Até então, a televisão era o grande veículo criador e disseminador gede conteúdo, mas com a popularização da internet nos anos 2000 isso começou a mudar.
Você deve conhecer diversos nomes de Influenciadores Digitais como Felipe Neto, Whinderson Nunes, PC Siqueira, entre muitos outros.
Gostando deles ou não, essas personalidades têm muita influência sobre seu público, às vezes mais que famosos do cinema e da televisão.
Parece exagero, certo? Mas não é. Basta ver o que está acontecendo com o maior youtuber do mundo, o sueco Felix Kjellberg, conhecido também como PewDiePie.
Desde 2014, Felix possuía o maior canal de Youtube do mundo e estava na liderança isolada na plataforma, porém em 2018 um canal indiano chamado T-Series encostou e a tendência é que em breve ultrapasse o canal de Felix em número de inscritos.
Felix não precisou nem pedir. Seus fãs de prontidão começaram a angariar inscritos para seu canal do jeito que podiam, com camisetas personalizadas, placas, panfletagem e até mesmo anúncios em outdoors.
Agora imagine todo esse poder de influência sendo usado à favor da sua empresa ou produto.
O Marketing de Influência é uma estratégia na qual você busca por criadores de conteúdo que tenham influência sobre seu público para que divulguem a sua marca ou seu produto, assim transferindo sua influência para sua empresa.
Hoje, você vê diversas empresas utilizando produtores de conteúdo em suas ações de marketing. A Vivo já fez parceria com Whynderson Nunes, a Casas Bahia já fez com o Fred do Desimpedidos e o time do Botafogo tem parceria com o Felipe Neto.
Talvez sua empresa não tenha condições de fazer parcerias com grandes influenciadores, mas isso não significa que você não possa se beneficiar dessa estratégia com produtores menores.
Os Benefícios do Marketing de Influência
Contato direto com o influenciador
Um dos benefícios de trabalhar com boa parte dos influenciadores digitais, é que não existem muitos obstáculos para entrar em contato com eles, como empresários e agentes. Basta um telefonema, e-mail ou mensagem nas redes sociais para que vocês possam conversar sobre uma parceria.
Confiança no influenciador
Os fãs confiam bastante em seus produtores e isso pode ser bom e ruim ao mesmo tempo. Se um influenciador anunciar seu produto em suas redes sociais, isso fará com que mais pessoas o comprem, porém se o influenciador entrar em alguma polêmica seu Branding poderá ser manchado.
Anúncios estão perdendo força
Hoje em dia muitas pessoas já utilizam os chamados adblocks, ferramentas que bloqueiam os anúncios de suas telas. Propagandas, por mais divertidas ou emocionantes que sejam, são invasivas e irritam as pessoas. Com o Marketing de Influência é possível fazer uma publicidade mais “natural”, sem cara de propaganda.
Crescimento das redes sociais
As Redes Sociais crescem de modo exponencial no Brasil e isso faz com que o Marketing de Influência seja ainda mais atrativo. Se você acha que a sua empresa não possui perfil para redes sociais é melhor repensar isso. Existem plataformas como LinkedIn e Twitter que são bastante utilizadas por empresas e influenciadores mais sérios.
Como construir uma Campanha com Influenciadores?
Determine quem é o seu Público-Alvo e suas Personas
Se você ainda não definiu quem é o público-alvo da sua empresa e não criou as Personas do seu negócio, saiba que você está deixando de ganhar dinheiro. Isso porque suas ações de Marketing são muito mais assertivas quando você mira nas pessoas certas.
Em uma estratégia de Marketing de Influência, trabalhar com público-alvo e personas pré-definidas é essencial para o sucesso da campanha. A ideia de que apenas o número de seguidores do influenciador importa é equivocada e pode levar ao fracasso da campanha.
Saber quem é o seu público-alvo também é importante para definir o formato do conteúdo que será produzido. Se o seu público consome bastante tirinhas e memes na internet, investir em um influenciador que produz esse tipo de conteúdo é uma ótima opção.
Defina objetivos claros para a campanha
Uma campanha pode ter um ou mais objetivos como aumentar a venda de um produto, tornar sua marca mais famosa, promover um novo produto, aumentar a confiança das pessoas na sua marca, gerar leads para automação de marketing, entre outros.
Não faça Marketing de Influência apenas porque marqueteiros estão dizendo que isso dá certo. Pense bem nos objetivos que você deseja alcançar com isso e defina KPIs, que nada mais são que as métricas chaves da campanha que podem variar com o objetivo da campanha.
Exemplos de KPIs: Número de Pessoas Alcançadas, Número de Pessoas que engajaram, Número de Vendas Diretas, Retorno sobre o investimento (ROI), etc.
Trabalhe com o Influenciador Certo
Como já foi citado, não dá pra escolher um influenciador apenas baseado em número de seguidores. Na hora de escolher o influenciador leve em conta os seguintes quesitos:
Popularidade do influenciador
Não basta ao influenciador ter muitos seguidores, se eles não interagem com as postagens. Por isso analise também se o engajamento por posts é alto, como curtidas, comentários e compartilhamentos.
Existem algumas ferramentas que podem facilitar a comparação entre opções de influenciadores como Google Trends e Buzzsumo.
O Google Trends é legal caso você esteja buscando por um influenciador famoso e quer ver se ele está se tornando tendência e também comparar opções de acordo com a quantidade de buscas por região.
Já o Buzzsumo é interessante caso você esteja buscando por produtores que possuem conteúdos sobre um determinado assunto com bastante curtidas, comentários e compartilhamentos.
Um ponto positivo do Marketing de Influência é que nos últimos anos, as Redes Sociais vem reduzindo o alcance de postagens feitas por perfis empresariais, para que os usuários possam ver mais postagens de amigos, familiares e assim terem uma melhor experiência.
A ordem de prioridade da maior parte das redes sociais para posicionar o conteúdo para o usuário é a seguinte:
- posts de amigos e familiares
- posts de perfis com os quais o usuário engaja (curte, comenta ou compartilha)
- posts de perfis com os quais as pessoas não engajam
Os influenciadores estão na segunda posição da prioridade enquanto que a sua empresa provavelmente estará na terceira, a não ser que você compartilhe com frequência conteúdo com alto grau de engajamento, como memes, frases inspiradoras e fotos dos “bastidores”.
Importante lembrar que cada rede social tem suas características próprias. Por exemplo, no Instagram, os produtores que possuem mais de dez mil seguidores podem colocar links em seus stories, o que faz com que eles sejam ideais caso você deseje redirecionar pessoas para o seu site.
Reputação do Influenciador
Infelizmente, muitos influenciadores acabam se envolvendo em polêmicas que acabam com sua reputação. Isso pode ser um problema para sua empresa, caso aconteça durante a campanha.
A mais recente foi do youtuber Éverson Zoio, que em vídeo postado no Youtube, relatou ter tido relacionamento sexual com uma ex-namorada enquanto ela estava dormindo, o que pela Lei brasileira configura crime de estupro.
Mesmo depois de pedir desculpas e afirmar que tudo não passou de uma brincadeira, o estrago já estava feito. Everson teve sua participação no evento Curitiba Social Mix cancelada pelos organizadores e também foi investigado pela polícia.
Outro ponto que é importante lembrar é que quase todo influenciador digital tem “haters”, pessoas que o odeiam por apoiar uma causa política, pela sua personalidade, ou por causa do conteúdo produzido.
Um caso que merece ser analisado é a campanha recente de 30 anos do slogan “Just Do It” da Nike com o jogador de futebol americano Colin Kaepernick.
Essa campanha foi duramente criticada pelas alas conservadoras, diversas pessoas boicotaram a empresa e até mesmo vídeos onde tênis da Nike são queimados, foram gravados em resposta à campanha.
O motivo da ira foi que em um jogo de 2016, o jogador se ajoelhou no momento do hino nacional dos Estados Unidos, como uma forma de protestar contra a brutalidade dos policiais americanos contra a comunidade negra no país.
Apesar disso, a Nike teve um aumento 31% nas vendas na primeira semana da campanha, o que mostra que no final das contas duas coisas importam: seu público-alvo e a Visão de mundo que a sua empresa compartilha.
É fake?
Tome cuidado com perfis que possuem muitos seguidores, mas não produzem nenhum conteúdo, pois eles podem ser fakes.
Hoje em dia é muito comum que as pessoas façam o famoso “me segue que eu sigo de volta”. Apesar de parecer uma estratégia interessante, se uma pessoa possui muitos seguidores que não interagem com seu conteúdo, o alcance desse perfil será baixo.
Analise o conteúdo que essa pessoa produz. Se ela apenas compartilha posts de terceiros no Facebook ou só faz retweets no Twitter evite-a como parceira.
Formatos de parceria
É importante que você permita que o influenciador dê sugestões para a campanha, pois ele sabe o que gera mais engajamento entre o público dele. Existem alguns formatos de conteúdo que são bastante populares no Marketing de Influência.
Conteúdo Patrocinado
O conteúdo patrocinado é o formato mais popular, no qual o influenciador promoverá o seu produto em troca de dinheiro ou unidades do seu produto.
O formato do post pode ser com fotos ou vídeos do influenciador utilizando ou recomendando o seu produto.
O benefício desse formato é que ele costuma ser barato e além disso, o influenciador falará apenas bem do seu produto.
Avaliações do Produto
Se você confia na qualidade do seu produto ou serviço, então poderá utilizar-se desse formato com tranquilidade.
Em uma avaliação, você dará uma unidade do seu produto de graça para o influenciador e pedirá que em troca ele faça uma avaliação honesta dele.
O benefício desse formato é que, caso a avaliação seja positiva, ela dará uma segurança maior nos fãs quanto a qualidade do seu produto.
Competições e Sorteios
Nesse formato você dará algumas unidades do seu produto para que o influenciador sorteie ou faça alguma competição entre seus fãs.
Para que uma pessoa possa participar da competição ou sorteio, peça alguns requisitos como dar like no post, compartilhar o post ou marcar amigos nos comentários.
O benefício desse tipo de formato é que a postagem dará muito mais engajamento pela chance de ganhar seu produto de forma gratuita, além de que ajuda você e o influenciador a ganharem mais seguidores.
Co-criação de conteúdo
Se a parceria com um influenciador estiver dando muito resultado, considere fazer uma cocriação de conteúdo com ele.
Esse formato tem uma duração muito maior do que os outros, e dará mais trabalho para o influenciador, o que aumenta também o preço da campanha.
O benefício desse formato é que a imagem da sua marca estará atrelada a imagem do influenciador, além de que o tempo de exposição da sua marca será maior.
Embaixadores da Marca
Um embaixador de uma marca, nada mais é que um influenciador que produzirá praticamente todos os formatos citados anteriormente.
O diferencial dessa estratégia é que as atividades do embaixador são constantes e você ainda pode fechar um contrato para que ele seja embaixador apenas de sua marca.
A vantagem desse formato é que você praticamente ganha um garoto(a)-propaganda para sua marca e que não poderá fechar contrato com seus concorrentes.
Monitore os Resultados da Campanha
Depois que a campanha estiver no ar, é chegada a hora de monitorar os KPIs da campanha. Essa é uma etapa muito importante para analisar se a campanha trouxe resultados positivos ou não.
Nesse caso é interessante que você informe ao influenciador que precisará ver algumas informações de redes sociais que somente ele tem acesso, como engajamento.
Conclusão
O Marketing de Influência é uma forma de impulsionar sua marca, seu serviço ou seu produto, que pode sair barato dependendo do produtor que você escolher para a parceria.
Apesar de parecer uma estratégia mais válida para empresas B2C (produtos voltados para o consumidor) o Marketing de Influência também pode ser usado por empresas B2B (produtos voltados para outras empresas). Nesse caso, busque por influenciadores que sejam especialistas na área de atuação da sua empresa.
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Abaixo você confere nossa postagem como infográfico.