Dessa forma, a empresa contratada, geralmente fica responsável pelos backups, segurança e atualizações de conteúdo.

Mas esse serviço é realmente necessário? Será que vale mesmo a pena investir em um contrato de manutenção de sites?

No geral, as pessoas não gostam da palavra manutenção, visto que ela indica uma situação onde desembolsar dinheiro será necessário.

Seja uma manutenção de automóvel antes das férias, ou a manutenção de um eletrodoméstico que estragou, em ambos os casos é necessário pagar pelo serviço.

E para sites e lojas virtuais a lógica é a mesma. Se algo dá errado é necessário investir um valor para que um especialista resolva o problema.

Quem é empreendedor sabe a importância de reduzir custos e investir de modo inteligente nos dias de hoje.

Por isso criamos esse post para explicar o que é o serviço de manutenção de sites!

Desse modo, você poderá decidir com mais clareza se vale ou não a pena contratar uma empresa ou especialista para fazer manutenções em seu site.

Os dois tipos de Manutenções de Sites

Existem dois tipos de manutenções de sites: as corretivas e as preventivas.

Como o próprio nome sugere, uma manutenção corretiva tem como objetivo corrigir um erro que ocorreu.

Já a manutenção preventiva tem como objetivo se prevenir de futuros erros, evitando assim manutenções corretivas.

No geral, a manutenção preventiva de um site é ofertada através de um contrato mensal com uma agência ou profissional da área.

Já as manutenções corretivas podem ser ofertadas dentro de um contrato único, ou seja, feito apenas para resolver problemas pontuais.

Problemas comuns em sites e lojas virtuais

1- Conteúdo desatualizado

Pode não parecer grave, mas conteúdo desatualizado em seu site pode ser algo ruim para o Branding da sua empresa.

Imagine encontrar uma loja através de um site, anotar o endereço e ao chegar lá descobrir que a loja não está mais naquele local.

Ou ainda, acessar o blog de uma empresa e ver que o último conteúdo publicado é de 2012.

Esse tipo de coisa afeta a reputação da empresa pois transmite desleixo para as pessoas que acessam o site.

2- Tecnologias desatualizadas

Todos os sites utilizam CMS, módulos e linguagens de programação que com o tempo podem ficar desatualizados.

Tecnologias desatualizadas podem gerar problemas de otimização para os mecanismos de buscas e de visualização em navegadores mais recentes.

O problema mais grave é em relação a segurança. Utilizar uma versão desatualizada de uma tecnologia abre brechas para que hackers invadam seu site.

Com isso, o criminoso pode usar dados seus e de clientes para benefício próprio, ou ainda tentar te extorquir.

3- Site ou páginas fora do ar

Um site fora do ar pode ser um problemão para quem tem na internet seu principal canal de vendas.

Um site ou página pode ficar fora do ar por diversos motivos como instabilidade do servidor, limitações da hospedagem e exclusão de páginas no CMS.

Erros fatais de programação podem tirar um site do ar, por isso nossa recomendação é que você somente faça esse tipo de manutenção se for um especialista nisso.

Um erro muito comum em páginas de sites é o famoso 404, que indica que uma página não existem mais. Esse erro também pode ocorrer com imagens.

4- Links quebrados

Através de um link, você pode acessar uma página na internet e também inserir esse link em suas páginas, posts de blog, etc.

E o que acontece quando o dono desse link exclui a página? Basicamente, esse link levará a pessoa para uma página 404.

Nesse caso é importante excluir ou trocar esses links quebrados para que as pessoas não acabem em uma página de erro em outros sites.

5- Site ou páginas lentas

Ter um site rápido é algo que agrada as pessoas, e não a toa que o Google considera a velocidade do site como um fator de ranqueamento.

Sites e páginas lentas podem ser ocasionados por uma hospedagem ruim, mídias muito pesadas (imagens,vídeos, gifs) e falta de otimização dos códigos do site.

Através do Google Pagespeed é possível descobrir a performance de uma página do seu site e diagnosticar problemas.

6- Ataques de hackers e vírus

A internet nos aproximou de muitas coisas e também de tantas outras ruins. Uma delas são os cibercriminosos, que tentam por "n" motivos levar vantagem através de ações ilegais.

No caso de um site, uma brecha pode ser fatal para a invasão de um hacker, por isso é importante investir em segurança.

Esses criminosos também criam vírus maliciosos e praticam ataques DDos, visando deixar um site fora do ar de modo temporário.

A falta do certificado SSL também é algo que compromete a segurança. Sem esse certificado, os dados de seus clientes podem ser roubados por criminosos.

7- Falta de otimizações SEO

O SEO é o campo do Marketing que tem como objetivo colocar um site nas primeiras posições das pesquisas em mecanismos de buscas como o Google.

Um site sem essas otimizações terá menos chances de ser encontrado nas pesquisas, reduzindo a taxa de tráfego e consequentemente o número de vendas.

Segundo dados da Protofuse, apenas 10% das pesquisas no Google terminam na segunda página de resultados. E a tendência é que essa taxa reduza cada vez mais.

Entre as atividades de SEO estão a otimização de imagens, conteúdo, palavras-chaves e do código de seu site.

Atividades de um serviço de manutenção de sites

Conheça agora algumas das rotinas mais comuns das empresas que oferecem esse serviço.

Atualizações e manutenções

Como já dito no texto, problemas são passíveis de acontecer e ter uma empresa especializada que faça a manutenção do site agiliza a correção.

Além de resolver problemas, a empresa também fará a atualização de materiais como banners, páginas, textos e imagens sempre que necessário.

Monitoramento de problemas

A agência de manutenção não é apenas uma empresa que recebe sua demanda e faz as manutenções, mas também faz o monitoramento do seu site.

Caso a agência perceba algum problema no site, irá notificá-lo e depois efetuará a correção.

Rotinas de SEO

Os fatores de SEO podem mudar bastante com o tempo e é muito importante que o site de sua empresa esteja sempre atualizado para posicionar bem.

Por isso, as empresas que prestam esse serviço sempre estão atualizadas no assunto e fazem as otimizações quando necessário.

Resposta rápida em caso de invasões

Se ocorrer do seu site ser invadido por hackers, a empresa de manutenção será notificada e poderá tomar providências de modo ágil. Uma das providências mais comuns e ágeis é a restauração de backup.

Apesar de a agência não poder fazer muita coisa para descobrir quem foi o invasor, todas as medidas de segurança serão tomadas para que não ocorra novamente.

Rotina de backups

A rotina de backups garante uma cópia arquivos de seu site, que podem ser utilizados em casos de erros fatais, evitando assim a perda total do site.

Além disso, o backup pode ser utilizado para restaurar uma versão anterior do site, o que pode ser vantajoso na hora de corrigir um erro.

Elo entre você e outras empresas

Entrar em contato com o suporte de uma empresa de hospedagem, CMS ou desenvolvedora de módulos pode ser uma dor de cabeça.

Nesse caso, a empresa contratada faz o elo entre você e essas empresas, buscando o suporte para resolver problemas causados por falhas nas tecnologias.

Vale a pena investir em um contrato de manutenção de sites?

Veja agora os pontos positivos e negativos de contratar um serviço de manutenção de sites.

Pontos positivos

Mais segurança para o seu site

A maior parte dos problemas listados antes podem ser resolvidos com manutenções corretivas e evitados com manutenções preventivas.

Isso significa que esses problemas serão menos frequentes. E mesmo que ocorram, a empresa dará atenção total para que o problema seja resolvido.

Não precisa se especializar

Se você não é um especialista na área de programação ou web, então o serviço de manutenção de sites é muito recomendado.

Como você pode ver, os problemas que um site podem apresentar exigem conhecimentos específicos de diversas áreas.

A boa notícia é que uma agência digital possui profissionais especializados, o que faz com que você não precise correr atrás de estudo.

Mais tempo para sua empresa

Ter que parar o que você está fazendo para diagnosticar o erro, estudar uma solução e implementá-la é algo que leva muito tempo.

Por isso, contar com uma empresa que faça isso por você é uma mão na roda para manter seu site saudável e poder se concentrar no sucesso do seu negócio.

Mais performance para seu site

O serviço de manutenção de sites não é apenas sobre corrigir problemas, mas fazer com que seu site tenha boa performance nos mecanismos de buscas.

Para isso, busque empresas da área de web que tenham vivência com otimizações SEO.

Ponto negativo

Contratos com mensalidades

Os contratos de manutenção de sites geralmente são feitos através de um custo mensal, o que pode desanimar algumas pessoas.

Nesse caso é importante analisar se o seu site necessita de manutenções todos os meses.

Caso não precise, você ainda pode contratar o serviço de manutenção apenas quando precisar, sem a necessidade de mensalidades.

Porém, nesse caso a agência sempre priorizará clientes que possuem o contrato mensal.

O que analisar em uma agência na hora de contratar a manutenção de site?

O principal ponto a se analisar se uma empresa tem condições de cuidar do site da sua empresa é observar o próprio site dela.

Você confiaria em um dentista que possui dentes visivelmente mal-cuidados? A lógica para manutenção de sites é a mesma.

Outro importante ponto é analisar se a empresa possui expertise no CMS que seu site foi construído.

Não adianta contratar uma empresa especialista em sites Wordpress, se você possui uma loja virtual na plataforma Prestashop, por exemplo.

Além disso, recomendamos observar se essa empresa possui reclamações de clientes nas redes sociais e sites de avaliações.

Manutenção de sites VS Criação de sites

Dependendo do estado do seu site, uma manutenção no site não será suficiente para fazer com que ele tenha um bom resultado.

Por exemplo, a partir de 2016 o Google sinalizou que priorizará nos resultados de buscas os sites que se adaptam as telas de smartphones e tablets.

Nesse caso, será necessário implementar a responsividade, algo que vai muito além de uma manutenção.

Com o passar do tempo, o senso estético das pessoas mudam, e com isso algo que hoje é esteticamente agradável pode não ser no futuro.

Se você possui um site com visual antigo o ideal é criar um site novo para se adequar às novas tendências visuais.

Além disso, é importante ficar atento as tecnologias emergentes, visto que elas poderão se tornar populares e fazer com que as atuais fiquem obsoletas.

Conclusão

Se prevenir de problemas envolvendo seu site é muito importante para não perder dinheiro e por isso um serviço de manutenção de sites é tão importante.

Além disso, atualizar conteúdos e otimizar o SEO faz com que o tráfego do seu site e o engajamento de clientes cresça.

Nós da VR SYS Agência Digital somos especialistas na criação e manutenção de sites e lojas virtuais profissionais.

Precisa de alguém para cuidar do seu espaço digital? Entre em contato conosco agora mesmo!

 Abaixo você confere nossa postagem como infográfico.