Logo da VR SYS - Agência Digital

Blog

Um blog feito para e por entusiastas de Design, Marketing, E-commerce e Tecnologias.

Já faz alguns anos que utilizamos em nossos projetos códigos desenvolvidos pela comunidade de código aberto. Não preciso nem comentar quanto tempo e neurômios são poupados ao utilizar códigos que foram desenvolvidos e testados por uma comunidade inteira espalhada pelo mundo.

Neste post gostaria de mostrar alguns números do CMS Joomla que é o nosso preferido quando a demanda é para desenvolvimento de um website/portal com gestão de conteúdo. O CMS, ou Content Management System, ou na tradução literal, Sistema de Gerencimento de Conteúdo, nada mais é do que um website que possui a gestão integrada de conteúdo em seu back end (área restrita), possibilitando ao cliente gerir o conteúdo do seu portal de uma forma ágil e simplificada.

Entrou hoje 01/03/2012 a nova política de privacidade da gigante de pesquisas Google. O princípio básico desta nova política é reunir dados únicos dos usuários em mais de 60 produtos da gigante americana.

 O objeto de discussão é o direito à privacidade do usuário. É sabido por muitos que o Google coleta dados pessoais de usuários com o objetivo de melhorar os seus serviços e obviamente os seus ganhos também !

Hoje pela manhã após ler os costumeiros noticiários de tecnologia me deparei com a seguinte manchete de uma matéria "Adobe vai demitir 750 funcionários" e reduzir investimentos em software.

O plano basicamente é focar em setores de crescimento mais rápidos como o de mídia e marketing digital. Esses dias outra notícia envolvendo a Adobe já chamou minha atenção, era a de qua a empresa não iria continuar a desenvolver seus produtos para plataforma móvel, especialmente o flash. Passaria apenas a lançar versões corretivas e não mais novos recursos. Na minha opinião isso é um grande indício de um grande baque para a tecnologia que durante anos foi a melhor forma para desenvolvimento de conteúdos mais dinâmicos (animações, websites, etc).

Recentemente foi veiculado na mídia informações sobre um "ciber ataque" proveniente da Ucrância que atingiu mais de 6 milhões de lojas virtuais (os populares e-commerces) em todo o mundo. A plataforma atingida é a reconhecida osCommerce, desenvolvida em PHP.

Depois de longa data sem postar achei o tema interessante para publicar no blog. Após ler a matéria do Computerworld  onde é apresentada a necessidade em se determinar o chamado ROI (retorno sobre o investimento) na utilização de software de código aberto. Um caso curioso apresentado na matéria é que as forças armadas do governo americano utilizavam 75% de suas aplicações de código aberto, sendo 50% de missão crítica, como identificado pela pesquisa da Olliance Group.

Com a adoção cada vez maior dos serviços presentes na nuvem (cloud) como o Google Apps (Docs, Agenda, Talk, etc) questiona-se se os empregos de TI nas empresas serão mantidos. Uma matéria na Computerworld comenta o assunto.

A Publicidade Online hoje é real e não uma promessa. Empresas que não anunciam seus produtos, seus serviços ou sua loja na internet perde atuação em mercado. Claro, não quero que o tio da padaria da esquina faça um site que venda pão para todo o Brasil, mas é muito importante ter uma página que mostre a sua empresa, seus produtos, serviços, horário de atendimento dentre outras páginas.

Muitos me perguntam "como meu site pode aparecer na primeira página do Google"? Há duas maneiras. Uma é usando técnicas de SEO e a outra é usando os Links Patrocinados. O SEO utiliza de técnicas de otimização do seu site para mecanismos de busca como os mais conhecidos Google, Yahoo Search! e o Bing da Microsoft, já os links patrocinados utilizam a publicidade dentro dos próprios mecanismos de busca. Grande parte da receita dos sites de buscadores vem dos links patrocinados.