Alguns exemplos muito famosos que tem muita visibilidade no Brasil são: Lojas Americanas, Submarino, a Livraria Saraiva e o Walmart.
Os marketplaces são como grandes shoppings centers que reúnem uma gama de lojas em um complexo e variado varejo, com as mais diversas opções, produtos e preços.
Nesse cenário o shopping oferece às lojas um tráfego de pessoas intenso, proporcionando público que eventualmente conheçam sua vitrine e seus produtos. Essas pessoas são atraídas com uma grande promoção, um espetáculo ou apenas um espaço que proporcione lazer naquele passeio.
O marketplace trabalha da mesma forma, com algumas diferenças. Um grande marketplace utiliza do marketing digital com abrangência nacional. Através de um intenso posicionamento dos seus produtos em campanhas e anúncios em vários espaços promocionais. Garantindo um alcance poderoso de alto impacto na internet de toda sua gama de produtos de forma direcionada.
Conhecendo essas características é possível imaginar as vantagens de integrar seu e-commerce em um marketplace. As vendas assessoradas pela credibilidade da marca consolidada no mercado é um dos principais motivos que levam um anunciante a cadastrar seus produtos na plataforma.
Seu e-commerce pode ter muitos ganhos e benefícios, afinal, não são apenas vendedores sem sua loja virtual própria que utilizam esses recurso. É muito comum grandes lojas virtuais ampliarem sua estratégia de marketing digital através de uma integração dos seus produtos para que os mesmos sejam exibidos dentro dos marketplaces.
Os marketplaces buscam sua lucratividade através desse trabalho cobrando uma porcentagem sobre as vendas dos seus produtos realizados na plataforma.
Essa porcentagem não é pequena e trabalhar com preços atrativos, porém estratégicos é uma forma para se conseguir lucratividade sobre suas vendas.
Na prática da manutenção de um e-commerce é possível integrar sua loja virtual a um marketplace de forma automática, fácil e otimizada. Nós da VR SYS Agência Digital podemos te ajudar nesse sentido, fale conosco.
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Além dos benefícios já citados anteriomente, listamos três motivos para que você considere integrar seus produtos em um marketplace com resultados e efetividade.
Visibilidade
Ao anunciar dentro de um marketplace seus produtos passam a ganhar muito mais visitas e visibilidade do público desse grande portal. É claro que seu produto acaba sendo exposto para um público menos segmentado, porém o grande fluxo de novas visitas proporciona mais audiência para sua loja que pode ser acessada através de um link na página do seu anúncio.
Além disso muitos marketplaces dedicam páginas personalizados para sua loja, onde é possível exibir informações importantes como descrição, avaliações e depoimentos. Garantindo muito mais credibilidade junto a um público novo.
Mais vendas
Por possuir um alto trafego e um alcance poderoso no mercado, os marketplaces proporcionam uma grande efetividade na conversão de vendas dos produtos anunciados. Possuir um estoque preparado para essa demanda é fundamental ao decidir integrar sua e-commerce a essa ferramenta.
Como sua porcentagem de lucro é menor, vender mais não necessariamente vai significar um lucro muito maior instantaneamente, mas pode ser uma possibilidade valiosa de fidelizar clientes em um atendimento pós-venda com qualidade e atenção.
Dar um cupom de desconto ou incluir um material institucional no envio do produto pode garantir que na próxima compra esse cliente escolha sua própria loja virtual em vez de recorrer ao marketplace.
Crescimento do negócio
Com produtos bem indexados, vendas concretizadas, novos públicos alcançados e conquistados, é possível - a médio e longo prazo - prever o crescimento do seu negócio, que irá colher resultados de um trabalho estrategicamente empenhado em ganhar espaço no seu mercado de atuação.
Dessa forma sua loja virtual será conhecida e visitada por mais pessoas, com credibilidade e força de marca ainda maiores junto aos seus consumidores que optaram pelo seu produto e que agora podem retornar a sua loja e indicar seus amigos.
Ressalvas
É bom rever alguns conceitos antes de apenas olhar para as vantagens. Um trabalho de qualidade será essencial para prosperar em sua estratégia de vendas em marketplaces.
Atentar-se a fotos de qualidade, uma descrição completa que aborde dúvidas e eventuais problemas é importante sempre, seja na sua própria loja quanto no marketplace, mas reforçar a atenção para cadastramento de produtos completos nunca é demais.
Sua logística também deve ter um planejamento estratégico claro, objetivo e direcionado em resultados a médio ou longo prazo. Seu preço e marketing devem estar alinhados para atingir seu novo público, competir com concorrentes dentro das plataformas e sobressair em qualidade e atendimento.
Conclusão
Não encare marketplace como o salvador da pátria ou das suas vendas, ele é apenas um recurso poderoso que pode trabalhar em prol do seu negócio com resultados e efetividade. Mas através de planejamento, análises e uma boa prática do comércio eletrônico. Produtos com cadastro ricos e completos, imagens atrativas e descrições objetivas e solucionadoras serão essenciais para conversão de vendas, seja na sua própria loja ou não. Um grande portal de marketplace trará o tráfego e visitantes, mas você ainda precisa ser um bom negócio para seu cliente.
Abaixo você confere nossa postagem como infográfico.