Basta dar uma volta em uma região urbana ou ligar a TV para ser bombardeado com milhares de marcas de empresas diferentes.
É quase certeza que você conseguirá lembrar os logos das empresas com maior alcance global como a Coca-Cola, McDonalds e Google.
Ao analisar vários tipos de logos, você perceberá similaridades e diferenças entre eles, o que permite a separação em categorias.
Muitos empresários dão muita importância para elementos como cores, fontes e estilos, mas esquecem da base de tudo, que é selecionar o tipo de logo mais adequado para seu contexto.
O que é um logo? E qual sua importância?
O logo é um símbolo visual utilizado para representar uma empresa, instituição, pessoa, produto ou movimento.
A palavra logo vem do grego logos, que tem diversos significados como palavra, discurso, razão, justificativa e causa.
Podemos dizer que o logo é muito mais que um desenho, e sim uma mensagem a ser transmitida de forma visual.
Através dele é possível transmitir sentimentos, conceitos, discursos e o mais importante, a empresa em si.
Todos os dias recebemos um enxurrada de informações, porém dessa enchente, nos lembraremos de pouco ao final do dia.
Por isso, possuir um logo que tenha poder de fixação na mente das pessoas é tão importante.
Qual é o correto? Logotipo ou logomarca?
É muito provável que você já tenha ouvido todos esses termos em alguma conversa. Mas qual seria mais adequado?
As palavras "logo" e "marca" tem significados similares, o que faz com que algumas pessoas "criminalizem" o uso dela.
Se você parar para pensar, não há nenhum mal em falar a palavra "logomarca", então essa discussão está mais fechada entre profissionais de Design.
O termo logotipo se refere a uma mensagem textual, que geralmente remete ao nome da empresa ou slogan no desenho.
Assim como o termo logomarca, logotipo também é utilizado para se referir a logos como um todo.
E qual é o correto? Podemos dizer que logotipo é menos errado que logomarca, porém no fundo essa discussão não importa tanto assim.
Qual a diferença entre branding e logo?
Muitas pessoas confundem os termos branding e logo e por isso acabam estranhando diferenças nos valores de serviços.
O branding é uma estratégia para que seu público-alvo se identifique com a sua empresa. Personalidade da empresa, tom de voz e valores são itens trabalhados em uma estratégia de branding.
Já o logo é um item que faz parte da estratégia de branding. Inclusive é recomendado primeiro criar uma estratégia de branding para só então produzir um logo.
A diferença de valores existe por que o branding é um serviço que engloba a criação do logo e estratégia de comunicação.
7 tipos de logos
Cada tipo de logo tem suas diferenças e é muito importante conhecê-las para ter mais condições de argumentar com o profissional ou agência que for produzir seu logo.
1 - Logo em siglas
Como o próprio nome já diz, nesse formato de logo são utilizadas as iniciais do nome da empresa para compor uma sigla.
Esse tipo de logo é muito utilizado quando a empresa possui um nome muito longo ou composto de várias palavras.
Além disso, os logos em siglas trazem uma certa pessoalidade, visto que é muito comum as pessoas abreviarem seus nomes.
Existem vários exemplos famosos de logos em sigla como os da IBM, BBC, CNN, EA, hp e P&G.
Porém, é necessário um certo cuidado, porque a sigla formada poderá transmitir um significado que não representa o que a empresa faz, ou ainda ser motivo de piada.
Por isso é importante pesquisar com o público-alvo o que eles entendem ao observar a sigla que representará a empresa.
2 - Logo textual
Os logos textuais são formados apenas por textos, mas nem por isso podem ser considerados preguiçosos.
Nesses casos, o designer trabalha algum tipo de estilização no texto e algumas empresas até mesmo criam sua própria família tipográfica para garantir originalidade.
Empresas como Facebook, Google, Disney, Coca-Cola, Gillete e a Visa utilizam logos em formato textual.
A vantagem desse tipo de logo é que o nome da marca tende a se espalhar mais rápido, mas isso não significa que cuidados não devem ser tomados.
O problema desse formato é que se forem mal-feitos, existe uma boa chance de eles ficarem genéricos e não transmitirem adequadamente sobre o que se trata uma empresa.
E se um logo não consegue transmitir de imediato o que a uma empresa faz, então podemos afirmar que ele é falho.
3 - Logo com figura icônica
Os logos nesse formato possuem ilustrações icônicas baseadas em objetos ou seres vivos.
A palavra "icônico" se refere a uma representação visual mais próximo da realidade, sendo o total oposto do "abstrato".
Empresas como Twitter, Apple, WWF, Lacoste, Puma e a Playboy possuem logos com figuras icônicas.
No caso dessas empresas, é muito comum o uso dessas ilustrações sem o nome da marca, algo que não é muito recomendado para empreendedimentos de pequeno porte.
A escolha do desenho é algo que deve ser feito com muito cuidado, visto que ele deve representar de alguma forma a empresa.
Muitas pessoas acabam escolhendo o desenho de um animal ou objeto apenas por gostarem dele, o que pode trazer problemas.
4 - Logo com figura abstrata
No sentido oposto da linha icônica, os logos com figura abstrata possuem ilustrações que se distanciam da realidade.
Empresas como Nike, Audi, Adidas, Pepsi, LG e Mitsubishi possuem logos com figuras mais abstratas.
Assim como no caso dos logos com figuras icônicas, empresas famosas utilizam as figuras sem textos em suas ações e produtos.
O grande desafio na criação de um logo com figura abstrata é transmitir aquilo que a empresa é sem se apoiar muito em realismo.
Por exemplo, o logo abstrato da Audi transmitem o luxo de seus carros através dos seus aneis prateados.
5 - Logo com combinação de figura e texto
Esse tipo de logo é um dos mais utilizados por diversas empresas, visto que ele facilita a transmissão da mensagem através de texto e figura.
Por isso, esse formato é bastante recomendado para empresas de pequeno e médio porte, visto que ainda não possuem muita fama.
Empresas como Amazon, Master Card, Nasa, Toyota, Burguer King e o Airbnb combinam figuras e textos para compor seus logos.
Outra vantagem desse tipo de logo é que com a fama, as pessoas tendem a relacionar a figura com a empresa, o que em determinado momento permitirá o uso da figura sozinha.
6 - Logo com emblema
Emblemas são formas geométricas que lembram quadros e abrigam um determinado logo dentro de si.
Esse tipo de logo transmite sentimentos de confiança e tradição e por isso são muito utilizados.
IKEA, Ford, Harley Davidson, Warner Bros, BMW e UPS são apenas alguns exemplos de empresas que possuem logos com emblemas.
O problema desse tipo de logo é que existem muitas pessoas que criam logos genéricas desse tipo, então é importante pesquisar bem para não desenvolver mais do mesmo.
Alguns clubes de futebol estão trocando suas logos com emblemas por opções mais modernas, casos de Juventos, Goiás e Athletico Paranaense.
7 - Logos com mascotes
Mascotes são pessoas, animais ou objetos que são escolhidos para representarem a empresa de uma forma mais pessoal.
Utilizar um mascote no logo da empresa é algo bem raro, visto que na maior parte dos casos são elementos bem separados institucionalmente.
Empresas como KFC, Pringles, Monopoly, BIC, Quaker e Michelin utilizam mascotes aplicados aos seus logos.
O grande problema de logos com mascote é que as pessoas usam apenas por gostarem de uma determinada coisa, assim como no caso dos logos com figuras icônicas.
Além disso, nem todos os designers são exímios ilustradores, o que pode acabar gerando personagens sem vida e expressão.
Nesse caso, vale a pena procurar por ilustradores ou designers de personagens para a criação de logos com mascotes.
Conclusão - O tipo de logo faz diferença
Como você pode ver, escolher o tipo certo de logo faz muita diferença dentro do contexto da sua empresa.
Alguns tipos de logos são melhores para empresas grandes, porém não muito recomendados para pequenos empreendimentos.
Para aumentar ainda mais o alcance da sua empresa, também é muito importante investir em materiais de papelaria corporativa.
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Abaixo você confere nossa postagem como infográfico.