Será mesmo? Nessa postagem vamos abordar o porquê você deveria deixar de seguir ideias mais intuitivas ao senso comum e focar realmente no que irá solucionar esse cenário de aparentemente caos total.

Mas primeiro vamos discutir...

Porque o marketing é tão desvalorizado?

Está em todos os lugares, a crise chegou às famílias e empresas, são tempos de economia e redução, no mercado apenas o essencial é levado e aqueles dias de lazer são reservados para poucas vezes ao mês. Nas empresas tudo é reduzido, o ar condicionado é ligado poucas vezes ao dia e o material de limpeza também é diminuído e muitas vezes até fornecedores são substituídos ou renegociados. Se até fatores essências como a própria qualidade do produto é colocada em cheque, quem dirá o coitado do setor de marketing e comunicação que está ali “apenas para fazer propaganda”, são os primeiros a serem jogados para categoria de descartável.

Exatamente o setor responsável por criar relacionamento entre sua empresa e seu consumidor, fazer com que sua marca seja vista e percebida pelo público, criar vínculos de fidelidade e identificação e por fim, mas pelo visto não tão importante assim, responsável por efetivar todas as vendas do seu produto, esse mesmo setor é considerado um gasto a ser primordialmente reduzido, uma vez que supostamente ele é essencialmente desnecessário. Claramente não precisamos nem argumentar muito mais do porque comunicação não é algo irrelevante no seu negócio e sem dúvidas não é um gasto a ser considerado, exatamente porque ele não é um valor depreciado, mas sim um INVESTIMENTO. E é assim que vamos chama-lo a partir de agora. INVESTIMENTO.

É tempo de CRISE, o que fazer?

Se você percebeu a importância da comunicação para que seu negócio sobreviva, então você deve estar se perguntando o que fazer? Como continuar investindo se aparentemente estão todos fazendo o contrário, reduzindo gastos e cessando seu investimento em publicidade? Pois a resposta está nesse mesmo cenário, basta uma rápida assimilação: Se são tempos de crise para seu mercado de atuação e seus concorrentes também estão receosos de investir está aí sua OPORTUNIDADE de sobressair sobre eles e conquistar o mercado para si e isso só vai acontecer se você tiver uma estratégia efetiva de comunicação e marketing para atingir seu público-alvo, afinal, de que outra maneira você pode dizer aos seus consumidores que você está ali, preparado e pronto para eles, se eles não receberem essa mensagem?

A resposta é clara e objetiva, INVISTA EM COMUNICAÇÃO.

Ah, mas você não sabe o que fazer, não sabe por onde começar, qual ferramenta usar, linguagem, planejamento, mídia... Calma! Você não precisa saber nada disso, você é um profissional do seu mercado de atuação, sabe fazer de melhor o que sua empresa está dedicada a fazer, seu produto ou serviço. Quem está preparado para fazer a comunicação da sua empresa são os profissionais que se dedicaram a estudar e estão preparados para atender essa necessidade: o profissional de marketing e publicidade.

Comunicação VS Crise

A essa altura deve estar claro qual a principal arma contra o vilão da crise. A crise nada mais é do que um cenário do mercado a ser estudado, analisado e combatido com estratégias bem planejadas e estruturadas por uma equipe experiente para essas situações. Veja agora as etapas que seu negócio deve desenvolver junto a uma equipe criativa para atingir seu objetivo de comunicação e sair da crise lucrando mais, conquistando mais clientes e ganhando mais espaço no seu mercado.

Objetivo

O objetivo da estratégia precisa ser bem claro e objetivo, uma vez que todas as etapas posteriores se darão pautadas nesse único e central propósito. Estabelecer um objetivo apenas como “quero ganhar mais dinheiro” não resolverá o problema que seu negócio vem enfrentando, por isso é extremamente necessário que o empreendedor tenha VISÃO, conheça seu mercado de atuação e saiba como as variáveis estão se comportando e o que você precisa melhorar nesse momento. Por exemplo, você sabe que seus clientes gostam do seu produto e o percebem com um preço justo, mas eles não voltam novamente. Isso acontece devido um ruído em alguma variável do seu negócio, seja sua marca que não é reconhecida facilmente, sua localização (física ou virtual) que não pode ser encontrada ou acessada com fluidez e facilidade, entre muitas possibilidades. Essa etapa é definida num trabalho em conjunto com uma equipe criativa, é nesse momento que um documento muito importante com todas essas informações é gerado: o BRIEFING.

Planejamento

No planejamento é onde praticamente todo trabalho acontece, as informações são analisadas, ideias são levantadas e a criatividade flui solta para propor soluções efetivas, inovadoras e adequadas considerando todo o negócio, público e cenário para enfim estruturar uma ESTRATÉGIA de comunicação que cumpra o objetivo traçado.

Ferramentas

As ferramentas de um profissional de comunicação são várias e conhecidas de todos, afinal, elas precisam ter um alcance amplo e por vezes direcionado, personalizado e destinado a públicos específicos. As mídias se estendem desde as mais tradicionais como revistas, jornais e televisão, quanto as mais modernas e personalizáveis, principalmente na internet, como as redes sociais, sites e aplicativos.

Execução

Na execução todo o trabalho planejado é colocado estrategicamente em veiculação, seguindo cronogramas, sequencias e sendo expostas propositalmente em diferentes situações nas mídias selecionadas para esse objetivo. É nesse momento que seu negócio colherá os frutos desse trabalho.

Análise

A análise é dada pelos profissionais de comunicação no qual são observadas as informações estatísticas de todas as forças de comunicação aplicadas e os resultados colhidos. Essa etapa é extremamente importante para o feedback do investimento para com o objetivo estabelecido no início do processo. Essas informações também serão base para futuros investimentos.

Concluímos.

A crise é apenas um cenário mercadológico como qualquer outro, há oportunidades e desafios, vantagens e riscos, características únicas a serem observadas e apropriadas, mas lembre-se: seus concorrentes estão fragilizados nesse momento, assim como você, então seja forte onde eles não são, diga isso ao seu público e colha o resultado de um bom INVESTIMENTO.

Abaixo você confere nossa postagem como infográfico.