Não é de hoje que o frete é considerado como um dos grandes obstáculos no e-commerce brasileiro.

Os altos custos do processo logístico, a dor de cabeça gerada por roubos, extravios e atrasos nas entregas, são apenas alguns dos problemas que assombram esse mercado.

Com o objetivo de minimizar esses problemas, muitos lojistas buscam vender com frete grátis pela internet, o que se revela uma grande estratégia.

Segundo o relatório webshoppers 39, metade dos entrevistados estariam dispostos a efetuar uma compra online se o frete fosse gratuito.

Porém, a estratégia de oferecer frete grátis em sua loja virtual pode sair pela culatra se for estruturada de forma errada.

Não é raro acontecer de um dono de loja virtual ter prejuízos por oferecer frete grátis de modo não planejado.

Por isso preparamos esse post para que você tenha uma base melhor para vender com frete grátis pela internet e gerar ainda mais vendas.

Vantagens de oferecer frete grátis

Aumenta as vendas e o ticket médio

Ofertar frete grátis aumentará o número de pedidos da sua loja virtual, visto que esse benefício é levado bastante em conta pelo consumidor.

Dependendo da estratégia que você utilizar, o ticket médio de compras de sua loja também aumentará.

Por exemplo, vamos supor que o ticket médio de sua loja seja de R$75,00. Oferecer frete grátis para compras acima de R$100,00 por exemplo, fará com que as pessoas considerem levar mais produtos de uma só vez.

Fideliza clientes

Manter a fidelidade de seus clientes atuais sai muito mais barato que conquistar novos e a estratégia de vender com frete grátis pela internet é peça fundamental para a fidelização.

O frete grátis de forma contínua somado a uma boa experiência na entrega tem o poder de fazer com que seus clientes sempre te considerem como opção na hora de comprar.

Apesar da popularidade do e-commerce, muitas pessoas ainda tem receios de comprar pela internet, ainda mais com lojas virtuais que ainda não tenham fama.

Por isso, a grande maioria das pessoas procura sempre comprar nos mesmos lugares pela confiança na empresa.

Reduz abandono de carrinho

O abandono de compras em lojas virtuais é um problema muito mais sério do que as pessoas em geral imaginam.

Acredita-se que as taxas de carrinhos abandonados podem chegar até 82% das vendas! Ou seja, de cada 5 compras, 4 são canceladas por algum motivo.

O frete grátis auxilia na redução do cancelamento de compras, porque quando o usuário clicar no botão comprar, ele não terá custos surpresa.

Os custos surpresa são um problema para os consumidores online, por isso é importante sempre possibilitar o cálculo do frete na página do produto.

Perigos do frete grátis

Redução da margem de lucro

É importante entender o seguinte: vender com frete grátis significa abrir mão de uma parte da margem de lucros da venda em si, para lucrar com maior número de pedidos.

Porém, se você abrir mão de muito dinheiro, existe um grande risco de sua margem de lucro total reduzir.

Vamos supor que um produto que custe R$50,00 tenha um custo de frete a partir de R$40,00 para determinada região.

Nesse caso a oferta de frete grátis não é um bom negócio, devido à equivalência entre preço de produto e custo de frete. Em alguns casos é importante monitorar esse tipo de venda pois podem ser indicativo de fraude, especialmente as com cartão de crédito.

Isso significa que você precisaria vender cinco unidades desse produto com frete grátis para equivaler a uma venda desse produto sem a oferta.

Considerando que a taxa média de conversão de uma loja virtual gira em torno de 2% dos acessos, seria muito arriscado ofertar frete grátis para nesse caso.

Aumento do tempo de entrega

Existem diversas modalidades de entrega que garantem prazos diferentes, sendo que quanto mais caro for o valor, mais rápido será recebido pelo cliente.

A maioria das lojas virtuais tendem a escolher a modalidade mais barata para ofertar o frete grátis, que leva mais tempo para entregar o produto.

O grande problema do alto tempo de entrega de um produto é que quanto mais a entrega demora, mais ansioso o cliente fica.

Ou seja, esse cliente estará menos receptivo a receber um produto com defeito e atrasos no prazo de entregas.

Por mais que na maioria das vezes a culpa do atraso de uma entrega é do transportador, o cliente atribuirá essa falha a sua loja virtual o que pode afetar a opinião dele sobre a marca.

Como criar uma boa estratégia de frete grátis?

Existem diversos fatores que você deve analisar antes de começar a vender com frete grátis pela internet

Analise a margem de lucro dos produtos

Como já citado antes, oferecer frete grátis significa abrir mão de uma parte da margem de lucro da venda para lucrar com um maior número de pedidos.

Por isso é importante descobrir o quanto da margem de lucro você perderá em casos de frete grátis para determinado produto e decidir se aplicará o benefício a ele.

Analise seu ticket médio

O ticket médio nada mais é que a média do valor de cada compra individual realizada pela sua loja virtual.

Vamos supor que nesse mês você vendeu um produto no valor de R$10,00 e outro de R15,00. Nesse caso, o seu ticket médio desse mês foi de R$12,50.

Fazer com que as pessoas gastem cada vez mais em uma única compra é um desafio e tanto para o lojista e aplicar o frete grátis pode ajudar nessa estratégia.

Analise a características dos produtos

O valor do frete pode variar dependendo do peso e das dimensões do produto e devem ser levados em conta antes de traçar uma estratégia.

Quanto maior o peso e as dimensões, maior tende a ser os custos logísticos.

Analise a popularidade dos produtos

No geral, as lojas virtuais sempre tem alguns poucos produtos que são responsáveis por, pelo menos, metade do faturamento.

Oferecer frete grátis para produtos populares é garantir que esses produtos vendam ainda mais.

A quantidade de vendas dos produtos menos populares também tende a aumentar com o frete grátis, mas não terá o mesmo desempenho dos produtos mais desejados.

Tenha uma ótima gestão de estoque

É natural que produtos que tenham o benefício do frete grátis vendam mais rápidos que outros e por isso uma ótima gestão de estoque é recomendada para que ninguém fique sem o produto.

O frete grátis pode ser usado para dar tchau para aqueles produtos que estacionaram em seu estoque e nunca mais sairão de lá.

Defina quem será o transportador

Com o crescimento do mercado de e-commerces, muitas transportadoras surgiram para suprir a alta demanda de entrega.

Por isso é importante trabalhar com uma transportadora que te entregue um bom custo-benefício e claro faça um trabalho de qualidade.

Defina uma distância limite

O grande gargalo de toda estratégia de frete grátis para lojas virtuais, com certeza, é a localização do cliente, visto que o valor de frete pode variar bastante dependendo do local.

E não estamos falando apenas de distância. O valor de um frete pode aumentar para regiões mais pobres, onde as taxas de crime são altas e o acesso é difícil.

Para definir uma distância adequada para oferecer o frete grátis é importante testar os valores para cidades vizinhas e ver até que local vale a pena oferecer o benefício.

Espie os seus concorrentes

Verificar o que seus concorrentes estão fazendo é algo que você deve fazer de modo constante tanto nas estratégias de venda, como nas de marketing e publicidade.

Com a estratégia de frete grátis também não deve ser diferente. É muito importante que você analise a concorrência para que possa ofertar algo ainda melhor, se possível.

Estratégias populares de frete grátis

”Todos os produtos da loja com frete grátis!”

Colocar todos os produtos com frete grátis pode ser interessante para determinados momentos do ano onde o número de pedidos tende a aumentar.

Porém, é uma estratégia bastante arriscada e deve ser adotada somente se o lucro for certo ou com limitações de distância e valores.

”Toda a linha de produtos X com frete grátis!”

Caso você não queira ser tão radical como na primeira estratégia, é possível oferecer frete grátis em cima de alguns produtos.

Outra ideia é colocar frete grátis nos produtos de uma determinada marca ou categoria, para acelerar as vendas desses artigos.

”Frete grátis em compras acima de X reais!”

Determinar um valor mínimo de compras para obter o frete grátis é uma boa estratégia para aumentar o ticket médio de sua loja virtual.

Para essa estratégia dar certo, é importante não escolher um valor muito acima do ticket médio atual da sua loja virtual.

”Frete Grátis somente nessa data!”

As datas sazonais são muito aguardadas pelas pessoas, que inclusive esperam algumas semanas para obter os descontos da data.

Lembre-se apenas que para datas sazonais somente o frete não basta, visto que as pessoas desejam descontos no valor do produto também.

”Frete grátis para toda a região X!”

Para converter clientes das regiões próximas do seu depósito, é interessante oferecer frete grátis para a população local.

Apenas lembre-se que mesmo perto de seu depósito, algumas entregas podem sair mais caras dependendo do bairro ou das características do produto.

”Na terceira compra o frete sai de graça!”

Oferecer frete grátis a partir de um determinado número de compras pode ajudar na fidelização de clientes.

É importante tomar cuidado com essa estratégia, visto que dependendo da região onde seu cliente morar o valor do frete pode sair mais caro que o próprio produto.

”A devolução é gratuita caso não goste do produto!”

O processo de logística reversa é algo que dá dor de cabeça para todos. Para o cliente que recebe um produto com defeito ou estragado, ou para o lojista que precisa enviar outro produto.

Arcar com o processo de troca de produtos que não agradaram por outro de valor similar é uma boa forma de dar confiança para clientes que ainda não possuem experiência com compras pela internet.

Lembrando ainda que por lei um consumidor tem o direito a devolução do dinheiro em até 7 dias após a compra, sendo que é responsabilidade do lojista pagar pelos custos da viagem de volta do produto para o depósito.

”Retire o produto na loja e não pague o frete!”

Uma das grandes tendências para o e-commerce nos próximos anos são as lojas virtuais Omnichannel, nas quais é possível comprar pela internet e retirar na loja física.

Caso você tenha uma loja física, permita que o cliente busque o produto no local, para que ele possa eliminar os custos de frete.

Conclusão

Vender com frete grátis é uma estratégia ótima para quem deseja aumentar as vendas e o ticket médio, porém deve ser pensada com cuidado, visto que existem riscos se mal planejado.

Lembre-se de que é importante analisar os resultados de cada campanha de ofertas, para entender o que dá certo e o que deve ser abandonado.

Fique atento também as novidades do mercado logístico, como novas tecnologias, ações de concorrente, mudança nos impostos e novas empresas de logística.

Abaixo você confere nossa postagem como infográfico.