Quem me dera se as coisas fossem assim tão fáceis (rs).
Se você apenas colocar o seu site no ar e não investir em estratégias para atrair pessoas para ele, o número de visitantes será baixo, e em consequência disso, o seu faturamento também.
Existem diversas estratégias para aumentar o tráfego do seu site. Porém o blog é uma das formas mais baratas de atrair visitantes.
Julius aprova a economia que um blog traz.
Para iniciar o seu blog, você precisa de duas coisas: a primeira é criar uma página de blog em seu site (se não possui conhecimentos para isso, entre em contato conosco ????) e a segunda é possuir tempo para escrever os conteúdos.
Caso você possua recursos, existe também a opção de contratar um profissional, freelancer ou Agência para produzir conteúdos de alta qualidade para seu blog.
Mas um blog funciona mesmo?
Muita gente duvida da eficiência de um blog para seu negócio. Isso em partes acontece porque as pessoas acham que o blog nada mais é que um passatempo.
Apesar de eu gostar muito de escrever, a maior parte dos blogs não existem apenas para que o autor se divirta.
Muitos sites e lojas virtuais têm usado o blog para aumentar o número de visitantes no site e também para gerar novos clientes.
Vou usar o exemplo do nosso blog para provar o potencial que essa ferramenta possui para gerar acessos para o seu site
Na imagem abaixo, repare a imensa diferença entre o período anterior e posterior ao ano de 2015.
No dia 17 de agosto de 2010, nosso primeiro post estava no ar. Um post simples, com poucos parágrafos para apresentar o blog.
Nessa época anterior a 2015, nossos posts eram muito simples e não havia um cronograma de postagens, ou seja, os conteúdos saiam se houvesse tempo de produzi-los.
A partir do final de 2014, começamos a produzir posts mais extensos e com mais frequência. A partir daí nosso tráfego apenas aumentou e foi tudo muito maravilhoso. Só que não.
Você percebe que nesse gráfico a partir de 2015 os números variam bastante. E isso aconteceu por diversos motivos como atualizações no algoritmo do Google, posts que fizeram muito sucesso, baixa de tráfego nas férias de julho e janeiro e também houveram alguns momentos onde foi necessário deixar o blog de lado para atender demandas mais urgentes.
Veja os gráficos dos últimos 4 anos:
Agora observe as médias de visualizações:
- Média de visualizações mensais em 2013 = 379 visualizações
- Média de visualizações mensais em 2014 = 721,92 visualizações
- Média de visualizações mensais em 2015 = 2097,17 visualizações
- Média de visualizações mensais em 2016 = 1960,17 visualizações
- Média de visualizações mensais em 2017 = 2153,83 visualizações
- Média de visualizações mensais em 2018 (até outubro) = 2179,20 visualizações
Apesar das variações no gráfico, a média de visualizações mensais giram em torno de 2000. Perceba também a diferença absurda entre 2013 e 2015.
Como dito antes, houve muita variação de alguns meses pra outros entre 2015 e 2018 por diversos motivos. O nosso objetivo para 2019 é fazer com que o gráfico seja crescente e com variações menores.
Mas voltando a pergunta, um blog vale mesmo a pena? Como você viu, um blog com postagens fracas e com baixa frequência, não farão muita diferença no seu tráfego.
Agora um blog bem trabalhado fará com que o número de visitantes e consequentemente o de clientes aumentem.
E como ter um blog que gere acessos?
Escreva para quem importa
Antes de iniciar um blog é necessário pensar para quem você está escrevendo. Se você ainda não descobriu quem é o seu público-alvo e personas faça isso agora.
Isso porque o blog deve ser uma forma de atrair aquela pessoa com potencial de comprar seu produto ou serviço.
Com essa informação em mãos, fica mais fácil definir que tipos de conteúdos, linguagem e também os meios de divulgação que serão usados para compartilhar o post.
Aqui na VR SYS Agência Digital nós implementamos um banco de ideias de conteúdo, que nada mais é que um documento aberto no qual todos os colaboradores podem inserir ideias para postagens.
Sempre que tiver uma ideia que julgue legal para postagem, coloque-a no banco de ideias para não esquecê-la.
Cuidado com a linguagem e o tom de voz
Um erro de português dói na alma de qualquer pessoa. Por isso é importante sempre revisar o conteúdo antes de postar.
Antes de postar o texto, eu o passo para outra pessoa revisar, pois escrever é um processo cansativo e com isso aumentam as chances de que algum erro ortográfico não seja notado.
Outro ponto importante é tomar cuidado com o tom de voz que você usa. Um bom texto deve ser como uma conversa informal entre duas pessoas, mas dependendo do seu público, evite gírias e tome cuidado com o senso de humor.
Não se esqueça que um bom texto transmite emoções positivas para o leitor. Muitas pessoas, com o intuito de vender, transmitem o sentimento de “se você não comprar meu produto, você irá se dar mal”. Tome cuidado com isso.
Essa tentativa de transmitir medo para o leitor pode até gerar algumas vendas, mas, por outro lado, muitas pessoas perceberão a intenção do escritor e questionarão o seu caráter ou ainda acharão que a empresa está a beira da falência (desespero por novos clientes).
Por isso a estratégia correta é mostrar o sucesso que o cliente terá com o seu produto e não o seu fracasso caso não compre.
Não se esqueça dos Smartphones
Metade das buscas do Google acontecem em dispositivos mobile e por isso é essencial que o seu texto seja adaptado para smartphones.
Percebeu como os parágrafos desse post são curtos? Eu os escrevo dessa forma porque nos dispositivos mobile a quebra de linha acontece antes do que na tela do computador.
Isso significa que um parágrafo de 4 linhas escrito no computador, terá mais ou menos 8 linhas nos smartphones. Agora imagine um parágrafo de 16 linhas...
São 32 linhas nos smartphones!
Parágrafos grandes são cansativos e trazem tédio ao leitor. Por isso não tenha medo do que o seu professor de português diria e escreva parágrafos pequenos à vontade.
Escreva posts otimizados para os buscadores
A maior parte dos acessos do seu blog ocorrerá através de buscadores como o Google. Por isso é importante que seu texto seja otimizado para que fique, no mínimo, na primeira página de resultados.
Para isso você precisa escrever um texto que seja útil e gostoso de ler. Caso contrário, as pessoas abandonarão sua página, sem terminar o texto, e isso contará pontos negativos para você.
Um bom texto para buscadores deve possuir no mínimo 500 palavras para ser considerado completo. Esse post, por exemplo possui 1646 palavras.
O ideal, segundo o Neil Patel, é que um texto tenha em média 1800 palavras para constar na primeira página do Google.
Outro ponto importante são os links internos e externos. Se você já produziu um TCC, ou dissertação de Mestrado ou tese de Doutorado sabe como as referências são importantes.
Links funcionam de uma forma mais ou menos parecida com as referências. Se o seu site possui links internos para outras páginas e links externos para outros sites de boa qualidade, o Google interpretará que você usou boas referências para produzir o texto, assim como em um trabalho acadêmico.
Um grande exemplo da importância dos links é o Wikipédia. A famosa enciclopédia digital possui muitos links internos em todos os artigos e esse é um dos motivos pelos quais o Wikipédia está quase sempre na primeira posição do Google.
É importante lembrar que não é bom colocar links de concorrentes em seu site, pois isso irá ajudá-los na questão de SEO. Sempre que for linkar, busque por sites que escrevam sobre os mesmos assuntos, mas não que não seja seu concorrente direto.
Títulos e Meta Description
Já não é novidade que um bom título é um fator muito importante para o SEO. Por isso é importante gastar um tempo para produzir títulos que geram acessos.
Pense que a página de resultados do Google é como uma vitrine de conteúdos e por isso títulos e “meta description” atrativas são muito importantes.
Existem diversas formas de escrever um bom título. Veja alguns exemplos:
- O que é Inbound Marketing e porque sua loja virtual precisa investir nisso
(não se esqueça do benefício no título) - As 5 etapas essenciais para criar o layout do seu site ou E-commerce
(as pessoas em geral preferem conteúdos em listas) - Loja Física Vs Loja Virtual – Qual vale mais a pena?
(quem não gosta de uma polêmica) - Como ser um bom vendedor e estourar as vendas da sua Loja Virtual?
(a palavra como aponta que haverá um tutorial dentro da página) - Black Friday – 3 passos para detonar nas vendas
(destacar a palavra-chave também funciona)
Hoje em dia existem os chamados clickbaits, que nada mais são páginas que prometem algo e não o cumprem. Sites que praticam o Clickbait possuem má fama e perdem acesso com o tempo.
As “meta description” também são muito importantes para gerar acessos. Ela nada mais é que um resumo do conteúdo que estará na página.
Meta description não fazem muita diferença no posicionamento do Google, porém elas são muito importantes para convencer o usuário a entrar no seu site. Por isso capriche no texto da Meta!
Conclusão
Um blog é a opção mais barata para quem quer gerar mais acessos, porém como você viu com o nosso exemplo, um blog que produz conteúdos de qualidade geram mais acessos de forma automática.
Se você ainda não possui um blog eu proponho um desafio:
Inicie um blog com 1 post mensal utilizando as dicas citadas nesse post.
Caso você tenha condições de produzir mais posts mensais, vá em frente! Isso só aumentará as taxas de acesso do seu site.
Lembre-se de comentar abaixo como foi a experiência, se valeu a pena ou não.