Blog

Um blog feito para e por entusiastas de Design, Marketing, E-commerce e Tecnologias.

Na nossa última postagem falamos sobre design responsivo utilizando o Twitter Bootstrap. Mas o que seria Twitter Bootstrap ? O Twitter é amplamente conhecido, porém o Bootstrap não. O Bootstrap é o framework criado por Mark Otto e Jacob Thornton, ambos engenheiros do Twitter e segundo a Wikipedia, é uma coleção de ferramentas para criação de websites e aplicações web utilizando o HTML e CSS.

Com a popularização dos dispositivos móveis (smartphones e tablets principalmente) surgiu a necessidade de compatibilizar o conteúdo de websites tradicionais com estes dispositivos, que em geral possuem telas menores.

Sempre foi de minha curiosidade saber como esse oráculo digital consegue selecionar e organizar as informações na web. Ao digitar uma palavra ou sentença no seu campo de texto, os resultados, na sua maioria, serão aquilo que desejamos. Realmente por trás daquela interface simplificada de buscas do Google deve existir uma engine muito complexa e poderosa.

Nessa primeira postagem de 2013 (estivemos bastante ausentes por excesso de trabalho) iremos abordar o tema "Blog como ferramenta apoiadora de desenvolvimento de negócios".

Sempre gostamos de desafios, desde o começo de nossa carreira. A web nos reserva sempre bons desafios pois está em constante mutação (que o diga Sir Tim Berners-Lee). As demandas para desenvolvimento web com compatibilização em dispositivos móveis começaram a surgir na nossa empresa (apesar do mobile não ser algo novo) e isso nos forçou a estudar técnicas e frameworks para desenvolvimento. Todo o esforço foi recompensado recentemente e conseguimos adicionar em nosso portfólio de serviços o chamado "desenvolvimento mobile", seja em plataforma CMS ou desenvolvimento de soluções personalizadas.

Há algum tempo li um livro digital (e-book) com pouco mais de 70 páginas que fala sobre o ZMOT (Zero Moment of Truth) escrito por Jim Lecinski, evangelista do ZMOT, conceito desenvolvido pela gigante Google que é uma variante do FMOT (First Moment of Truth) desenvolvido de forma pioneira pela também americana P&G.

Segundo um post de Niels Provos da equipe de Navegação Segura do Google e publicado em matéria da PCWorld, descobre-se 9500 websites maliciosos por dia.

Geralmente são websites inofensivos que foram invadidos a partir de brechas conhecidas. O principal objetivo é conseguir algum dinheiro a partir das vítimas do golpe.

Levantamento realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) em sua 7ª pesquisa TIC Empresas 2011, conduzida pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), obtidos a partir de entrevistas com 5,6 mil empresas com dez ou mais funcionários no Brasil indicam que 40% das empresas brasileiras não possuem site institucional.