Isso significa que basta você colocar a sua loja no ar e esperar que milhares de pessoas acessem sua loja virtual e façam compras nela, certo? Errado.

Lembre-se da última vez que pesquisou no Google. Você acessou a segunda página de resultados? Consegue se lembrar da última vez que o fez?

A verdade é que o Google é uma empresa como qualquer outra e isso significa que a melhor experiência para seus usuários é a sua meta final. Por isso o Google não quer que as pessoas acessem a segunda página de resultados, mas sim que encontrem na primeira aquilo que buscam.

O E-commerce é um dos ramos que mais crescem no Brasil, mesmo com a pior crise de nossa história. Ao mesmo tempo que isso significa mais oportunidades, também significa mais concorrentes disputando seu cliente e também a primeira página do Google.

E qual é o segredo para chegar a primeira página do Google? Segundo a própria empresa existem mais de 200 fatores para um site estar na primeira página!

Porém, a Google não revela quais são esses fatores. E eles tem uma boa razão para isso!

Apesar de o Google representar 83% das buscas na internet, ainda existem empresas como Bing e Yahoo que são concorrentes grandes. Se o Google revelar quais são os fatores que levam um site para os primeiros lugares, seus concorrentes podem usar essa informação para melhorar seus serviços.

Porém, especialistas de SEO (Search Engine Optimization) conseguiram através de muitos estudos descobrir alguns desses fatores.

E hoje falarei sobre um deles: As palavras-chaves.

As palavras-chaves do seu site contam no ranking do Google e por isso é importante que você escolha as melhores para o seu negócio.

Para descobrir quais são as melhores palavras-chaves para seu negócio, você pode realizar uma pesquisa.

Mas antes de fazer a pesquisa tem algo que você precisa entender. Existem dois tipos de palavras-chaves: As Head Keywords e as Long Tail Keywords.

As Head Keywords são termos compostos por até 2 palavras. Essas palavras-chaves são muito concorridas, pois são genéricas e podem ser buscadas em diferentes contextos.

Para não restar dúvidas, aqui estão alguns exemplos de Head Keywords da VR SYS Agência Digital:
E-commerce | Sites | Lojas Virtuais | Identidade Visual | Design Gráfico.

Viu como esses termos são genéricos? Por isso as Long Tail Keywords são mais recomendadas. Esses termos são compostos por três ou mais palavras. Veja agora exemplos de Long Tail Keywords  da VR SYS Agência Digital:
Lojas virtuais profissionais | Agência de criação de sites | Criação de Logo e Papelaria

Esses termos de “cauda longa” são menos concorridos e por isso excelentes para a sua loja virtual. Mas não basta apenas pensar em termos de cauda longa. É importante que você descubra como seus potenciais clientes pesquisam no Google. E é aí que entra a Pesquisa de Palavras-Chaves.

Nós da VR SYS Agência Digital produzimos uma planilha para te ajudar nesse processo. A seguir você verá como utilizar a planilha para obter as melhores palavras-chaves para seu e-commerce.

Clique para baixar a planilha

O que significa cada coluna da planilha?

Keywords – As palavras-chaves que serão descobertas através de ferramentas de pesquisa

Ranking orgânico – O posicionamento atual do seu site para sua palavra-chave nos resultados orgânicos.

Volume mensal – O volume de buscas feitas pelo usuário usando a palavra-chave no período de um mês.

Dificuldade orgânica – A competição orgânica das palavras-chaves.

Dificuldade paga – A competição das palavras-chaves para anúncios via Google Ads.

CPC – Custo por clique da palavra-chave no Google Ads.

Prioridade – Quais palavras-chaves você deve focar.

O que fazer? - Qual será a sua ação para melhorar seu posicionamento com essa palavra-chave.

Definindo As Head Keywords do seu negócio

Mas por que definir esses termos se eles não serão usados? Porque existem ferramentas online e gratuitas que geram de forma automática, palavras de cauda longa a partir das “Heads”.

E a melhor parte de tudo isso é que essas ferramentas utilizam dados do Google, ou seja, todas as palavras sugeridas são termos reais utilizados pelos usuários para buscar.

Para definir as Head Keywords é preciso fazer uma coisa muito simples: O que sua loja virtual vende? Se você possui um e-commerce de cerveja artesanal então uma de suas Head Keywords será “cerveja artesanal”. Muito simples, certo?

Obtendo sugestões de long tail Keywords

Conheça agora as ferramentas que eu uso para descobrir palavras-chaves de cauda longa:

Twinword – o Twinword é uma ferramenta de sugestões de palavras grátis que possui uma versão grátis limitada. O grande diferencial do Twinword é revelar a dificuldade orgânica de uma palavra-chave. Além disso ainda revela o volume mensal, a dificuldade paga e a relevância dos termos para a sua Head Keyword.

Primeiro você deve criar uma conta grátis para usar a ferramenta. Depois disso você escreverá sua Head Keyword no campo de busca e selecionará o país e o idioma do qual você deseja obter respostas.

Na lateral direita da página há um filtro de palavras-chaves por volume, dificuldade orgânica, dificuldade paga e relevância da palavra-chave. Aqui você pode colocar um valor mínimo de volume e máximo de dificuldade orgânica e paga.

Ubersuggest – A ferramenta do Neil Patel tem um grande diferencial: é totalmente grátis. Com ela você vê sugestões de Long Tail Keywords, além do volume mensal, da dificuldade paga e do CPC do termo.

O método de pesquisa é muito parecido como o do Twinwords. Você deve inserir uma Head Keyword e selecionar um país e idioma de busca.

Logo abaixo você poderá ver os dados dessa Head Keyword e logo em seguida uma tabela com sugestões de palavras-chaves. Lembre-se que a métrica “competição” do Ubersuggest se refere a dificuldade paga.

Google Search Console – Se a sua loja já está a pelo menos um mês no ar, o Google Search Console pode indicar quais palavras chaves já estão ranqueando seu site no Google. No console, você verá qual a sua posição média.

No Google Search Console, selecione a opção Tráfego de Pesquisa/Search Analytics. Nessa página você encontrará um gráfico e mais abaixo uma tabela com diversas palavras-chaves.

Essas palavras-chaves são aquelas que “ativam” seu site no Google. Aqui você pode ver dados como posição média das palavras-chaves, quantidade de cliques, impressões (quantas vezes seu site foi acionado pela palavra-chave em uma busca) e CTR (relação entre quantidade cliques e impressões).

Sugestões do Google – Quando você começa a digitar no campo de busca do Google, a ferramenta te dará algumas sugestões baseado no que outros usuários já buscaram. Esses termos aparecem no final da página também

Quando faço pesquisas de palavras-chaves gosto de usar primeiro o Twinword até esgotar meu limite diário e depois trabalhar com o Ubersuggest. Desse modo consigo preencher bem a planilha, porém fico limitado, pois o Ubersuggest não mostra a dificuldade orgânica dos termos (por isso talvez valha a pena investir em uma ferramenta paga como o Moz ou SemRush).

Preenchendo a planilha

Palavras-Chave

Aqui você deve colocar as sugestões geradas pelo processo de geração de Long Tail Keywords. No caso dos resultados do Ubersuggest e Twinwords, selecione apenas palavras-chaves com baixa dificuldade orgânica ou paga. No Google Search Console, selecione apenas palavras que fazem sentido para seu negócio e que tenham alta taxa de impressões.

Volume Mensal

Para descobrir o volume de palavras-chaves use o Twinword ou o Ubbersuggest. Lembre-se que volume alto geralmente significa mais concorrência. Por isso a dificuldade orgânica e paga devem ser os principais fatores para decidir se uma palavra-chave deverá ter prioridade na planilha ou não.

Posicionamento

Para descobrir o meu posicionamento para uma keyword eu uso o Small SEO Tools. Esse site possui diversas ferramentas gratuitas de SEO e uma delas é o Keyword Positioning que revela a sua performance no Google para uma busca com determinado palavra-chave.

Para usar a ferramenta basta inserir a URL do seu site, colocar as palavras-chaves no campo abaixo e clicar em check (existe um limite de 10 palavras por busca). Logo abaixo a ferramenta mostrará o posicionamento para cada uma das palavras-chaves

Dificuldade orgânica

A dificuldade orgânica é medida de 0 a 100. Veja abaixo a classificação das dificuldades.

0 – 19 – Certeza de sucesso
20 – 39 – Boas chances de sucesso
40 – 59 – Média chance de sucesso
60 – 79 – Poucas chances de sucesso
80 – 100 – Baixíssimas chances de sucesso

Durante as pesquisas você verá que as Head Keywords tem dificuldade orgânica de 100, revelando que não vale a pena investir nelas. A ferramenta Twinword disponibiliza dados de dificuldade orgânica de modo limitado e oferece um filtro muito útil para encontrar boas palavras-chaves.

Dificuldade Paga e CPC

A pontuação da dificuldade paga funciona da mesma forma que a da orgânica. O que faz a diferença aqui é o CPC – Custo por clique de um anúncio. O Ubersuggest é a ferramenta ideal para descobrir esses dados, pois é gratuito e sem limites.

Prioridade

A prioridade nada mais é do que a separação das melhores palavras-chaves. Destaque com um “x” as palavras chaves que tenham baixa dificuldade orgânica ou paga, CPC barato e posicionamento abaixo de 30. Com as melhores palavras-chaves destacadas, você terá mais segurança para continuar os próximos passos.

O que fazer?

Para decidir o que fazer com cada palavra-chave, você pode seguir esse mapa mental produzido pela Resultados Digitais:

Produzir conteúdo – Se o seu site está acima da centésima posição para a palavra-chave, o ideal é produzir um post de blog, um e-book, um vídeo, ou qualquer conteúdo para avançar algumas posições.

Otimizar páginas – Se a sua loja está abaixo da centésima posição porém com uma nota ruim de SEO, então o ideal é otimizar as principais páginas do seu site, como a página inicial e as páginas de produtos. Para descobrir quais os problemas de SEO de uma página você pode usar o SEO Analyzer, outra ferramenta do Neil Patel. Ela te dará um diagnóstico da página e o que deve ser melhorado e você poderá ainda comparar seu SEO com o de concorrentes.

Link Building – Se o SEO Analyzer apontar que não há problemas no seu site, você pode partir para o Link Building. Essa estratégia consiste em colocar links da sua loja em sites de terceiros. Essa estratégia deve ser feita com muito cuidado, pois o Google punirá a sua loja se isso for feito de uma forma não natural.

Comprar – Se você não está na primeira página para a palavra-chave e ela está com competição e preços baixos, existe uma boa oportunidade de gerar mais tráfego para o seu site comprando a palavra-chave no Google Adwords.

Nada – Se você já está na primeira página do Google, se os dados estão ruins (concorrência alta, preços altos, posicionamento ruim, volume baixo) então não faça nada. Apenas lembre que todo mês o Google faz atualizações no seu algoritmo, o que pode te jogar para a segunda ou terceira página de resultados. Por isso a pesquisa de palavras-chaves deve ser feita ao menos uma vez por ano.

Lembrando que você não precisa decidir o que fazer com todas as palavras-chaves da planilha, e sim somente com as melhores que você marcou como prioridade.

Dicas de uso da Planilha

Com a função classificar de A-Z você consegue ver quais palavras-chaves se destacam em determinada métrica. Veja como fazer isso na imagem abaixo:

Assim você verá com mais facilidade quais são as palavras-chaves de destaque para seu negócio.

Outra prática que facilitará bastante a sua vida é a separação de palavras-chaves destaque por cores de métricas. Se você olhar para imagem acima, algumas métricas e campo de prioridade estão com cores diferentes.

Desse modo fica muito mais fácil saber porque determinada palavra-chave tem prioridade. Por exemplo a palavra-chave agência digital Londrina tem ranking orgânico bom (mas que pode ser melhorado) e por isso recebe a cor amarela.

Conclusão

Nessa altura você terá uma planilha cheia de palavras-chaves e dados. Agora você decidirá quais termos você utilizará para SEO de acordo com a sua estratégia de Marketing.

Talvez você encontre palavras com métricas excelentes, mas que não fazem sentido para o seu negócio ou para sua persona. Evite usar essas palavras na sua estratégia SEO, pois elas atrairão o público errado para sua loja virtual.

Também é importante ter paciência, pois SEO não gera resultados da noite pro dia. Alguns especialistas afirmam que os benefícios demoram 1 ano para aparecer.

Por isso é importante investir em outras estratégias de Marketing Digital como Marketing de Conteúdo, E-mail Marketing, redes sociais, Links patrocinados. Somente com uma boa estratégia você terá o crescimento completo de sua loja virtual.

Tenha uma boa pesquisa ????.

Baixe a planilha de pesquisa-de palavras-chaves agora!