Caso a resposta seja sim, podemos dizer que você não está sozinho, pois sites e lojas virtuais que oferecem uma péssima experiência tem aos montes internet afora.

Se você possui um site, seja ele institucional, blog ou loja virtual, é essencial que você se preocupe com esse tipo de coisa.

Isso porque experiências ruins ferem a sua reputação. Você pode ser taxado de desleixado, preguiçoso, irritante ou oportunista.

Para evitar que isso aconteça, falaremos hoje sobre 7 coisas a se evitar em seu site ou loja virtual e assim colocar um sorriso no rosto de quem acessa.

  1. Pop-ups importunas
  2. Exagero em anúncios
  3. Poluição visual
  4. Redirecionamentos indesejados
  5. Lentidão no carregamento
  6. Design falho
  7. Formulários longos

1 - Pop-ups importunas

Podemos considerar que um pop-up é uma espécie de banner que "salta" para chamar a atenção do usuário.

sete coisas que irritam as pessoas em sites e lojas virtuais popup

Popularizados na década passada, os pop-ups ganharam uma fama negativa por ser algo muito importuno.

Então quer dizer que está proibido o uso de pop-ups? Não é bem assim.

O grande problema das pop-ups irritantes é que elas atrapalham a atividade das pessoas que acessam o site.

Ou seja, se você não atrapalhar a atividade, então o pop-up não será irritante e existem boas chances da pessoa aceitar o que ele oferece.

Na maior parte das ferramentas de pop-ups, é possível definir em que momento ele surgirá.

Dentre as opções mais comuns estão:

  • • Quando a página é carregada;
    • Depois de X segundos;
    • Na metade da página;
    • Ao fim da página;
    • Quando o usuário demonstra intenção de sair da página.

E qual dessas é a melhor opção? Isso dependerá do tipo de pop-up que você deseja disponibilizar em seu site.

Se o objetivo da sua pop-up é mostrar uma informação importante, como a mudança na data de um evento, o ideal é que essa pop-up apareça já no carregamento do site.

O mesmo é válido para pop-ups de ofertas ou cupons de desconto em lojas virtuais.

Agora se a sua pop-up oferta o download de um material, como e-books ou infográficos, o ideal é esperar um pouco mais.

Isso porque esse tipo de pop-up não oferece uma informação de extrema vitalidade, o que pode fazer com que o usuário sinta que foi atrapalhado em sua jornada.

No caso do nosso e-book 6 passos para criar sua loja virtual, nós definimos que ele aparecerá quando houver a intenção do abandono da página.

Desse modo, o pop-up só aparece quando o cursor do mouse vai para a barra do navegador.

Com isso garantimos que a pessoa leu todo o conteúdo da página antes da pop-up aparecer.

2 - Exagero em anúncios

Os anúncios são uma das formas mais fáceis de se ganhar dinheiro pela internet.

Basta fazer um site, configurar o Google Adsense e começar a veicular anúncios pela internet. Quanto mais acesso você tiver em seu blog, maiores serão seus ganhos.

Porém, algumas pessoas sacrificam o bom senso pelo dinheiro e entopem suas páginas de anúncios.

sete coisas que irritam as pessoas em sites e lojas virtuais img ads

Não é a toa que as extensões "adblock", que bloqueiam anúncios nas páginas são tão populares.

Com a popularização dos smartphones, os anúncios se tornaram mais invasivos ainda, visto que eles ocupam uma proporção muito maior da tela nesses aparelhos.

E qual é a regra para implementar anúncios de modo que não irritem as pessoas? A resposta é não atrapalhar sua atividade.

Colocar muitos anúncios no meio do conteúdo é algo irritante e também transmite o sentimento de desespero para lucrar.

Por isso evite implementar muitos anúncios em áreas de conteúdo, e prefira as laterais e a parte de baixo do site para isso.

3 - Poluição visual

Toda pessoa que entra em um site ou loja virtual possui um objetivo.

Esse objetivo pode ser comprar um produto, encontrar uma informação ou consumir um conteúdo.

O problema de sites poluídos visualmente é que eles aumentam o tempo para cumprir esses objetivos por oferecer muitas opções.

sete coisas que irritam as pessoas em sites e lojas virtuais poluicao

Ou seja, o usuário precisará se esforçar muito para fazer aquilo que deseja em um site visualmente poluído.

Com a tecnologia de alta velocidade, todas as respostas estão há poucos segundos de distância e por isso as pessoas perdem a paciência em sites assim.

E a grande maioria delas fechará um site poluído antes mesmo de navegar, pois sabe que o esforço é desnecessário.

Com a grande gama de opções, ela sabe que basta uma pesquisa no Google para encontrar um site confortável de navegar.

4 - Redirecionamentos indesejados

Esse tipo de prática já não é mais tão comum em sites sérios, porém ainda é possível encontrar exemplos, como em casos de sites de downloads.

Um redirecionamento indesejado ocorre quando o site te leva para uma página a qual você não clicou, ou ainda abre uma nova aba, geralmente com alguma publicidade ou conteúdo explicito.

sete coisas que irritam as pessoas em sites e lojas virtuais redirecionamentos

O grande problema disso, é que mais uma vez o usuário está sendo atrapalhado na realização de uma tarefa por um motivo banal.

E abrir um conteúdo explicito em outra aba sem a permissão do usuário deixa de ser um problema técnico e passa a ser ético.

Imagine que você pegue um Uber e peça a ele para ir ao centro da cidade e ele te leve a um bairro perigoso. Um redirecionamento indesejado é mais ou menos isso.

5 - Lentidão no carregamento

Segundo os manuais de SEO, um site deve carregar em até 3 segundos para que ele ranqueie bem nos mecanismos de buscas.

Mas por qual motivo os mecanismos de buscas como Google, Bing e Yahoo consideram o tempo de carregamento de um site como fator determinante para ranqueamento?

Pense que essas empresas desejam oferecer sempre as melhores respostas nas primeiras posições das pesquisas.

Como já dito, as pessoas querem soluções rápidas e os mecanismos de buscas sabem disso e priorizarão sites leves nas primeiras posições.

Para melhorar a velocidade do seu site, existem diversas práticas que podem ser utilizadas, algumas simples e outras nem tanto.

Na ferramenta Google Pagespeed Insights é possível ter um diagnóstico do tempo do carregamento de seu site.

Além disso, o Pagespeed mostra quais são os pontos do site que necessitam de otimização, o que é ótimo para melhorar o tempo de carregamento.

6 - Falhas de Design

Nós já explicamos diversas vezes em nosso blog o motivo pelo qual o design é tão importante para sites e lojas virtuais.

Não se trata apenas de deixar o visual mais bonito, mas também de tornar a navegação mais fácil para o usuário.

sete coisas que irritam as pessoas em sites e lojas virtuais capa img design

Por exemplo, a poluição visual que já foi citada no post é uma séria falha de design, que afeta e muito as atividades do usuário no site.

E por isso é importante evitar todos os tipos de falhas de design. Para isso recomendamos nosso guia de Design para quem não é designer.

Veja agora algumas regras simples de Design que podem melhorar muito um site ou loja virtual:

  • Espaços vazios transmitem a sensação de organização e respiro
    Alinhar os elementos gera uma sensação de organização e ordem
    Baixo contraste entre figura e fundo, dificulta o entendimento do primeiro
    Padronize elementos como cores, ícones, ilustrações e fotografias
    Evite utilizar muitas fontes em seu site. Duas já são suficientes.
    Utilize esquemas de cores e evite o exagero cromático.

Com essas simples regras já é possível melhorar e muito o visual e a experiência de um site ou loja virtual.

7 - Formulários longos

Formulários são chatos de responder e por isso quando as pessoas se deparam com algum muito longo, a tendência é que elas desistam de preenchê-lo.

Apesar da maioria dos navegadores atuais terem a função de preencher formulário automaticamente, ainda assim manter o formulário curto é importante.

Formulários muito longos são muito comuns em lojas virtuais, onde o usuário precisa preencher uma série de informações para finalizar a compra.

Por isso, o ideal é pedir apenas informações essenciais para a realização da compra, tornando o processo mais rápido.

Em estratégias de inbound marketing, é muito comum a utilização de formulários para download de materiais.

Nesse caso, o formulário também deve ser curto, porém há uma abertura maior para perguntar sobre alguma características que possa separar os leads.

Por exemplo, para um petshop faz muito sentido perguntar quantos animais o usuário possui no formulário.

Desse modo, é possível colocar o usuário que tem mais de três cães com um lead mais qualificado do que aquele que possui apenas um.

Conclusão

Como você pode perceber os fatores que mais irritam um usuário estão relacionados a 3 pontos:

  • Atrapalhar a tarefa do usuário;
    Exigir um grande esforço por parte dele;
    Fazê-lo esperar muito tempo.

Se você tiver consciência desses 3 pontos, pode ter certeza que as pessoas que acessam o seu site terão uma experiência tranquila.

Essa experiência com a sua marca é muito importante para que ele forme uma opinião positivada sobre você.

Abaixo você confere nossa postagem como infográfico.

sete coisas que irritam as pessoas em sites e lojas virtuais infografico