Sabemos que o frete é um fator decisivo na compra online, uma vez que seu valor somado ao produto muitas vezes se torna uma opção inviável contra a opção tradicional de consumir no comércio físico local. Segundo dados levantado pela WWO, 25% dos carrinhos abandonados são devidos ao valor do frete.
Como se não fosse suficiente prezar pela credibilidade da sua loja virtual, o e-commerce brasileiro hoje fica refém de uma empresa estatal chamada Correios, fato que desencadeia vários possíveis imprevistos e falhas no serviço, sendo muito recorrentes reclamações como atraso nas entregas, demora nas tratativas, extravios, preços abusivos e descaso no atendimento, além de outras menções menos recorrentes. Ainda que esses problemas não sejam atribuídos diretamente a culpa da empresa, a experiência de compra é fatalmente afetada e perde-se a boa referência que a loja deseja criar junto ao seu público consumidor.
Conhecendo esse cenário, trabalhar com inteligência é essencial para se sobressair frente a essas ameaças do mercado e evitar clientes desistindo de efetivar um compra ou voltar a consumir na sua loja. Conhecer bem como os Correios funciona, as burocracias e novidades que surgem a cada dia é importante e necessário, e mais eficiente do que protestar contra novas políticas (ainda que importante em situações desleais), é criar boas estratégias e estar preparado para cenários desafiadores.
Não ganhe com o frete
Muitos empresários sabendo que o valor do frete muitas vezes é subjetivo e seus clientes não sabem a real veracidade desse valor, acrescenta uma pequena porcentagem no valor do frete para faturar uma margem de lucro. Essa estratégia é um tiro no próprio pé. Encarecer o frete, ainda que pouco, será um fator determinante para a desistência da compra, uma vez que o frete por si só já é encarado como uma despesa adicional. A margem de lucro pode ser trabalhada de vários outros modos mais honestos e justos. O frete deve ser encarado unicamente como um valor de entrega necessário.
Identificação clara
Um fator importante que deve ser considerado no desenvolvimento da sua loja virtual é deixar claro todos os valores que o cliente precisará arcar para o consumo de determinado produto. Ainda que a poucos anos atrás a estratégia era atrair o cliente pelo preço unitário, isento de todas as taxas, seguros e frete, trazendo o acesso pelo valor reduzido, na concretização da compra após a soma de todos esses valores, sem dúvidas, é provável que aconteça o abandono e desistência da compra. Assim, é importante estabelecer na página de produto todos os custos que o seu consumidor precisa arcar, justificando e qualificando esse valor para que a compra seja feita com tranquilidade e segurança.
Listamos algumas soluções que você pode implementar no seu processo de compra referente ao frete, que vai tornar a vida do seu cliente mais fácil, e fazer com que o anúncio seja muito mais atrativo. Abordamos soluções que devem ser adequadas a sua realidade e faturamento. Pequenas, médias e grandes empresas têm possibilidades de trabalhar com margens e estratégias diferentes que cabe ao administrador do negócio estudar o caso e saber como melhor aplicar as soluções.
Soluções
Custo Fixo
Uma estratégia que fará com que seu visitante deixe de se preocupar com o frete é estabelecer um valor fixo para a compra em qualquer quantidade ou para qualquer região, assim o mesmo poderá fazer sua compra sem o fator surpresa. Sabendo que o frete é somado no valor final e a desistência acontece no carrinho de compras, estipular um valor fixo informado anteriormente é uma forma clara e objetiva de trazer informações importantes da compra para seu cliente ainda no processo inicial. Inclusive a estratégia pode estimular a compra de um volume maior de produtos para incluir o valor do frete a mais mercadorias.
Mas é importante considerar que o valor fixo não cause prejuízos no fechamento do faturamento, uma vez que os custos de envio são proporcionais ao seu produto. Por isso é importante considerar o tipo da sua mercadoria e um preço médio que seu produto geralmente é atribuído ao envio, considerando as localidades de maior recorrência e pedidos. O valor vai ser estipulado considerando todas as variáveis e médias sobre os dados de todas as suas vendas, por isso possuir um grande banco de informações sobre as transações para chegar ao valor é essencial nessa situação.
Frete Grátis
Um dos recursos mais usados em datas comemorativas e promoções é o frete grátis. Recorrente em grandes sites, o frete grátis é uma maneira extremamente atrativa para dias importantes e ocasiões de grande quantidade de vendas, como Black Friday e o Natal. Porém é uma estratégia que precisa ser muito bem planejada, afinal, é um valor considerável que você está custeando para fazer a entrega sem cobrar do cliente e esse valor precisa ser de alguma forma inclusa no faturamento final.
O Frete Grátis também pode ser adotado para atuar em localidades próximas, com políticas de frete grátis para uma região metropolitana visíveis no site. Pequenos e-commerces em fase inicial podem iniciar suas atividades vendendo para pessoas próximas da região onde atua, familiarizando com as atividades e rotina da venda online para num segundo momento, mais experiente, expandir os esforços de comunicação para o nível nacional.
Transportadora
Uma alternativa cada vez mais utilizada para se evitar o uso dos correios é a terceirização da entrega por transportadoras privadas, o que pode reduzir muito seu custo de entrega, uma vez que você tem um parceiro e pode negociar valores e volumes. Estudar bons parceiros e adequar seu produto para transportadoras privadas pode ser a solução ideal para fugir da burocracia e problemas que os correios vêm causando rotineiramente.
Fatores como o tamanho, peso e valor do seu produto devem ser analisados para essa situação, assim como a maior recorrência de pedidos por localidade. Alguns negócios se beneficiam muito com essa alternativa, enquanto para outros se torna inviável.
Omnichannel
Uma tendência para o e-commerce nos próximos anos, o sistema omnichannel é a integração da loja virtual com a loja física, isso é na prática, a possibilidade de comprar online e retirar seu produto num estabelecimento próximo a você. Sem disparidade de preços ou condições.
Quem mais se beneficiaria desse novo sistema são os grandes magazines que atuam forte em ambos os mercados, online e varejo físico, porém são necessários grandes modificações nas políticas de preço e condições, uma vez que essas empresas, ainda que de uma mesma rede, possuem uma certa flexibilidade de estoques, preços e condições próprias.
Conclusão
O e-commerce possui peculiaridades únicas e diferentes do comércio físico, ainda que muitas despesas não sejam necessárias, como uma infraestrutura para a loja, funcionários e manutenção do dia-a-dia, recursos importantes precisam ser estudados e implementados para que seu cliente não saia prejudicado desse relacionamento, uma vez que a facilidade e praticidade da compra online sempre foi seu lema. O frete será sempre um custo que deverá ser lançado no faturamento final, criar estratégias para que esse valor seja pago pelo cliente de maneira honesta sem que o mesmo se sinta prejudicado será uma forma efetiva de evitar desistências e concretizar mais vendas.
Abaixo você confere nossa postagem como infográfico.