Tão importante quanto definir um plano de negócios e possuir uma análise eficaz de que o mercado seja promissor, é estabelecer através de estratégias de marketing um branding que trabalhe em prol dos seus objetivos e dialogue com seus clientes.
O branding é o conjunto de conceitos visuais, sociais e emocionais que estabelecem um significado desejado em harmonia com normas estéticas e com a percepção do público-alvo. Todo o branding de uma marca deve trabalhar em prol da mesma a fim de estabelecer um negócio de fácil assimilação e impactante ao seu mercado de atuação.
No e-commerce, o design gráfico toma uma importância ainda maior uma vez que recursos visuais são os mais utilizados para criar comunicação com os usuários. Sabemos disso analisando os meios que usamos para essa comunicação, os dispositivos. Sejam eles desktop ou mobile, são os computadores, notebooks e celulares que viabilizam as vendas através do comércio eletrônico.
E por enquanto, eles apenas nos proporcionam e estimulam os sentidos da visão, majoritariamente, e também audição. E são com esses estímulos que trabalhamos a comunicação de uma loja virtual. Ao contrário do comércio físico que nos proporcionam experiências mais completas, como provar uma roupa (tato), experimentar uma iguaria (paladar) ou sentir um perfume (olfato).
Apesar dessa desvantagem, o marketing pode ser muito efetivo quando se há um trabalho profundo, criativo e solucionador, estabelecendo intimidade e conexão emocional junto ao seu público. Através do design gráfico, redação e muita criatividade, o trabalho pode ter resultados incríveis.
Plano de Negócio e Criação de Marca
Apenas um profissional de comunicação está preparado para desenhar uma marca considerando todos os papeis importantes e estudos a serem analisados, mas esse processo não é um trabalho isolado do designer gráfico.
É junto do empreendedor que essas informações devem ser levantadas, analisadas e discutidas para que o branding e conceito estejam em plena sintonia com o plano de negócio e estratégia de comunicação que a empresa irá adotar.
O brainstorming é um processo natural que deve acontecer no início de um projeto de identidade visual. Afinal, ideias em grupo são mais naturais e podem se desenvolver com a complementação e insights quando debatidas com diversas pessoas. É através de múltiplas informações e elementos associativos que podem resultar dessa “tempestade de ideais” que um Designer Gráfico irá iniciar seu processo de criação.
Alinhar os conceitos junto ao empresário nesse processo é algo que o designer gráfico deve fazer. Ao questionar e preparar perguntas que extraiam informações vitais sobre o plano de negócio, planejamento e práticas da empresa.
Conceito e Branding
O conceito é algo que deve inicialmente ser definido no plano de negócio, o conceito é a alma da sua marca, é seu significado e será o argumento principal para se conectar ao seu público.
O trabalho do Designer Gráfico, resumidamente, é materializar e tornar visual, estético e real o que o conceito da sua marca quer transmitir.
Pode ser ela moderna ou clássica, radical ou serena, infantil ou adulto, divertida ou séria. As possibilidades são inúmeras e devem estar em equilíbrio com seu produto, estratégia a curto, médio e longo prazo.
Além do mais importante, ser bem recebida pelo seu público-alvo.
Psicologia das Cores
Uma paleta de cores é a ferramenta primordial de um designer para a concepção de uma identidade visual. As cores e as infinitas tonalidades são responsáveis por transmitir e traduzir significados profundos e importantes.
Não apenas cores isoladas carregam conceitos, como suas combinações podem transformar e levar para caminhos opostos, assim como tonalidades, degrades e aplicações.
Existe um consenso básico de alguns significados e sentimentos explicados pela psicologia das cores, que pode ser consultado na internet.
Ela de fato é muito importante, mas suas aplicações devem ser estudadas caso-a-caso. Um Designer Gráfico é um profissional dedicado a estudar e reconhecer padrões que podem ser trabalhados em prol da comunicação da sua marca.
VEJA TAMBÉM
Como selecionar a cor para seu projeto de identidade visual ou website?
8 itens para montar um briefing perfeito
Criando sua identidade visual
Uma identidade visual não é apenas o desenho de um logotipo, é muito mais amplo e rico do que criar um símbolo. Identidade visual é tudo que sua marca quer comunicar e todos os recursos estéticos, artísticos e tipográficos que ela precisa adotar para transmitir essa mensagem com impacto visual coerente ao conceito estabelecido.
Um dos papeis principais que uma marca deve executar é garantir que ela seja de fácil identificação em qualquer possibilidade de aplicação.
Ainda que sua loja virtual atue apenas na internet, materiais impressos deverão ser desenvolvidos, como etiqueta, embalagens e papelaria. Por isso a identidade visual deve ser compatível com as mais diversas aplicações, estabelecendo um manual de uso e boas práticas para que esse trabalho seja feito de forma adequada.
Originalidade é essencial, afinal, em um mercado saturado das mais diversas marcas, empresas e conceitos competindo entre si para conquistar o maior número do seu público e espaço no mercado, ser único é uma tarefa desafiadora, mas que deve ser executada com criatividade.
Conclusão
Assim como uma nova empresa no comércio físico, o desenvolvimento de uma loja virtual deve ter os mesmos investimentos e atenção na criação do seu plano de negócio. Estabelecer junto a um profissional ou empresa competente a sua identidade visual é fundamental para que sua loja virtual atue na internet com resultados, afinal, sabemos que no comércio eletrônico o marketing digital dita às regras e só é possível gerar tráfego e conquistar novos clientes através de uma mensagem muito bem direcionada e de alto impacto junto a um conteúdo de qualidade, isso só será possível se estiver formatado com um visual coerente a todas essas práticas.
Abaixo você confere nossa postagem como infográfico.