Dado esses fatos existem muitos empreendedores se aventurando, arriscando levar seu negócio para a internet e criar sua própria loja virtual. Mas o que observamos muitas vezes é que muitos acabam não dando a devida atenção para fatores que são essenciais para o sucesso de uma loja virtual

Nós da VR SYS Agência Digital resumimos esses pontos em seis passos simples que vão te auxiliar e conduzir, seja você dono de loja física, loja em marketplace ou ainda alguém com o sonho de ter o próprio negócio, a tomar decisões importantes sobre a criação de sua loja virtual.

O texto a seguir é um resumo do nosso E-book gratuito 6 passos para criar sua loja virtual.

Vantagens de uma loja virtual

Uma das vantagens de optar pela loja virtual é que você pode angariar clientes online por um preço mensal baixo, além de que você está construindo algo em “terreno próprio”, diferente de um marketplace ou loja física alugada.

Fazer compras online é bem mais cômodo do que ir até a loja física, pois ela está a alguns cliques de distância do seu cliente, além de que sua loja ficará aberta 24 horas por dia e poderá ser acessada em qualquer lugar do mundo.

Diferente de um marketplace, lojas virtuais não cobram taxa sobre venda, pois a loja é sua e ainda por cima oferecem um grau maior de personalização que os marketplaces, muito importante para que o cliente se identifique com sua marca.

Vantagens de uma loja física

Na loja física, o cliente tem a possibilidade de experimentar o produto ao vivo, e isso diminui bastante as chances de devolução, além de que é possível sair com o produto na hora da compra.

Dependendo da localização da loja física, ela poderá angariar um número de visitantes diários maior do que nas lojas virtuais e marketplaces e ainda as chances de sua loja “sair do ar” são menores do que nas lojas online.

Vantagens de um marketplace

Se você não sabe o que é um marketplace, eles nada mais são que sites que funcionam como verdadeiros shoppings online. Amazon, Mercado Livre, OLX e B2W são exemplos de grandes marketplaces.

Marketplaces tem vantagens bem parecidas com de lojas virtuais e o melhor: não custa nada criar uma página para sua loja em boa parte deles. Caso você queira testar a popularidade dos seus produtos, o marketplace é uma ótima opção para não tomar altos prejuízos.

Os 6 Passos para criar sua loja virtual

Agora que você conhece as vantagens de uma loja virtual, vamos ao resumo dos 6 passos essenciais para poder criar a sua própria loja virtual e ganhar dinheiro pela internet!

1º - Planejamento e Primeiros Passos

Planejar é a etapa mais importante da criação de qualquer negócio e muitas vezes é deixado de lado ou feito de forma incompleta. No Brasil, de cada 10 empresas, 6 fecham as portas nos primeiros 5 anos de existência e em muitas delas, a falta de planejamento está como uma das causas.

Nesse momento você deverá estudar a compra de domínio e hospedagem. Um bom domínio é simples e direto ao ponto e você pode estudar a compra de mais de um, para que ambos redirecionem para o seu site, e assim evitando que um concorrente compre um domínio muito parecido com o seu.

Para Lojas Virtuais recomendamos sempre hospedagens individuais, a chamada VPS, pois com elas você terá a segurança de que sua loja não sairá do ar por causa de número de acessos o que é mais comum em hospedagens compartilhadas.

2º - Gestão de Negócios

O estudo de seu mercado de atuação é essencial para que você identifique seus concorrentes e inove em seus produtos e serviços. De início, planeje vender para um nicho bem definido, pois a concorrência com as grandes massas é bem maior.

Definir as formas de pagamento também é muito importante para que seu cliente não deixe sua loja decepcionado. Existem basicamente duas opções de pagamentos de compras online: adquirentes e subadquirentes

A diferença entre adquirentes e subadquirentes é que os adquirentes possuem taxas menores sobre vendas, mas em compensação são mais suscetíveis às fraudes que os subadquirentes, além de que os subadquirentes oferecem opção de pagamento em boleto, essencial para clientes que compram à vista.

Outro ponto importante a ser definido são as operações logísticas. Como você já deve saber, o frete é um dos grandes vilões das lojas virtuais no Brasil e por isso vale a pena considerar um contrato com uma transportadora ou ainda uma parceria de Dropshipping com seus fornecedores de produtos.

3º - Escolha da Plataforma

Esse é um passo crucial para que sua Loja Virtual tenha sucesso. Existem diversos tipos e tamanhos de loja virtual e cada plataforma tem uma proposta e um público-alvo diferente da outra.

Aqui na VR SYS Agência Digital, nós trabalhamos com a Prestashop, uma plataforma de Loja Virtual fácil de usar e com alto grau de customização. Por ser uma plataforma open-source, existe uma grande comunidade produzindo módulos que acrescentam valor para sua loja virtual.

4º - Produção do Layout

Caso você ainda não tenha uma identidade visual para sua marca, é interessante produzir antes de fazer a loja virtual. Além disso é importante que você registre sua marca no INPI, Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, para que nenhum concorrente possa roubar sua logo.

Um layout bem produzido será capaz de fazer com que seu público se identifique e se encante pela sua loja virtual e também será objetivo: seu cliente conseguirá atingir seus objetivos, que é comprar um produto, sem maiores problemas.

Nós da VR SYS Agência Digital somos especialistas na criação de sites lojas virtuais com boa experiência do usuário e visual de impacto e criação de identidade visual com foco em seu público-alvo. Se precisar de inspiração, ou deseja conhecer o nosso trabalho, visite nosso portfólio.

5º - Marketing Digital

O ideal é que antes de sua loja estar no ar, você já tenha bem definido quais serão suas estratégias de marketing digital. Nesse momento, ter seu público-alvo e personas bem definidas ajudará muito nas estratégias para aumentar as vendas.

Existem basicamente dois tipos de estratégias de marketing digital: as que geram tráfego orgânico e as que geram tráfego pago.

O tráfego orgânico é aquele que é obtido através de estratégias onde você não precisa pagar uma plataforma para ficar em destaque. Um blog é uma ótima forma de conseguir tráfego orgânico de pessoas que se interessam por seu produto, por exemplo.

Já o tráfego pago é aquele em que você paga para ficar em destaque, como no caso dos links patrocinados no Google Ads e nos anúncios em sites e redes sociais.

6º - SEO e Analytics

Dentro das estratégias de tráfego orgânico, a mais importante para as lojas virtuais é o SEO, que nada mais é que a otimização da sua loja virtual para posicionar bem nos resultados dos mecanismos de busca, como Google, Bing e Yahoo!

Quando alguém compra pela internet, é muito comum que essa pessoa faça uma pesquisa para encontrar os melhores preços e condições e por isso estar bem posicionado nos mecanismos de busca é essencial para a sobrevivência de uma empresa.

Existem mais de 200 fatores que o Google considera na hora de posicionar sites, mas podemos afirmar que a regra principal é: o conteúdo da página deve resolver bem o problema do usuário, pois para o Google é muito importante ser uma plataforma que dê a melhor sugestão para buscas de seus usuários.

Para analisar e monitorar o tráfego dentro da sua loja virtual, existe uma ferramenta que pode te ajudar muito: o Google Analytics. Com essa ferramenta você poderá analisar dados referentes a acesso, público, aquisição, comportamento do usuário, metas e vendas em um só lugar.

Conclusão

Esse post foi apenas uma amostra do que você verá em nosso e-book gratuito 6 passos para criar sua loja virtual. Produzimos esse material para que você possa estar bem preparado para o desafio que é criar e gerenciar uma loja virtual.

Se você deseja criar uma loja virtual que te entregue mais resultado, conseguir clientes no meio digital, ou ainda está querendo ter o seu próprio negócio e sua independência financeira, baixe nosso e-book gratuito!