Muitas pessoas esperam de forma ansiosa pela data para investir o dinheiro que guardaram para comprar os produtos tão desejados.
O que é e como surgiu a Black Friday?
Traduzindo para o português, Black Friday significa Sexta-Feira Negra e acontece na quarta sexta-feira do mês de Novembro, um dia após o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos.
O termo foi criado pela polícia norte-americana pelos transtornos que a data causava nos Estados Unidos, com congestionamentos e empurra-empurra.
No Brasil a primeira edição ocorreu em 2010 e desde então vem crescendo em lojas e consumidores adeptos.
Para potencializar as vendas da sua loja na Black Friday você deve seguir 3 passos:
- Definir uma Estratégia de Vendas
- Definir uma Estratégia de Marketing
- Preparar a sua Loja para a Data
Definindo uma Estratégia de Vendas
Para criar uma estratégia de vendas para a Black Friday é importante definir os seguintes fatores:
- Quais serão os tipos de desconto ofertados
- Qual será a porcentagem de desconto de cada produto
- Como garantir que não faltará produtos no estoque
Definir quais serão os tipos de desconto ofertados é essencial para que sua estratégia para a Black Friday de certo.
Não importa o quanto você investir em Anúncios no Google e nas Redes Sociais, Conteúdo de qualidade, geração de leads e outras estratégias de Marketing se o seu cliente encontrar uma opção mais benéfica.
Lembre-se que as pessoas estão cada vez mais criteriosas na hora de comprar pela internet e, com certeza, farão uma pesquisa antes de tomar uma decisão.
Existem diversos tipos de desconto e vantagens que podem ser ofertados. Veja agora alguns exemplos:
- Desconto e parcelamento sem juros
- Desconto ainda maior se a compra for a vista
- Cobertura do frete nas compras
- Na compra de um produto leva outro
- Descontos nas próximas compras
- Oferecer mais desconto para clientes recorrentes
- Oferecer mais desconto no preenchimento de um formulário de contato
- Oferecer mais desconto no compartilhamento do produto nas redes sociais
Existem dois fatores que você deve analisar em consideração antes de definir a sua estratégia.
O primeiro é que com a crise econômica, muitas pessoas não usarão cartão de crédito e por isso haverão muitos pedidos de pagamento à vista no boleto.
E o segundo é que, por causa da Black Friday, muitas pessoas adiantam as compras de Natal. Por isso é interessante pensar em formas de ganhar esse cliente para uma nova compra no mês de Dezembro.
Se você já tem experiência em vender na Black Friday use o feedback de clientes dos anos anteriores para construir uma estratégia ainda mais acertada.
Agora se essa é a sua primeira Black Friday, vale a pena analisar o que seus concorrentes fizeram nas últimas edições ou fazer uma pesquisa com seus clientes para chegar a uma estratégia onde ambas as partes saiam ganhando.
Em relação ao estoque é importante analisar alguns dados para não sobrar ou faltar muito produto.
Se a sua loja tem uma Wishlist, que nada mais é que a Lista de Desejos você pode usá-la para descobrir quais são os produtos mais desejados e assim ser mais assertivo na hora de encher o estoque.
Os produtos preferidos de seus clientes não podem faltar de jeito nenhum, pois eles serão o carro-chefe do seu faturamento.
Definindo uma estratégia de Marketing Digital
Como dito no tópico anterior uma estratégia de vendas é muito importante para que seu cliente perceba as vantagens de comprar na sua loja virtual.
Porém se não houver investimento em Marketing Digital ninguém verá sua estratégia. Será como um grande espetáculo sem ninguém para assistir.
Antes de comprar anúncios no Google e nas Redes Socias, investir em softwares de Marketing ou definir uma estratégia de Marketing existe algo que você deve descobrir: A sua Persona.
A Persona nada mais é que um personagem fictício do seu cliente ideal.
Construir uma estratégia de Marketing sem saber quem são seus potenciais clientes é arriscado e eu não recomendo de jeito nenhum.
Existem alguns métodos para levantar dados para a construção de sua Persona:
Proto-Persona - A proto-persona nada mais é que a construção de um personagem baseado em dados e pensamentos que você já possui sobre seu cliente.
É um método muito rápido, porém com uma margem maior de erro.
Etnografia Digital – Ver o que seus clientes têm curtido e comentado nas Redes Sociais pode gerar insights bem interessantes sobre eles.
Com esses dados você poderá construir um personagem fictício, porém para fazer uma boa pesquisa você deve analisar pelo menos 15 clientes o que levará um bom tempo.
Entrevista ou questionário – Esses são os métodos mais assertivos na geração da Persona. Com eles você receberá dados diretamente do cliente, com menores margens de erros.
Porém esse método conta com um fator complicado: o interesse de seu cliente em responder.
Após você descobriu quem é a sua persona fica mais fácil definir em quais canais, ferramentas e estratégias você focará seu dinheiro e esforços.
Por exemplo, se a sua Persona é do sexo feminino e seu produto tem um forte apelo visual, o Pinterest é uma boa opção para divulgar seus produtos e atrair possíveis clientes para seu site.
Quanto mais dinheiro você investir em Marketing, mais pessoas entrarão na sua loja virtual, porém isso não significa que você deve investir somente em estratégias pagas.
Otimizar seu site para mecanismos de busca (SEO) e criar conteúdo de qualidade são estratégias que demandam apenas tempo e são muito recompensantes.
Veja agora as estratégias que você pode implementar dependendo de sua Persona:
- Otimização do site (SEO)
- Criar um blog com conteúdo relevante
- Criar materiais para captação de e-mails via formulário (e-books, cursos)
- Anúncios via Google Ads
- Anúncios via Redes Sociais
- E-mail Marketing
- Publicidade off-line
Preparando sua Loja Virtual
Você já deve ter visto vídeos ou imagens de pessoas se atropelando para comprar um produto em uma loja física.
E seu eu te disser que isso também pode acontecer em uma loja virtual? Pois é.
A hospedagem da sua loja virtual funciona como um espaço físico. Se a hospedagem contratada for muito pequena, então seus clientes terão dificuldade em se locomover pela sua loja, ou seja, seu site ficará muito lento e fará o cliente desistir da compra.
A VR SYS Agência Digital recomenda uma hospedagem individual (VPS) para E-commerces, pois o volume de tráfego costuma ser bem maior que sites institucionais e pequenos blogs.
Depois de certificar-se que a hospedagem da sua loja aguentará o tranco, chegou o momento de preparar o seu site para uma ótima experiência de compras para seus clientes.
Veja algumas ferramentas que podem fazer seu cliente engajar com a sua loja:
Lista de desejos – Como já foi dito a lista de desejos pode ser usada para descobrir quais são os produtos mais aguardados. Um pouco antes da Black Friday, você pode enviar e-mails com os descontos dos produtos que seus clientes adicionaram a lista.
Notificações Push – As notificações Push são aquelas pequenas Pop-ups que aparecem nas bordas do navegador quando você entra em um site, perguntando se gostaria de receber ofertas e novidades na área de trabalho do seu navegador.
Pop-Ups – o uso de Pop-ups é algo bem polêmico. O problema é que muitas lojas virtuais utilizam pop-ups de modo irritante o que prejudica a experiência do usuário. Quando bem usadas, podem aumentar suas vendas ou gerar mais leads.
Chatbot ou Chat online – No dia da Black Friday o número de pessoas precisando de atendimento online aumentará e por isso a inteligência artificial de um Chatbot pode te ajudar. Disponibilizar um chat online ou atendimento via Whatsapp podem ajudar nesse atendimento também.
Outro ponto muito importante é a Identidade Visual da sua loja virtual. Assim como uma loja física decora o local para receber os clientes, decore a sua loja virtual com banners, selos de ofertas e até mesmo mudar alguns elementos do seu site como cor de fundo, menu e logo para entrar na onda da Black Friday.
Conclusão
Com esses 3 passos sua loja estará preparada para a Black Friday. Não use a Black Friday apenas para vender, mas também para criar relacionamento com esses clientes e ganhar compradores fiéis.
É muito importante que você seja honesto também. Como disse no início do texto, as pessoas estão muito mais criteriosas na hora de comprar pela internet e elas perceberão a sua “Black Fraude”.
Boas Vendas e Boas Compras!
Abaixo você confere nossa postagem como infográfico.