Quando você efetua uma compra, um e-mail de confirmação é enviado para sua caixa de entrada, ou ainda quando você abandona um carrinho e logo chega um e-mail pedindo para que você finalize a compra.

Esse tipo de e-mail faz parte de uma estratégia maior conhecida como automação de marketing.

Esses e-mails automatizados são uma mão na roda. Já imaginou ter que enviar um e-mail toda vez que um cliente fizer uma compra?

Dependendo do tamanho da loja, seria necessário contratar um funcionário apenas para essa função!

Por isso as ferramentas de automação de Marketing, como o Mailchimp, são tão importantes. Elas agilizam e automatizam um trabalho que seria árduo se fosse feito a mão.

Conhecendo o Mailchimp

O Mailchimp é a maior ferramenta de automação de marketing via e-mails do mundo.

A principal razão para isso é que o Mailchimp oferece uma versão gratuita com até 2 mil contatos e 12 mil e-mails mensais!

Por causa dessa possibilidade tentadora, o Mailchimp cresceu muito nos últimos anos e se tornou o King Kong das plataformas de automação de marketing.

guia de automacao de e mails para lojas virtuais com mailchimp imagem king chimp

Brincadeiras a parte, o Mailchimp permite a criação de diversos tipos de campanha de e-mail, formulários, landing pages e claro automação de marketing para lojas virtuais.

O ponto fraco do Mailchimp é que o site não está disponível em português, o que pode desanimar algumas pessoas.

Caso você nunca tenha utilizado o Mailchimp, recomendamos a leitura do nosso guia básico para Mailchimp antes de continuar lendo este post.

Nele você aprenderá o feijão com arroz da ferramenta e estará mais preparado para aplicar o que será ensinado nesse post.

Integrando o Mailchimp com sua plataforma de loja virtual

O Mailchimp é uma ferramenta muito completa, oferecendo diversas opções de automação que facilitarão sua vida.

Para criar uma campanha de e-mail, é necessário que antes você crie uma “audience” ou “audiência” em português.

Para isso você precisa integrar sua loja virtual com o Mailchimp, para que assim todos aqueles que estiverem cadastrados recebam seus e-mails.

Após criar sua conta no Mailchimp, faça o caminho conforme a imagem abaixo, acessando o menu Account > Integrations > Get Started.

guia de automacao de e mails para lojas virtuais com mailchimp imagem integracao

Nessa página você deverá escolher a sua plataforma de loja virtual. Se ela estiver na lista, basta selecioná-la e então clicar no botão “connect” e fazer o procedimento seguinte de acordo com a plataforma utilizada.

Caso a sua plataforma não esteja na lista, é possível fazer integração através de API, porém para isso recomendamos contratar um profissional ou empresa especializada em desenvolvimento web.

Atualmente essas são as plataformas de loja virtual da lista:

Assim que o Mailchimp estiver integrado a plataforma, é possível criar as campanhas automatizadas para loja virtual. Vamos conhecê-las agora.

Possibilidades de automação para lojas virtuais do Mailchimp

Acesse o menu campaign e clique em “create campaign” para abrir o pop-up e depois selecione as opções e-mail > automated > ecommerce.

guia de automacao de e mails para lojas virtuais com mailchimp imagem possibilidades

Thank first time customers

Essa opção permite que você configure um e-mail que será enviado como uma forma de agradecer pela primeira compra em sua loja virtual.

Desse modo, você estreita as relações com o seu cliente e pode aproveitar para se apresentar e falar um pouco mais sobre a sua empresa.

Uma opção simples, mas que faz toda a diferença para a relação entre sua loja virtual e os consumidores.

Reward your best costumers

Com essa opção é possível criar um e-mail com ofertas secretas e especiais para consumidores assíduos de sua loja virtual.

Uma ótima estratégia para que você continue convertendo essas pessoas, assim mantendo um fluxo de caixa.

Lembre-se sempre: é muito mais fácil e barato manter um cliente atual do que conquistar novos.

Retarget sites visitors

Essa opção permite que você configure um e-mail que será enviado quando um usuário do cadastro acessar a página de um determinado produto de sua loja virtual.

Como a internet oferece muita informação, as pessoas se esquecem de forma rápida do que foi visto e por isso um e-mail para relembrá-las é uma ótima estratégia.

Para atingir o máximo potencial dessa estratégia, é interessante investir em retargeting de anúncios também.

Assim as chances do seu produto visualizado ser esquecido serão ainda menores.

Turn on abandoned cart email

Você sabia que em 82% das compras online o “carrinho” é abandonado? São números assustadores se você parar para pensar.

Uma das formas de reduzir esse mal é enviando um e-mail para relembrar as pessoas cadastradas que elas não finalizaram a compra.

Essa é uma das possibilidades de automação mais importantes, visto que o cliente chegou tão perto de efetuar uma compra e por algum motivo não o fez.

Confira também nosso post sobre como reduzir carrinhos abandonados em sua loja virtual!

Enable orders notifications

https://mailchimp.com/

Com essa opção é possível notificar seus clientes cadastrados sobre o andamento da compra e do processo logístico, tudo isso de modo automático.
Dessa forma você mantém o cliente informado e seguro, gerando assim confiança para que ele faça mais compras no futuro.

Follow up on purchases

Essa opção permite que você configure um e-mail que será enviado algum tempo após a compra pedindo por uma avaliação do produto.

Nos dias de hoje com tantas opções, a prova social é muito importante para que as pessoas confiem em você e as avaliações positivas são essenciais para isso.

Assim como na opção anterior, é interessante recomendar alguns produtos relacionados para essa pessoa e assim gerar mais vendas.

Win back collapsed costumers

É muito comum que um cliente deixe de comprar por algum tempo na loja virtual, ainda mais se os produtos dessa loja forem de alto valor.

Essa opção permite a configuração de um e-mail que será enviado para pessoas que já estão há algum tempo sem comprar na sua loja virtual.

Dessa forma você tem a chance de despertar um contato adormecido e fechar mais vendas.

Outras possibilidades de automação

Apesar de não serem voltados para loja virtual, algumas possibilidades merecem menção nesse post:

E-mail your tagged contacts - com essa opção você poderá configurar um e-mail para ser enviado toda vez que uma “tag”, ou etiqueta em português for adicionada a um contato.

Audience added date – essa opção permite a configuração de um e-mail que será enviado de acordo com a data em que um usuário se cadastrou em sua loja virtual.

Say happy birthday – mande um feliz aniversário para seus clientes e ainda os presenteie com algum desconto nesse dia especial.

Recurring date – Caso você trabalhe com algum produto de assinatura recorrente, essa opção torna possível o envio de um e-mail para relembrar as pessoas a renovarem o contrato.

Share blog updates – Compartilhe as últimas novidades e conteúdos do seu blog. Toda vez que um post sair, as pessoas receberão o seu e-mail de modo automático.

Dicas para fazer e-mails de resultado no Mailchimp

Se existe uma coisa que irrita as pessoas são e-mails mal produzidos. Não adianta muito utilizar todas as possibilidades do Mailchimp para sua loja virtual se seus e-mails são ruins.

Por isso daremos algumas dicas para que você possa criar e-mails que não sejam esquecidos ou ignorados na caixa de mensagem.

#1 Escreva um bom assunto e descrição

Quando seu e-mail chega na caixa de mensagem de uma pessoa, as únicas coisas que elas verão é o assunto e uma breve descrição do e-mail.

Ou seja, caso seu assunto e descrição não sejam interessantes ou tentadores, existe boa probabilidade do seu e-mail ser ignorado.

Por isso invista um tempo na criação deles. Veja algumas dicas para escrever assuntos e descrições matadoras:

Seja curto e simples – O ideal é que o assunto do seu e-mail tenha entre 3 a 6 palavras para que as pessoas entendam do que se trata apenas com essa leitura.

Insira números – Você pode mostrar números no assunto como porcentagem de descontos ou listas como por exemplo “5 dicas para roupas de inverno”.

Utilize a curiosidade – Utilizar perguntas ou afirmações que ativam a curiosidade nas pessoas é uma ótima estratégia. Apenas lembre-se: se você prometeu algo no assunto, terá que cumprir.

Utilize a urgência – Se tem uma coisa que as pessoas têm medo é de ficarem de fora de algo que importa para elas. Por isso utilizar artifícios como “só até hoje” ou “está acabando” é uma ótima estratégia para abertura de e-mails

Evite clichês – Palavras como “abra”, “clique”, “leia”, “baixe” “download” devem ser evitadas porque além de soarem como vírus, existem maiores chances do servidor classificá-las como SPAM.

Descreva o conteúdo – A descrição do e-mail logo abaixo do assunto serve para que você resuma sobre o que é o e-mail e assim criar mais confiança para a abertura.

Mantenha seus e-mails curtos e leves

Se o seu e-mail for muito longo existem chances de as pessoas abandonarem a leitura antes do fim.

Por isso é importante que ele seja curto, com no máximo 4 parágrafos de texto. Confira outras dicas para escrever o corpo dos e-mails.

Escreva parágrafos curtos – Muitas pessoas abrem seus e-mails em smartphones, onde os parágrafos são maiores por causa da tela. Por isso é importante escrever parágrafos curtos para evitar grandes blocos de texto no mobile

Evite palavras com mais de 3 sílabas – Essa dica complementa a primeira. Palavras grandes ocupam muito espaço no parágrafo e devem ser substituídas por sinônimos menores.

Utilize poucas imagens – Imagens são uma ótima forma de personalizar seu e-mail e gerar vendas. Porém é importante tomar cuidado com o peso do e-mail, por isso busque utilizar poucas imagens e as otimize-as em sites como o squoosh.app.

Evite utilizar apenas imagens – Os servidores de e-mail permitem que as pessoas vejam o conteúdo sem imagens. Isso significa que você utilizar apenas imagens em seu e-mail, existem boas chances do e-mail chegar “vazio” para as pessoas.

Evite clichês – Diferente do assunto do e-mail, no corpo até é possível utilizar alguns clichês, mas o exagero no uso dessas palavras pode levar seu e-mail para a caixa de spam.

Utilize poucos links – Quanto mais links seu e-mail tiver, mais o servidor o entenderá como promocional, o que o colocará na aba de promoções. Por isso evite o exagero de links em e-mails não-promocionais.

Conclusão

Automatizar processos é muito importante para otimizar o tempo, que no caso da maioria dos lojistas é apertado.

O Mailchimp é uma ferramenta com grandes possibilidades de automação para loja virtual e possui um plano gratuito com vantagens que valem a pena.

Porém, apenas a automação não traz resultados! É importante escrever e-mails de qualidade para que as taxas de conversão sejam maiores.

Abaixo você confere nossa postagem como infográfico.

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