Segundo pesquisa da Zoom, 48% dos brasileiros se baseiam no preço como principal fator de compra pela internet.

Por isso é muito importante que você saiba como definir os preços de produtos de sua loja virtual de modo correto, mas somente isso não basta.

Segundo a Atlas, a taxa média de conversão das lojas virtuais no Brasil ficam entre 1% e 2%. Um número que deixa muitos lojistas desanimados.

Em um cenário competitivo como o e-commerce brasileiro, é essencial utilizar “hacks” psicológicos para seduzir compradores.

Você já parou pra pensar porque muitas lojas colocam os preços de seus produtos como R$2,99 em vez de R$3,00?

Essa é uma das mais conhecidas estratégias psicológicas de precificação de produtos e que dá bastante resultado.

Nesse post falaremos sobre as principais estratégias de precificação psicológica de produtos focado em lojas virtuais.

  1. Reduza em uma unidade o dígito da esquerda
  2. Separe o preço do valor do frete
  3. Evite palavras que encarecem seus preços
  4. Mencione o quanto seu cliente pagará por dia
  5. Utilize quantidades que sejam multiplos do preço
  6. Escolha o momento certo de mostrar o preço
  7. Aumente o preço de seu produto antigo
  8. Atribua descontos a cross-sells de produtos inúteis
  9. Escolha entre o desconto em porcentagem ou dinheiro
  10. Reduza descontos de forma gradual ao seu término

1- Reduza em uma unidade o dígito da esquerda

A estratégia de reduzir o dígito da esquerda em uma unidade é a estratégia psicológica mais comum no comércio.

Essa estratégia faz com que o cliente tenha uma percepção de que o produto é mais barato do que ele realmente é.

Lendo o exemplo que demos de maneira consciente, é possível questionar se essa estratégia funciona de verdade.

A questão é que em um momento de compra menos consciente, as pessoas percebem R$9,99 como mais barato que R$10,00.

Agora compare as taxas de conversão do teste que a Gumroad fez sobre essa estratégia.

Em todos as comparações, os preços nos quais foram aplicados a estratégia tiveram melhor taxa de conversão que os preços inteiros.

Mas e os outros dígitos? Será que reduzir o preço de R$3,89 para R$3,85 ou R$3,79 dá resultados?

A resposta é sim, porém não é uma estratégia tão poderosa quando reduzir em uma unidade o dígito da esquerda.

2- Separe o preço do valor do frete

Apesar de mostrar ao cliente o preço final, somar o valor de frete ao preço do produto faz com que ele seja percebido como se fosse mais caro.

Lembre-se que o fator principal de compra dos brasileiros é o preço, e por isso elas tendem a tomar decisões baseadas no menor preço.

Porém, isso não significa que a estratégia de oferecer frete grátis não dê resultados, visto que o frete é um dos maiores obstáculos do e-commerce brasileiro.

Hoje em dia as pessoas pesquisam muito por um produto e oferecer frete grátis de verdade gera resultados positivos.

Inclusive uma das técnicas mais usadas pelos lojistas é oferecer frete grátis de verdade para regiões próximas ao depósito da loja ou acima de um valor de compras.

3- Evite palavras que encarecem seus preços

Existem algumas palavras que não devem ser colocadas perto de preços como “alta”, “crescer” e “mais”.

Em vez de utilizar palavras que apontem para cima, utilize palavras que apontam para baixo como “baixo”, “redução” e “menos”.

Esse cuidado especial com as palavras utilizadas é essencial visto que muitas vezes as pessoas apenas escanearão as informações mais importantes da página.

Por exemplo, na publicidade é muito comum que as agências evitem palavras de cunho negativo nas campanhas como não, impossível e nada.

Isso porque essas palavras passam a sensação de dificuldade e impossibilidade, uma percepção não desejada na maioria das campanhas.

4- Mencione o quanto seu cliente pagará por dia

Mencionar o quanto seu cliente pagará por dia é uma estratégia poderosa porque você mostrará valores menores para seu cliente.

Essa estratégia também funciona bem quando compara-se o preço final com produtos de baixo valor.

Por exemplo, um produto que custa R$90,00 equivale a um salgado assado por dia dentro de um mês.

Apesar dessa estratégia ser efetiva, lembre-se sempre que o que importa é o preço final.

Algumas pessoas deixam de mostrar o preço na página de compra para que o cliente seja obrigado a entrar em contato ou assinar uma lista de e-mail.

Porém, o mais provável é que o cliente simplesmente abandone a página se não puder ver o preço do produto online.

5- Utilize quantidades que sejam múltiplos do preço

É muito provável que você já tenha visto a estratégia “Leve 3, pague 2” e outras que utilizam quantidade de produtos e benefícios.

Esse tipo de estratégia funciona melhor quando o preço do produto é igual ao múltiplo de dois outros números.

Esse tipo de combinação faz com que as pessoas tenham a percepção de que o preço faz mais sentido.

Na infância nós aprendemos a multiplicar números e nós levamos para a vida toda a relação que os números múltiplos possuem entre si.

Além de múltiplos, é possível utilizar a soma também para fazer com que preço e quantidade combinem mais, apesar de não ser tão efetivo quanto os múltiplos

6- Escolha o momento certo de mostrar o preço

Existem duas possibilidades em relação a essa estratégia. Mostrar o preço antes do produto ou o produto antes do preço.

Cada uma dessas escolhas levam a diferentes questionamentos por parte dos clientes.

Se você mostrar o preço antes do produto os clientes se questionarão se o preço do produto à venda vale a pena.

Agora se você mostrar primeiro o produto e depois o preço os clientes questionarão se gostam ou não do produto.

A escolha certa depende muito do preço do seu produto.

Para produtos de luxo como joias, relógios e roupas de grife, há mais chances de sucesso se o produto for mostrado antes do preço.

Já para produtos utilitários do dia-a-dia como pilhas, canetas e papel, o ideal é mostrar primeiro o preço e depois o produto.

Essa estratégia é muito interessante porque dá a você o poder de escolher se quer que os clientes se baseiem pelo preço ou pela qualidade dos seus produtos.

7- Aumente o preço de seu produto antigo

Vamos supor que você acabou de lançar uma versão nova de um produto em sua loja virtual. O que fazer com o preço do antigo produto?

Sem pensar muito a maioria das pessoas reduziria o preço do produto antigo para que os clientes continuem adquirindo-o.

Porém, essa estratégia fará com que as vendas do produto novo caiam, pelo simples motivo de que as pessoas o acharão muito caro.

Se você reduzir o preço do produto antigo aumentará a diferença na comparação entre ambos os produtos, o que fará com que o produto novo pareça mais caro.

Agora se você aumentar o preço do produto antigo, a percepção que será transmitida é a de que por um valor a mais é possível ter um produto mais atualizado.

Essa estratégia funciona de forma parecida com a do Cross-selling onde o cliente é seduzido a pagar mais para ter maiores benefícios.

8- Atribua descontos para cross-sellings de produtos “inúteis”

Se tem um sentimento que todo ser humano tem é a culpa.

Esse é um sentimento que pode afetar bastante a venda de produtos “inúteis” como maquiagem, perfumes, joias, videogames e outros artigos que não são “necessários” para a sobrevivência.

Ofertar desconto em cima de um cross-selling de produtos “inúteis” fará com que as pessoas sintam menos culpa na hora de comprar por causa do benefício nos preços.

Nós já falamos em nosso blog sobre o potencial das estratégias de Cross-Sell, Up-Sell e Down-Sell.

O Cross-sell nada mais é que ofertar pacotes com mais de um produto por um preço melhor, o que influencia as pessoas a gastarem mais em sua loja.

Já o Up-sell e Down-Sell são a melhoria e redução dos benefícios de um produto por um preço melhor.

9- Escolha entre o desconto em porcentagem ou dinheiro

Os descontos são essenciais para que as pessoas sintam-se mais motivadas a comprar um produto e por isso otimizá-los é essencial para aumentar a taxa de conversão.

Veja os exemplos a seguir:

Como você pode ver, o exemplo 1 que utiliza o desconto em porcentagem dá a percepção maior de desconto do que ele realmente é.

Porém, a mesma lógica não funciona para produtos de R$100,00 para cima, nos quais o valor do desconto será sempre maior que sua porcentagem.

Nesse caso, o desconto que utiliza o valor a ser economizado é aquele que gera maior percepção de economia.

10- Reduza descontos de forma gradual ao seu término

Veja os exemplos a seguir:

Podemos dizer que o primeiro exemplo é a opção que gera mais resultados, visto que ele evidencia mais o sentimento do FOMO – Fear of Missing Out.

Traduzindo para o português, Fear of Missing Out significa “medo de ficar de fora” e é muito utilizado pelos profissionais de marketing.

No primeiro exemplo, além do medo de perder a promoção como um todo, ainda existe o medo de perder o benefício válido somente naquele dia.

Essa estratégia gera mais influência sobre o FOMO das pessoas, o que gera mais vendas por impulso.

Já no segundo exemplo, o único medo existente é o de perder a promoção além de que é provável que as pessoas deixem para comprar na última hora, o que abre espaço para imprevistos financeiros de clientes.

Conclusão

Com a alta competitividade no mercado do e-commerce, estratégias psicológicas de precificação de produtos são essenciais para o aumento da taxa de conversão.

Existem ainda outras diversas estratégias que não foram colocadas aqui, por isso é importante pesquisar bem sobre o assunto.

Além disso, todos os anos são feitas experiências para testar novas estratégias de precificação e por isso também é importante estar sempre atualizado.

Abaixo você confere nossa postagem como infográfico.