A diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico
Antes de iniciar precisamos entender a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico. O primeiro trata-se de visitantes que chegarão até seu site por conta de anúncios, posts e links patrocinados, ou seja, propagandas que você pagou; esse é o método mais rápido para se conseguir mais tráfego e consequentemente vendas, mas também é o mais caro e é ai que entra o tráfego orgânico que oferece resultados tão bons e até mesmo melhores que o tráfego pago, e ainda não tem custos de anúncio, porém demanda tempo e trabalho. Nesta última modalidade as visitas se originam de pesquisas em buscadores como o Google, por exemplo, assim como de redes sociais, blogs, canais de vídeo etc...
Vamos focar nesse post em cinco dicas de como gerar mais tráfego de forma orgânica, pois entendemos que são mais vantajosos e úteis para seu negócio.
1 – Marketing de conteúdo: tenha um blog
Essa é uma regra básica para quem quer receber tráfego orgânico e fazer uso do marketing de conteúdo: ter um blog. Nesse blog você deve por meio dos artigos publicados posicionar os pensamentos de seu negócio, e explorar sua missão e valores em posts relacionados ao segmento, basta nos ter como exemplo, estamos sempre postando sobre coisas diretamente relacionadas à agência, mas também coisas relacionadas ao nosso segmento e que podem ser úteis aos nossos clientes.
Com o blog você pode trabalhar diversas formas de conteúdo não apenas artigos escritos, você pode trabalhar com infográficos que são extremamente atrativos para os leitores, pois resumem e exploram de forma visual as informações que ele quer obter. Sempre escreva sobre sua marca e explore a filosofia de sua empresa, pesquisas mostram que 82% dos consumidores se sentem mais positivos em relação a uma marca após ler conteúdo personalizado (DemandMetric), mas vale enfatizar que esse conteúdo deve ser relevante para seu cliente caso contrário não terá utilidade alguma e não trará tráfego pra sua loja.
2 – SEO
Se o blog é um requisito básico para trazer tráfego orgânico o SEO é o fundamento de tudo, pois com o SEO (Search Engine Optimization) é que sua loja será vista em buscas pelo Google e outros buscadores como o Bing da Microsoft ou até mesmo o Youtube. Visar um bom conteúdo para SEO é saber quais os termos estão sendo mais pesquisados e quais são os mais adequados para seu público, utilizando nós mesmos como exemplo: escrever um artigo e inserir nos títulos, subtítulos e texto sempre o termo e-commerce não é vantajoso, uma vez que um possível cliente mais leigo em relação a esse termo pode pesquisar nos mecanismos de buscas termos mais simples e populares como: loja virtual, loja online, etc.
Essas são as chamadas “palavras-chaves” e saber quais utilizar é parte importante para o SEO. Uma ferramenta interessante para aplicar esse conceito das palavras mais utilizadas é o Buzzsumo em que você pode pesquisar sobre um assunto e identificar os títulos mais utilizados em publicações sobre esse tema e o nível de engajamento de usuários com tais publicações em diversas redes sociais como mostra a imagem abaixo. É uma questão de estudo e análise das publicações com mais interações e as palavras-chave utilizadas.
Outra ferramenta que pode dar resultado é o Google Trends que fornece estatística de termos (keywords) de pesquisa ao longo do tempo. Isso é extremamente útil quando quer se saber o que os usuários estão pesquisando, e obviamente, investir naquilo que pode trazer um melhor retorno em sua estratégia. No exemplo abaixo podemos ver como são mostradas essas estatísticas no Google Trends:
3 – Parcerias
Uma vez que você já esteja postando em seu blog com certa periodicidade você pode apostar em parcerias com outros sites e blogs para aumentar o tráfego gerado organicamente. Mas como essas parcerias funcionam? Elas são uma forma de anunciar seus produtos num site parceiro não concorrente, pode ser apenas uma troca de links, ou o mais comum e interessante os guests posts.
Um guest post é quando você escrever um post relevante para os clientes do seu parceiro e esse post será postado no blog da empresa parceira, e vice-versa, é uma troca de posts. E claro uma oportunidade de inserir links que deem retorno de tráfego para seu próprio website.
4 – Mídias sociais
Esse é um tópico que vira e mexe estamos falando aqui no blog, mas é um meio de gerar tráfego que vem crescendo a cada dia, não é a toa que já temos até o social commerce, mas pense como é crucial estar presente em uma rede social, o Facebook, por exemplo tem 1 bilhão de usuários. O primeiro passo para garantir sua presença nas mídias sociais e gerar tráfego para sua loja virtual é criar uma página para sua loja ou marca e partir daí trabalhar as postagens e divulgação de seus produtos.
Lembrando sempre em como deve ser a distribuição de conteúdo em uma rede social, 80% conteúdo de entretenimento, educação e relevante para seu público e 20% de propaganda de fato. E os formatos que uma rede social permite trabalhar são maiores do que um blog: imagens, textos e vídeos. E da mesma forma que se pode criar anúncios pagos no Google, é possível criar anúncios nas redes sociais, o Facebook, por exemplo, integra os posts patrocinados com sua fan page e com sua conta no Instagram.
Para saber mais sobre como criar postagens matadoras para sua página no Facebook e outras mídias sociais é só conferir nossa postagem aqui.
5 – E-mail Marketing
Essa não é a opção favorita de nenhum público, principalmente quando empresas se aproveitam do e-mail marketing e exageram na quantidade de envios, por conta desse tipo de ações esse método ganhou uma má fama, mas tem muita empresa conseguindo tráfego e conversões por meio do e-mail marketing. Mas como conseguir os e-mails de clientes? O que tem sido feito é o uso de landing pages, mas há sempre uma troca, sua marca/empresa deve oferecer algo para que o cliente lhe forneça um e-mail.
Você pode oferecer bônus e ofertas especiais via e-mail marketing, ou oferecer e-books e outros tipos de materiais com conteúdo em troca do contato. Temos visto as duas formas serem bastante utilizadas e podemos garantir que quando o conteúdo desse bônus é relevante o cliente vai sim fornecer o seu e-mail.
Essas são as nossas dicas pra quem quer trazer tráfego para sua loja virtual, e elas servem também pra quem quer tráfego em seu website institucional. SEO e marketing de conteúdo são peças fundamentais nessa busca por visitantes e conversões, sendo muito útil para todos os casos.
Abaixo você confere nosso infográfico com as dicas!