Não apenas por seu código aberto que utilizamos o PrestaShop, mas também porque dentre as plataformas disponíveis (Magento, WooCommerce, OpenCart...) ela é a que melhor nos atende e também a nossos clientes, pois não é complexa e não demanda maiores recursos de hospedagem como outras plataformas mais robustas. Entenda bem que o PrestaShop é considerado uma plataforma intermediária, mas em nada perde para as maiores, pois são vários os recursos, opções de customização e isso a torna altamente recomendável para projetos de pequeno e médio portes. Mas vamos conhecer melhor esta plataforma.
O PrestaShop
O PrestaShop é uma plataforma francesa criada por Bruno Leveque e Igor Schlumberger, lançada em 2007 foi uma das primeiras soluções de comércio eletrônica open source. Mas apesar de sua origem, em três meses de lançamento a plataforma já havia sido traduzida para 13 idiomas.
Por conta de ser de origem francesa o PrestaShop tem uma grande participação em países europeus, mas ele já está disponível em português, porém apesar de seu tamanho, a comunidade nacional ainda não é ativa, mas vem crescendo. Em nossos desenvolvimentos ainda não encontramos nenhum problema sem encontrar a resposta.
Seu diferencial
O PrestaShop apesar de ser intermediário oferece tudo que é necessário para pequenos e médios projetos, seu diferencial está na facilidade de customização de temas, migração de lojas de outras plataformas, a variedade de módulos e principalmente sua dashboard (painel de controle).
Dashboard PrestaShop
Muitas vezes a dashboard pode ser complexa demais, como por exemplo a do Magento, mas a do PrestaShop é bastante intuitiva e lembra muito o painel de controle do Wordpress. Se você tem interesse em conhecer de perto a dashboard e até mesmo navegar pela loja exemplo do PrestaShop eles disponibilizam uma Live Demo (Demonstração ao vivo) no site deles.
Exemplo de loja utilizando o PrestaShop.
Além da Live Demo o site deles oferece muitas outras opções como, por exemplo, a possibilidade de você encontrar agências e desenvolvedores que trabalhem com o PrestaShop, caso você precise de alguém que te ajude na construção da loja.
Redução de custos
Com a utilização de uma plataforma robusta como o PrestaShop, temos mais tempo para pensar no que é diferencial para as lojas e nossos clientes. As principais estratégias utilizadas por nossa empresa são: o design exclusivo focado na experiência do usuário, ou seja, não compramos visuais prontos na Internet e no SEO (Search Engine Optimization) que é a confecção da loja sob os padrões mais atuais de otimização, fazendo com que a loja seja indexada da forma adequada, que são as estratégias principais para atração de leads (resultados).
Num mundo cada vez mais concorrido e com muitas lojas virtuais espalhadas pelo globo, temos que criar estratégias de diferenciação de mercado para nossos clientes. O novo sempre terá espaço num mundo tão competitivo.
Marketing de conteúdo
Eles também investem em marketing de conteúdo e oferecem um blog com diversas postagens, vídeos com dicas de profissionais da área sobre como fazer promoções, como dar uma renovada no visual da sua loja e tutoriais sobre o PrestaShop. Um dos materiais mais interessantes foi esse vídeo em inglês com dicas para aumentar vendas com base no design gráfico:
Vale a pena ficar ligado no blog deles para conferir todas as novidades sobre a plataforma.
Em nossas pesquisas o PrestaShop foi a plataforma mais bem qualificada para nos atender como desenvolvedores parceiros e atender as demandas de nossos clientes. Abaixo você confere nosso infográfico com dados sobre a plataforma e suas funcionalidades.
Não se esqueça de entrar em nosso portfólio para conferir nossos cases de lojas virtuais.