Porém, com a evolução das tecnologias digitais existe um grande questionamento em relação a esse material. Estaria o cartão de visitas ultrapassado e fora de moda?
Pense bem, com um smartphone é possível adicionar o contato de uma pessoa à sua lista de contatos ou ainda estabelecer conexão através de redes sociais como Facebook, Linkedin e Twitter.
Além disso, com o forte movimento em prol do meio-ambiente muitas pessoas questionam se os cartões feitos em papel são uma boa alternativa para o bem do nosso planeta.
Outro ponto que coloca o cartão de visita em xeque é que ele não permite a mudança de informações, visto que seu formato impresso impede alterações.
Para descobrir se ainda vale a pena ter um cartão de visita para sua empresa precisamos analisar quais são as funções de um cartão de visita e qual é o grau de penetração da tecnologia no Brasil.
Quais são as funções de um cartão de visita?
O cartão de visita tem como principal função possibilitar o contato entre a empresa e um possível cliente.
Também é possível utilizar o cartão de visita como uma forma de transmitir um sentimento e impactar as pessoas.
Observe esses dois exemplos de cartão de visitas a seguir:
O visual do primeiro cartão evoca percepções de luxuosidade e classicismo, enquanto o segundo criatividade e simplicidade.
Esses sentimentos ajudam na percepção que as pessoas têm da sua empresa, afirmando a estratégia de Branding.
Através da criatividade é possível dar outras funcionalidades ao seu cartão de visita. Por exemplo, o cartão de visita abaixo também possui a função de suporte de pincéis.
Como você pode ver, um cartão de visita não tem apenas a função de elo entre cliente e empresa, podendo assumir outras funções
Dados sobre a penetração da tecnologia no Brasil
Segundo o relatório We are Social 2018, 66% da população brasileira possui acesso à internet e 68% possuem smartphones.
A penetração das tecnologias digitais já atingem mais da metade da população, porém ainda há um bom contingente de pessoas que não possui smartphone ou acesso à internet.
Isso significa que boa parte dos brasileiros não usufruem das vantagens dos meios digitais como adicionar um contato de modo rápido a sua lista telefônica ou conectar-se as redes sociais.
Confiar apenas nos meios digitais como elo entre empresa e cliente no Brasil é um erro. Por isso é importante manter a comunicação tanto no físico como no digital.
Cartão de visita Impresso X Digital
Como podemos ver, ainda existe muito espaço e possibilidades para os cartões de visita e com o meio digital a disposição, também é possível ter um cartão de visitas virtual.
Plataformas como a Ecocard, permitem que você crie seu próprio cartão de visitas virtual e compartilhar com quem você quiser, o que é ótimo para seu network.
E qual formato escolher? Impresso ou digital? Ou ainda os dois?
Os cartões impressos não são flexíveis em relação a mudança de informações. Nesse quesito os cartões digitais saem na frente.
Além disso, os cartões impressos são questionados em relação ao meio-ambiente. Para contornar esse questionamento, é possível utilizar o papel reciclato, que é feito com material reciclado.
Um cartão de visitas virtual ainda tem a vantagem de possibilitar o tráfego das pessoas que o acessam para outros locais da internet de forma mais confortável.
Em compensação, boa parte das plataformas de cartão virtual digital não possuem grandes possibilidades em relação ao visual, o que tornam todos muito parecidos.
Além disso, é necessário possuir um celular para acessá-los e compartilhá-los, algo que pode ser problemático no Brasil.
Ainda existem cartões impressos que utilizam tecnologias digitais como realidade aumentada ou QR codes para impactar as pessoas. Falaremos mais sobre essas possibilidades nos tópicos a seguir.
Para definir qual utilizar é importante entender qual é o perfil de seu cliente. Se você possui outras empresas como clientes o cartão virtual pode dar bons resultados, agora se o seu cliente é o consumidor final, é interessante investir em um físico.
Dicas para um bom cartão de visitas
Como já falamos, um cartão de visita criativo e bem-feito pode agregar muito no Branding da sua empresa.
Aqui vão algumas dicas para ter um cartão de visitas inesquecível para sua empresa.
- Escolha um bom material
- Utilize cortes e dinâmicas criativas
- Utilize as cores institucionais da sua empresa
- Brinque com os sentidos das pessoas
- Utilize tecnologia digital em seu cartão impresso
- Contrate profissionais para produzir seu cartão de visitasContrate profissionais para produzir seu cartão de visitas
1- Escolha um bom material
O momento da escolha do material é muito importante porque é um fator que influencia bastante no preço e na durabilidade.
Os papeis mais utilizados pelas gráficas para impressão de cartão de visitas são: couché fosco, couché brilho, offset e reciclato.
Existem outros papeis menos comuns que também são bons para cartão de visita como no caso do papel majorca, papel supremo e o papel diamond, também conhecido como casca de ovo.
Não utilize papeis como sulfite, cânson ou vergé porque eles sugam mais tinta, deixando as cores mais fracas e também por não serem resistentes a água.
Pense que a pessoa que possui o seu cartão pode tomar uma chuva ou ainda esquecê-lo em um bolso da roupa, o que pode danificá-lo na lavagem.
Além disso, é importante utilizar papel de alta gramatura, para que o cartão não seja muito flexível e acabe amassando com pressões externas.
Outro tipo de material que deve ser escolhido com cuidado são os acabamentos do cartão.
Os acabamentos são uma película brilhosa ou fosca que podem ser aplicadas sobre elementos do cartão como a logo da empresa ou em um texto
Enquanto o acabamento brilhoso tem uma aparência mais envernizada, o fosco faz com que o elemento não reflita tanta luz, gerando menos brilho.
2- Utilize cortes e dinâmicas criativas
A maioria dos cartões de visita são mais do mesmo. Possuem formato retangular, algumas informações de contato, a logo da empresa e uma arte padrão.
Então porque não desembolsar um pouco a mais para fazer algo diferente que fique na memória das pessoas?
Cartões memoráveis são difíceis de acabarem no lixo e por isso são muito bem-vindos.
Existem diversos exemplos de cartões de visita onde tanto os elementos visuais como os funcionais são criativos. Veja alguns exemplos abaixo:
Um bom site para buscar por referências de cartão de visitas é o Pinterest. Nessa plataforma é possível encontrar imagens de referência e ainda salvá-las em pastas online.
3- Utilize as cores e elementos institucionais da sua empresa
Apesar de a criatividade contar muito na hora de criar o seu cartão, é muito importante que ele mantenha a identidade visual padrão da empresa.
O ser humano consegue associar elementos visuais de forma rápida com uma marca. Por exemplo, pense na cor vermelha. Qual é a primeira empresa que vem em sua mente?
É muito provável que você tenha pensado em alguma empresa como McDonalds, Coca-Cola, Santander ou Claro.
Essas marcas utilizam sempre a cor vermelha em seus materiais visuais para gerar essa relação, ao ponto de quando a pessoa visualizar um elemento, visualizará também a empresa.
Em relação a cor do cartão é importante tomar cuidado com visuais com fundo escuro e letras claras, visto que a cor escura “engole” a cor mais clara, dando a percepção de que os textos são mais finos.
4- Brinque com o sentido das pessoas
A maioria dos cartões de visita possuem interação com os sentidos visão e tato, porém é possível brincar com os outros sentidos também
Cartões de visita perfumados são muito comuns para lojas de perfumaria, mas não estão limitados a elas.
Os cartões comestíveis são muito legais, porém será difícil encontrar uma gráfica que “imprima” algo assim. Quem sabe em uma confeitaria?
Cartões de visita com áudio são raros, porém é possível brincar com a audição através de um QR Code ou realidade aumentada, tecnologias que são temas do próximo tópico.
5- Utilize tecnologias digitais em seu cartão impresso
Até alguns anos atrás o QR Code foi considerado uma grande revolução para alguns anos depois ser deixado de lado.
Porém, vemos o QR Code voltando cada vez com mais força, algo natural dentro do chamado Ciclo da Expectativa Tecnológica.
O QR Code é um código visual que pode ser interpretado por um dispositivo digital que aciona uma interação.
Essa interação pode ser acessar uma página da internet, vídeo, mensagem de áudio e diversos outros formatos digitais.
Outra tecnologia que ganha cada vez mais popularidade é a Realidade Aumentada.
Como o próprio nome sugere, a realidade aumentada é a inserção de elementos digitais em um ambiente real utilizando uma lente virtual para enxergar.
Não entendeu? Então assista esse breve vídeo para entender como funciona.
No caso desse vídeo, a lente utilizada é uma câmera de celular, mas existem também os óculos de realidade aumentada que em breve se tornarão populares.
6- Contrate profissionais para produzir seu cartão
É muito importante contar com uma agência especializada em Design Gráfico para a criação de seu cartão de visitas.
Evite serviços muito baratos de criação de cartão de visitas, visto que não é um processo rápido e simples. Sempre desconfie daquilo que é bom demais pra ser verdade.
Evite também os templates prontos gratuitos da internet, visto que muitas pessoas o usam. Lembre-se que originalidade é algo muito importante e perceptível para as pessoas.
Conclusão
Talvez você não tenha recursos para criar cartões de visita com realidade aumentada ou comestíveis, porém é importante entender que é possível ser criativo gastando pouco.
O cartão de visita ainda é uma peça que agrega muito ao seu negócio, por isso não deixe de fazer um para a sua empresa.
A VR SYS Agência Digital tem experiência na criação de identidades visuais e artigos de papelaria institucional como o cartão de visitas. Caso necessite da criação de qualquer material gráfico entre em contato ou acesse nosso portfólio para conhecer nossos serviços.
Abaixo você confere nossa postagem como infográfico.