Conhecer as tendências, risco e oportunidades, se você é um administrador de um e-commerce é fundamental para definir seus objetivos estratégicos para o novo ano. Saber onde investir e em qual canal concentrar seu investimento será determinante para efetivar mais vendas ou evitar que seu cliente desista da compra durante o processo.
Idealizado pelo Atlas, o E-commerce Radar é o maior e mais completo estudo sobre o cenário do e-commerce brasileiro durante um ano, focado nos dados e informações estatísticas sobre várias características importantes para aplicação no planejamento de marketing, como comportamento e perfil dos consumidores frente a diversas categorias e mercados, o uso e rejeição de ferramentas e funcionalidades das lojas virtuais, além de várias outras informações de grande relevância, como origem de tráfego e as mídias com maiores taxas de conversão.
O estudo estatístico de 2017 foi dado com os dados de vendas de mais de 1000 lojas virtuais brasileiras conectadas ao Atlas. O perfil de e-commerces analisados é bastante abrangente e variado, incluindo todos os portes e categorias, o que gera um grande nível de confiabilidade ao estudo.
Vamos direto ao ponto e debater os dados mais importantes para você que possui uma loja virtual, mas se quiser ler o estudo completo e analisar especificamente seu mercado de atuação, acesse o site e veja os dados na íntegra.
Perfil dos Compradores de E-commerce
Conhecer seu público não é questão de vantagem, mas de obrigatoriedade. Cada mercado possui seu nicho particular, alguns bem claros e de fácil identificação, já outros que demandam muitos estudos, análises e pesquisa para definir exatamente sua persona e assim os esforços de comunicação. No cenário do e-commerce muito pode ser agregado sobre o perfil dos compradores de forma geral, a pesquisa E-commerce Radar identificou que 54,4% dos consumidores são mulheres e 48,7% homens, uma média estatística muito equilibrada que nos diz que não há predominância de gênero que aceitem melhor o meio de compra online.
Dos compradores a pesquisa também identificou que 37% dos compradores têm entre 25-34 anos, 23% entre 35-44 anos, 18% entre 18-24 anos, 13% entre 45-54 anos, 7% entre 55-64 anos e, por fim, 2% mais de 65 anos. Interessante observar que a grande parte dos consumidores está na faixa etária de jovens adultos e adultos, que caracteristicamente possuem renda fixa e estão familiarizados com o ambiente online.
Considerando as regiões do país com maior participação no mercado virtual foi identificado que 67,9% dos pedidos provieram do Sudeste, região brasileira onde detém a maior parte das grandes metrópoles e é caracterizada pela população mais conectada as tecnologias.
Origem e Conversão
A taxa de conversão é uma das métricas que mais recebem atenção dos profissionais e empresários, afinal é esse número que aponta o ROI da campanha e assim pode-se avaliar o desempenho da mesma.
A média de conversão no Brasil em 2017 foi de 1,4%, uma queda em relação a 2016 (1,6%). Mas a média ainda é um resultado discutível, já que no contexto da pesquisa foi considerado que o volume de tráfego vindo de aparelhos móveis aumentou, foi identificado que a conversão em vendas é significativamente menor nesses dispositivos, porém eles são extremamente importantes na jornada de compra, que será mais bem discutida no próximo tópico.
A pesquisa pôde ranquear um Top Origens e averiguou que 52% dos pedidos são originados pelo Google Adwords, porém não é um canal com grandes taxas de conversão. O canal que teve melhor valor porcentual em taxa de conversão foi definido como ‘outros’ e ‘referências’, porém a ferramenta concreta mais efetiva nesse quesito foi o e-mail, canal importante para estabelecer relacionamento e diálogo com seus consumidores.
Mais Smartphone
A tendência foi ditada já há alguns anos e cada vez mais o smartphone segue prometendo dominar o mercado do e-commerce. Já é através do aparelho móvel que o usuário faz a maior parte das interações sociais no dia-a-dia, porém quando o assunto é efetivar uma compra o desktop ainda lidera, porém o crescimento mesmo é do smartphone que teve alta de 22% para 31% em relação entre 2016 e 2017.
Desktops são ambientes mais calmos e controlados, de fácil leitura das informações possibilitada pela tela maior e por isso são preferidas ao finalizar uma compra, porém podemos analisar dado ao grande número de acesso via aparelhos móveis que o smartphone desempenha um papel importante na jornada de compra, o usuário pesquisa através do seu celular e efetiva a compra num meio mais confortável para se ater aos detalhes.
Especialistas do estudo estimam que entre 3 – 4 anos o número de compras efetivadas por smartphone será maior ou equivalente aos feito pelo desktop. Omni-channel e omni-context é o futuro do mobile e cada vez mais relacionamento, atendimento e experiência levando em consideração a jornada de compra serão decisivos para efetivação de vendas.
O desenvolvimento de todos os e-commerces através da VR SYS Agência Digital é responsivo, isso é, arquitetados e desenvolvido para se adequar a todos os aparelhos móveis, garantindo legibilidade e navegação fluida da sua loja virtual em smartphones, tables e outros dispositivos. Garantindo assim que seu visitante tenha acesso as informações necessárias em seu smartphone, por exemplo, possa se relacionar com seu conteúdo e se preferir efetivar uma compra, seja no próprio dispositivo ou no desktop, o mesmo possa fazer sem qualquer ruído ou burocracias, efetivando sua jornada de compra.
Sazonalidade
No cenário online a maior concentração de vendas foi no 2° semestre do ano, com 55,2% dos pedidos em relação ao todo de 2017, com pico no mês de novembro, um mês conhecido pelas grandes promoções e campanhas como a Black Friday e as compras antecipadas de Natal. Época muito importante e que requer sempre uma comunicação direcionada e bem planejada a esse público carente por presentes e promoções nas festividades de fim de ano.
Conclusão
Ainda que um negócio esteja bem assessorado por profissionais de marketing, conhecer mais profundamente seu mercado de atuação e o contexto atual é necessário se você deseja crescer e ampliar seu poder de lucratividade, se inteirar sobre o quão efetivo é os canais de promoção e as funcionalidades que você pode implementar na sua loja virtual será definitivo na efetivação de mais vendas, fidelização de novos clientes e na promoção na sua marca. Os dados do E-commerce Radar são úteis e importantes para a tomada de decisões estratégicas da sua empresa, algumas informações são animadoras, enquanto outras pedem para que profissionais e empresários redobrem sua atenção nesses padrões negativos, mas que podem ser solucionados e combatidos junto a uma equipe criativa e investimento direcionado a estratégias efetivas.
Abaixo você confere nossa postagem como infográfico.