A área que busca entender quais são esses fatores de classificação é o SEO, que significa Search Engine Optimization, ou em bom português, Otimização para Mecanismos de Busca.
Empresas como o Google são muito úteis para as pessoas, porque a internet é um universo gigantesco. Então, nada melhor do que um site para encontrar outros, certo?
Porém, os mecanismos de busca lutam para que sites de baixa qualidade não estejam na primeira página de resultados. Você já deve ter entrado em um site lento, cheio de anúncios, links esquisitos e outras coisas estranhas.
Se um mecanismo de busca exibe um site ruim entre os primeiros colocados muitas vezes, a pessoa migrará de ferramenta e isso é prejudicial para o mecanismo, visto que eles ganham dinheiro com anúncios.
Como o Google é o líder do mercado de buscadores, vamos falar sobre os fatores que a empresa considera como importantes. Algumas pessoas dizem que existem mais de 200 fatores que o Google considera na hora de classificar sites para uma busca.
Apesar de o número ser alto, eles podem ser categorizados em 3 áreas: qualidade do conteúdo, boa experiência de usuário e quantidade de backlinks.
Os backlinks nada mais são que links em sites de terceiros que apontam para a sua loja virtual.
Vamos supor que você escreva um post genial em seu blog e um leitor decida referenciar esse post em seu site com um link. Parabéns, você conquistou um backlink!
Mas porque backlinks são tão importantes para o Google? Pense nos seguintes exemplos:
“Sérgio é um grande arquiteto que já deu entrevistas para revistas, já desenhou prédios para o centro de cidades importantes como Nova York e Chicago, e já foi premiado como arquiteto do ano pela associação brasileira de arquitetos.”
“João é um grande arquiteto... para os pais dele, pois o jovem acabou de se formar na faculdade.”
Analisando os dois exemplos, nós vemos o seguinte: Ambos foram citados como grandes arquitetos, mas Sérgio foi citado mais vezes e por pessoas mais especializadas em arquitetura do que João.
Da mesma forma funciona com os mecanismos de busca. Se você for relevante o suficiente para que outros sites “citem” a sua loja, o Google perceberá e te colocará nas melhores posições.
Outro ponto importante é a especialização desses sites do qual você recebe um link. Uma coisa é ser citado pelos próprios pais como um grande arquiteto e outra é receber um prêmio que diz isso.
Por isso não faz muito sentido, uma loja virtual de peças de computador ser citada em um site sobre receitas de bolo. Não que esse backlink seja algo ruim, mas ele é menos relevante que ser citado em um post no site TechTudo, por exemplo.
O que importa é ter muitos backlinks? Então “bora” fazer diversos sites de baixa qualidade que apontem para a minha loja virtual, ou ainda pagar por um pacote de backlinks. Não cometa esse erro.
Não é só a quantidade dos links que importam, mas também a qualidade deles. Se um site ruim colocou um link para a sua loja virtual, o Google entenderá que você está fazendo algo errado e te punirá na classificação de resultados.
Antes de partir para o que realmente importa, é importante ressaltar que links em comentários de blogs, fóruns e redes sociais, apesar de serem backlinks, não são levados em conta pelo Google.
Se você quiser que pessoas acessem o seu site através desse link, busque pelo menos deixar uma resposta que agregue real valor ao post.
E como conseguir muitos backlinks de qualidade para sua loja virtual?
A técnica para conseguir backlinks é chamada de Link Building, ou em nosso bom português, Construção de Links. Fazer Link Building é algo que dá trabalho, mas muito necessário se você quiser que a sua loja apareça bem no Google.
Crie um Blog
Se você acompanha nosso blog, então já deve conhecer a história dele. Quando começamos a escrever posts de blog para valer, nosso tráfego cresceu bastante e começamos a ser citados em blogs de E-commerce e Design.
Com um blog você consegue aumentar de forma natural a quantidade de backlinks. Imagine que um leitor do seu blog, faça um link no site dele que aponte para o seu post de blog. Isso conta como backlink.
Antes de botar a mão na massa, faça uma pesquisa com seus clientes para saber que tipo de conteúdo eles mais gostariam de ler. Existem diversos formatos como dicas, tutoriais, reviews, educacional, entre outros.
Um bom post de blog possui uma boa quantidade de texto (em nosso blog buscamos sempre escrever textos com pelo menos 1500 palavras), imagens ou vídeos, links que apontem para outros posts do seu blog e links que apontem para fora do seu site (backlinks).
Apenas tome cuidado para não colocar links para sites externos de baixa qualidade, pois isso afeta no posicionamento do post no Google.
Existem outras vantagens de se ter um blog além de conseguir naturalmente backlinks como conseguir aumentar o tráfego da sua loja, construir autoridade sobre seu mercado e atrair mais clientes.
Escreva Guest Posts
Um Guest Post nada mais é que um post de um blog que é escrito por um convidado. Para um blog sobreviver ele precisa de conteúdo e por isso é vantajoso convidar pessoas entendidas do assunto a escreverem posts.
A vantagem de escrever um post para outro blog, é que você pode inserir alguns links que apontam para a sua loja virtual, assim aumentando a quantidade de backlinks. Parece um trabalho danado para conseguir alguns links, não?
Mas os benefícios de escrever Guest Posts vão além de Link Building. Você terá a oportunidade de se apresentar para um novo público, ganhar um pouco mais de fama e autoridade e os links que você colocar nessa página, podem gerar acessos.
Antes de sair por ai escrevendo em qualquer blog, é importante pesquisar quais são os melhores blogs do seu mercado. Para fazer isso é importante saber qual é a nota DA (Domain Authority) do blog.
O DA, nada mais é que a nota atribuída pela MOZ, para avaliar a autoridade que um site possui. Sites com alto DA recebem muitos acessos e por isso são mais recomendados para Guest Posts.
Para descobrir o DA de um blog, utilize a ferramenta Site Checker. Se a nota DA for menor que 20, significa que não vale muito a pena investir nesse blog.
Caso você encontre blogs com mais de 20 de DA, entre em contato com o dono do blog e ofereça um guest post para ele. Blogs pessoais costumam ter maior aceite de Guest Post do que blogs de empresas.
Isso porque as empresas têm receio de permitir que uma pessoa que elas não conhecem escreva em seu blog. Isso não significa que elas não aceitam Guest Posts, mas existe uma necessidade maior de provar que você é especialista.
E por último, é óbvio que você não deve pedir para escrever no blog do seu principal concorrente, isso se ele aceitar o texto. Não que vocês não possam desenvolver uma parceria em algum projeto ou outro, mas Guest Post não é o formato mais recomendado para isso.
Escreva Posts Publicitários
Enquanto o Guest Post é um post de conteúdo mais educacional, os posts publicitários são voltados para que você divulgue produtos de sua loja. Esse tipo de post geralmente é pago, o que significa que você terá que desembolsar uma quantidade de dinheiro para escrevê-lo.
As mesmas dicas para Guest Post valem para Posts Publicitários, a vantagem é que você será bem mais direto em relação aos seus produtos, então a chance de gerar clientes através desse tipo de post são maiores.
Produza Infográficos
Já contei aqui no blog porque utilizamos infográficos. Os infográficos que produzimos aqui em nosso blog deixam nossos posts mais completos, atraem mais visitantes pelo nosso Pinterest, e ainda por cima aumentam nosso número de backlinks.
Existem duas formas de conseguir backlinks com seus infográficos e você pode utilizar ambas.
A primeira é implementar a funcionalidade “compartilhamento” em seus infográficos, assim facilitando o compartilhamento dos infográficos. Todos os infográficos da VR SYS Agência Digital possuem essa funcionalidade, basta clicar no infográfico, copiar o código e colar em seu site. No próprio código já tem um link que aponta para o nosso site.
Essa estratégia tem um ponto fraco, visto que o leitor pode apagar o link do código embed, assim não referenciando nosso site. Mas existe um jeito simples de resolver isso.
No Google Imagens é possível pesquisar pelo seu infográfico conforme a imagem abaixo:
Ao clicar no ícone da câmera, selecione uma das opções e pesquise pelo seu infográfico. Nos resultados, você consegue ver todos os sites que estão utilizando seus infográficos. Entre em cada resultado e verifique se estão linkando de volta para você. Caso não estejam, entre em contato com o dono do site e peça para ele que, por gentileza, coloque um link para seu conteúdo.
O ponto fraco dessa segunda estratégia é que o dono do site pode simplesmente te ignorar e manter a sua imagem no ar sem o link. Nesse caso você até pode entrar na justiça para tirar a sua imagem do site dele, mas é muita dor de cabeça para pouco retorno.
Por isso sempre coloque sua logo em seus infográficos, para que, pelo menos, os leitores vejam que foi você quem fez.
Produzir infográficos é difícil? Não com a ferramenta certa! Caso você não tenha domínio de ferramentas como Photoshop e Illustrator, existem diversas ferramentas muito fáceis para criar infográfico como o Canva, por exemplo.
Evite Backlinks Tóxicos
Essa é uma técnica mais avançada de SEO, e por isso deve ser feita com cuidado. Como já disse, backlinks podem ser uma benção ou maldição. Se sites de baixa qualidade estão linkando para sua loja virtual, é importante que você não fique parado.
Uma das ferramentas que você pode usar para descobrir backlinks tóxicos é o Backlink Audit Tool da SEMRush.
Insira o endereço da sua loja virtual no campo de busca e clique “Start Backlink Audit”. Em seguida a ferramenta irá te mostrar informações sobre todos os seus backlinks, inclusive os backlinks tóxicos.
Em seguida acesse a opção “Remove” para remover os backlinks de baixa qualidade. E pronto, você está livre de backlinks de baixa qualidade. Apenas lembrando que o SEMRush é uma ferramenta paga.
Conclusão
Link Building é trabalhoso, mas muito necessário para quem quiser sobreviver a competição acirrada no Google. Como lojista, você talvez não tenha tempo para criar um blog, escrever textos ou ainda produzir infográficos, por isso é interessante contratar um profissional ou freelancer para fazer isso por você.
Não entre de jeito nenhum em esquemas de compra de link, link farming ou quaisquer outras técnicas consideradas desonestas pelo Google. Sua loja será penalizada e isso afetará seu tráfego.
Experiência do usuário é importante. Se a sua loja virtual for muito lenta, antiga ou cheia de anúncios e erros, as pessoas dificilmente citarão sua loja em seus sites.
Abaixo você confere nossa postagem como infográfico.