muito mais que uma decoração, podendo afetar de modo direto nos resultados da sua empresa.

Por isso é importante fazer a escolha certa na hora de contratar uma empresa, para que você não pague o pato.

Ainda existe a possibilidade de fazer o logotipo em um desses sites online, porém não recomendamos nenhum pouco, visto que além dessas soluções serem usadas por milhares de empresas, elas podem não atender sua demanda de personalização.

Precisa de uma Identidade Visual que gere resultados para sua empresa? Pode contar com a VR SYS Agência Digital! Visite nosso portfólio ou entre em contato conosco.

Abaixo você confere nossa postagem como infográfico.